A saúde na dimensão política da educação: subsídios da concepção de poder e direito de Hanna Arendt
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3412 |
Resumo: | Este artigo focaliza a importância da dimensão política da educação para a compreensão da saúde como direito fundamental da vida cidadã e parte essencial da dignidade humana. Enfatizam-se, portanto, os direitos públicos fundamentais, com atenção à saúde, discutindo-se a necessidade de garanti-los e a relevância da conscientização, como processo educativo, em favor da mobilização política da sociedade. Nessa perspectiva, recorre-se à concepção de poder e direito de Hannah Arendt, destacando-se os seus subsídios ao processo de conscientização, necessário ao entendimento da saúde como valor e direito públicos e, portanto, como compromisso político dos governos e uma das condições de sua legitimidade. |
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