Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3348 |
Resumo: | O artigo aborda a importância do desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas, previstas em material didático, com competente mediação pedagógica docente, e relata uma experiência de grupo de alunos localizados em diferentes cidades brasileiras, na elaboração de um trabalho em grupo cooperativo, para a produção de material didático, realizada na disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ofertada no Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Unopar e Universidade Federal do Ceará. A intensa utilização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação ”“ TIC está possibilitando que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja contemplada mais constantemente nos processos educacionais, oferecendo, assim, um suporte cada vez mais seguro e amigável para o desenvolvimento de atividades em que alunos e docentes cooperem entre si, sem limitações de distâncias temporais e geográficas. |
id |
UNB-32_b66e089e0f41fa32b83a1e38cc03a8d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3348 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimentoCooperação;Mediação;Material didático;Educação a distânciaO artigo aborda a importância do desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas, previstas em material didático, com competente mediação pedagógica docente, e relata uma experiência de grupo de alunos localizados em diferentes cidades brasileiras, na elaboração de um trabalho em grupo cooperativo, para a produção de material didático, realizada na disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ofertada no Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Unopar e Universidade Federal do Ceará. A intensa utilização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação ”“ TIC está possibilitando que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja contemplada mais constantemente nos processos educacionais, oferecendo, assim, um suporte cada vez mais seguro e amigável para o desenvolvimento de atividades em que alunos e docentes cooperem entre si, sem limitações de distâncias temporais e geográficas.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/334810.26512/lc.v13i24.3348Linhas Críticas; Vol. 13 No. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 103-114Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 103-114Linhas Críticas; v. 13 n. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 103-1141981-04311516-489610.26512/lc.v13i24reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3348/3034Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Elisa Maria deCruz, Vilma Aparecida Gimenes da2022-09-09T16:01:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3348Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:01:20Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento |
title |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento |
spellingShingle |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento Assis, Elisa Maria de Cooperação; Mediação; Material didático; Educação a distância |
title_short |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento |
title_full |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento |
title_fullStr |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento |
title_sort |
Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento |
author |
Assis, Elisa Maria de |
author_facet |
Assis, Elisa Maria de Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Elisa Maria de Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação; Mediação; Material didático; Educação a distância |
topic |
Cooperação; Mediação; Material didático; Educação a distância |
description |
O artigo aborda a importância do desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas, previstas em material didático, com competente mediação pedagógica docente, e relata uma experiência de grupo de alunos localizados em diferentes cidades brasileiras, na elaboração de um trabalho em grupo cooperativo, para a produção de material didático, realizada na disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ofertada no Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Unopar e Universidade Federal do Ceará. A intensa utilização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação ”“ TIC está possibilitando que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja contemplada mais constantemente nos processos educacionais, oferecendo, assim, um suporte cada vez mais seguro e amigável para o desenvolvimento de atividades em que alunos e docentes cooperem entre si, sem limitações de distâncias temporais e geográficas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3348 10.26512/lc.v13i24.3348 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3348 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v13i24.3348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3348/3034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 13 No. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 103-114 Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 103-114 Linhas Críticas; v. 13 n. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 103-114 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v13i24 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285345787904 |