Attachments and Body Image:: An Exploratory Model

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Raquel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mena Matos, Paula, Costa, Maria Emília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17534
Resumo: The present study explored the differential effects of the principal development contexts (attachment to parents and peers) on the way in which adolescents experience their bodies. Six hundred and ninety adolescents and young adults (242 male and 448 female) participated in this study, with ages varying between 15 and 23 years (M = 17,8 and SD= 2,00). The results of the prediction model revealed that gender and romantic attachment were the variables that showed the strongest effect on the variation in body image. A mediation effect was observed among attachment to parents and body image through romantic and friendship relationships. The results highlight the need of understanding body experience in an interpersonal context.
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spelling Attachments and Body Image:: An Exploratory ModelAs Relações de Vinculação e a Imagem Corporal:: Exploração de um ModeloImagem corporalVinculaçãoAdolescênciaModelo preditivoBody imageAttachmentAdolescencePredictive modelThe present study explored the differential effects of the principal development contexts (attachment to parents and peers) on the way in which adolescents experience their bodies. Six hundred and ninety adolescents and young adults (242 male and 448 female) participated in this study, with ages varying between 15 and 23 years (M = 17,8 and SD= 2,00). The results of the prediction model revealed that gender and romantic attachment were the variables that showed the strongest effect on the variation in body image. A mediation effect was observed among attachment to parents and body image through romantic and friendship relationships. The results highlight the need of understanding body experience in an interpersonal context.Pretende-se analisar a contribuição diferencial dos principais contextos de desenvolvimento (relação parental e de pares) na forma como os adolescentes experienciam a relação com o seu corpo. A amostra é constituída por 690 adolescentes e jovens adultos (242 meninos e 448 meninas), com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos (M= 17,8 e DP=2,00). Os resultados do modelo de predição revelaram que o gênero e a vinculação romântica foram as variáveis que mais contribuíram para a variação da variável imagem corporal. Foi observado um efeito de mediação entre a vinculação aos pais e a imagem corporal através da relação romântica e de amizade. Os resultados sublinham a necessidade de se compreender a vivência corporal nos contextos interpessoaisInstituto de Psicologia - Universidade de Brasília2011-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17534Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 27 No. 3 (2011): Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 273-282Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 27 Núm. 3 (2011): Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 273-282Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 27 No. 3 (2011): Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 273-282Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 27 n. 3 (2011): Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 273-2821806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17534/16046https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17534/16822Barbosa, Maria RaquelMena Matos, PaulaCosta, Maria Emíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T17:05:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17534Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2018-10-24T17:05:31Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
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