Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lang, Nguyen Thuong
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5070
Resumo: The article presents the changes that have taken place in the paradigm of professional education policy in Vietnam during the process of shifting from a highly centralized economy to a market economy oriented towards socialism in the midst of proactive international integration. Using the evidence-based method and the historical approach to the process demonstrates how the policy structuring phases occurred: 1981-1999, 2000-2015 and beyond 2016. The professional education policies of Vietnam have a clear objective to meet the state's plan and the needs of the labor market.
id UNB-32_dc39781d5940d9e111efd0ba96dae60d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5070
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacionalEducaçãoEducação profissionalMercado de trabalhoLa educaciónLa formación profesionalMercado de trabajoEducationVocational educationLabor marketThe article presents the changes that have taken place in the paradigm of professional education policy in Vietnam during the process of shifting from a highly centralized economy to a market economy oriented towards socialism in the midst of proactive international integration. Using the evidence-based method and the historical approach to the process demonstrates how the policy structuring phases occurred: 1981-1999, 2000-2015 and beyond 2016. The professional education policies of Vietnam have a clear objective to meet the state's plan and the needs of the labor market.El artículo presenta los cambios en el paradigma de la política educativa en Vietnam durante el proceso de pasar de una economía planificada altamente centralizada a una economía de mercado al socialismo en medio de una integración internacional proactiva. Al utilizar el metodologia basado en la evidencia y el enfoque histórico del proceso, se muestra como ocurrió fases de estructuración de la política: 1981-1999, 2000-2015 y desde 2016. Las políticas de educación profesional de Vietnam, tiene claro objetivo para cumplir con el plan del estado y las necesidades del mercado laboral.L'article présente les changements dans le paradigme de la politique de l'éducation au Vietnam au cours du processus de passage d'une économie planifiée hautement centralisée à une économie orientée vers le marché vers le socialisme au milieu d'une intégration internationale proactive. En utilisant la méthode basée sur des preuves et l'approche historique du processus, il est affiché comme produit phases de la politique de structuration: 1981-1999, 2000-2015 et aprés 2016. Les politiques de formation professionnelle du Vietnam, a pour objectif clair pour répondre au plan de l'état et les besoins du marché du travail.O artigo apresenta as mudanças ocorridas no paradigma da política de educação profissional do Vietnã durante o processo de mudança de uma economia altamente centralizada para uma economia de mercado orientada para o socialismo em meio a uma proativa integração internacional. Ao usar a metodologia baseada em evidências e a abordagem histórica do processo, demonstra-se como ocorreram as fases de estruturação da política: 1981-1999, 2000-2015 e a partir de 2016. As políticas de educação profissional do Vietnã têm claro objetivo de atender ao plano do Estado e às necessidades do mercado de trabalho.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2017-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/507010.26512/lc.v23i50.5070Linhas Críticas; Vol. 23 No. 50 (2017); 197-217Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 50 (2017); 197-217Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 50 (2017); 197-2171981-04311516-489610.26512/lc.v23i50reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5070/4596Copyright (c) 2017 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLang, Nguyen Thuong2021-09-21T23:33:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5070Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-21T23:33:29Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional
title Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional
spellingShingle Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional
Lang, Nguyen Thuong
Educação
Educação profissional
Mercado de trabalho
La educación
La formación profesional
Mercado de trabajo
Education
Vocational education
Labor market
title_short Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional
title_full Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional
title_fullStr Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional
title_full_unstemmed Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional
title_sort Política de educação profissional no Vietnã: ofertas formativas sob a vigência da integração internacional
author Lang, Nguyen Thuong
author_facet Lang, Nguyen Thuong
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lang, Nguyen Thuong
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação profissional
Mercado de trabalho
La educación
La formación profesional
Mercado de trabajo
Education
Vocational education
Labor market
topic Educação
Educação profissional
Mercado de trabalho
La educación
La formación profesional
Mercado de trabajo
Education
Vocational education
Labor market
description The article presents the changes that have taken place in the paradigm of professional education policy in Vietnam during the process of shifting from a highly centralized economy to a market economy oriented towards socialism in the midst of proactive international integration. Using the evidence-based method and the historical approach to the process demonstrates how the policy structuring phases occurred: 1981-1999, 2000-2015 and beyond 2016. The professional education policies of Vietnam have a clear objective to meet the state's plan and the needs of the labor market.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5070
10.26512/lc.v23i50.5070
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5070
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i50.5070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5070/4596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 50 (2017); 197-217
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 50 (2017); 197-217
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 50 (2017); 197-217
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i50
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309286857834496