Pedagogia e diretrizes curriculares: polêmicas e controvérsias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Márcia Ângela da Silva
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Melo, Márcia Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3219
Resumo: O artigo aborda a problemática das diretrizes e orientações curriculares do curso de pedagogia, considerando o contexto sócioeducacional brasileiro e o debate na área. Focaliza, especialmente, as polêmicas em torno do Projeto de Resolução do Conselho Nacional de Educação ”“ CNE (2005), que institui as diretrizes curriculares do curso de pedagogia, cotejando as diferentes concepções de pedagogia e de docência que delimitam o perfil desse curso. Com base nas formulações conceituais e teóricas de estudiosos da temática e nas contribuições da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação ”“ Anfope, demonstra ser possível a efetivação de uma estrutura curricular única para o curso de pedagogia (licenciatura e bacharelado), que supere a lógica fragmentada expressa especialmente pela dicotomia entre a concepção/execução da ação educativa e da ação docente. Aponta que a dificuldade institucional de materializar um currículo do curso de pedagogia que considere a complexidade de seu paradigma reside mais em questões institucionais internas que da impossibilidade epistemológica de concretizar tal estrutura curricular.
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