Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664
Resumo: O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.
id UNB-32_d8ac3d287bb33c53a0e16c8976e78bd4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47664
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher trainingBiografización/heterobiografización: elaboración memorial de un personaje auto(hetero)biográfico en la formación docenteBiografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docentePesquisa narrativaMemorial auto(hetero)biográficoFormação de educadoresNarrative-researchAutobiographical memorialFormación de educadoresInvestigación-narrativaMemorial auto(hetero)biográficoFormación de educadoresO artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2023-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4766410.26512/lc29202347664Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e47664Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e47664Linhas Crí­ticas; v. 29 (2023); e476641981-04311516-489610.26512/lc.v29ireponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporenghttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38270https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38272https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38271https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38273Copyright (c) 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbrahão, Maria Helena Menna Barreto2024-01-08T18:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47664Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2024-01-08T18:37:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
Biografización/heterobiografización: elaboración memorial de un personaje auto(hetero)biográfico en la formación docente
Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente
title Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
spellingShingle Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Pesquisa narrativa
Memorial auto(hetero)biográfico
Formação de educadores
Narrative-research
Autobiographical memorial
Formación de educadores
Investigación-narrativa
Memorial auto(hetero)biográfico
Formación de educadores
title_short Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
title_full Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
title_fullStr Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
title_full_unstemmed Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
title_sort Biographization/heterobiographisation: memorial elaboration of an auto(hetero)biographical character in teacher training
author Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
author_facet Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa narrativa
Memorial auto(hetero)biográfico
Formação de educadores
Narrative-research
Autobiographical memorial
Formación de educadores
Investigación-narrativa
Memorial auto(hetero)biográfico
Formación de educadores
topic Pesquisa narrativa
Memorial auto(hetero)biográfico
Formação de educadores
Narrative-research
Autobiographical memorial
Formación de educadores
Investigación-narrativa
Memorial auto(hetero)biográfico
Formación de educadores
description O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664
10.26512/lc29202347664
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664
identifier_str_mv 10.26512/lc29202347664
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38270
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38272
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38271
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/47664/38273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e47664
Linhas Críticas; Vol. 29 (2023); e47664
Linhas Crí­ticas; v. 29 (2023); e47664
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v29i
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309289040969728