A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo. |
id |
UNB-32_cfeff335cc06d82adc008dd81d8533ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3284 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismoPsicologia e formação continuada de professores;Relação teoria e prática;Abordagem sociocultural construtivistaEste estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/328410.26512/lc.v12i22.3284Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108Linhas Críticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-1081981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284/2967Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaposo, Mírian2022-09-09T15:48:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3284Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:48:16Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo |
title |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo |
spellingShingle |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo Raposo, Mírian Psicologia e formação continuada de professores; Relação teoria e prática; Abordagem sociocultural construtivista |
title_short |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo |
title_full |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo |
title_fullStr |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo |
title_full_unstemmed |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo |
title_sort |
A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo |
author |
Raposo, Mírian |
author_facet |
Raposo, Mírian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Mírian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia e formação continuada de professores; Relação teoria e prática; Abordagem sociocultural construtivista |
topic |
Psicologia e formação continuada de professores; Relação teoria e prática; Abordagem sociocultural construtivista |
description |
Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284 10.26512/lc.v12i22.3284 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v12i22.3284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284/2967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108 Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108 Linhas Críticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v12i22 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285316427776 |