As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maluf, Maria Regina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bardelli, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114
Resumo: RESUMO - Este é um estudo de tipo exploratório fundamentado em con-ceitos atribucionais. Professoras e alunos de uma escola pública da pe-riferia da Zona Leste de São Paulo foram solicitados, através de entrevis-tas individuais, a explicar as razões do mau desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise do conteúdo das respostas, a partir da qual quinze categorias temáticas foram construídas. Os resultados mostraram que algumas categorias de resposta são comuns a professores e alunos, enquanto que outras são exclusivas de um dos dois grupos. As professo-ras atribuem o mau desempenho dos alunos sobretudo a causas familiares e a problemas de saúde física. Os alunos se referem basicamente à falta de motivação e esforço e à dificuldade de compreender os conteúdos propostos em sala de aula.
id UNB-4_10dccbe4c237eb7d6342d16686a547f0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17114
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grauRESUMO - Este é um estudo de tipo exploratório fundamentado em con-ceitos atribucionais. Professoras e alunos de uma escola pública da pe-riferia da Zona Leste de São Paulo foram solicitados, através de entrevis-tas individuais, a explicar as razões do mau desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise do conteúdo das respostas, a partir da qual quinze categorias temáticas foram construídas. Os resultados mostraram que algumas categorias de resposta são comuns a professores e alunos, enquanto que outras são exclusivas de um dos dois grupos. As professo-ras atribuem o mau desempenho dos alunos sobretudo a causas familiares e a problemas de saúde física. Os alunos se referem basicamente à falta de motivação e esforço e à dificuldade de compreender os conteúdos propostos em sala de aula.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 No. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 Núm. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 No. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 7 n. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-2711806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114/15423https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114/15600Maluf, Maria ReginaBardelli, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T17:28:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17114Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2018-10-16T17:28:36Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
title As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
spellingShingle As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
Maluf, Maria Regina
title_short As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
title_full As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
title_fullStr As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
title_full_unstemmed As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
title_sort As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
author Maluf, Maria Regina
author_facet Maluf, Maria Regina
Bardelli, Cristina
author_role author
author2 Bardelli, Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
Bardelli, Cristina
description RESUMO - Este é um estudo de tipo exploratório fundamentado em con-ceitos atribucionais. Professoras e alunos de uma escola pública da pe-riferia da Zona Leste de São Paulo foram solicitados, através de entrevis-tas individuais, a explicar as razões do mau desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise do conteúdo das respostas, a partir da qual quinze categorias temáticas foram construídas. Os resultados mostraram que algumas categorias de resposta são comuns a professores e alunos, enquanto que outras são exclusivas de um dos dois grupos. As professo-ras atribuem o mau desempenho dos alunos sobretudo a causas familiares e a problemas de saúde física. Os alunos se referem basicamente à falta de motivação e esforço e à dificuldade de compreender os conteúdos propostos em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114/15423
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114/15600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 No. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 Núm. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 No. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 7 n. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211710853775360