A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Mírian
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284
Resumo: Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.
id UNB-32_cfeff335cc06d82adc008dd81d8533ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3284
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismoPsicologia e formação continuada de professores;Relação teoria e prática;Abordagem sociocultural construtivistaEste estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/328410.26512/lc.v12i22.3284Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-1081981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284/2967Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaposo, Mírian2022-09-09T15:48:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3284Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:48:16Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
title A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
spellingShingle A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
Raposo, Mírian
Psicologia e formação continuada de professores;
Relação teoria e prática;
Abordagem sociocultural construtivista
title_short A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
title_full A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
title_fullStr A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
title_full_unstemmed A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
title_sort A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
author Raposo, Mírian
author_facet Raposo, Mírian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Mírian
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia e formação continuada de professores;
Relação teoria e prática;
Abordagem sociocultural construtivista
topic Psicologia e formação continuada de professores;
Relação teoria e prática;
Abordagem sociocultural construtivista
description Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284
10.26512/lc.v12i22.3284
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i22.3284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3284/2967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 91-108
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i22
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285316427776