As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114 |
Resumo: | RESUMO - Este é um estudo de tipo exploratório fundamentado em con-ceitos atribucionais. Professoras e alunos de uma escola pública da pe-riferia da Zona Leste de São Paulo foram solicitados, através de entrevis-tas individuais, a explicar as razões do mau desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise do conteúdo das respostas, a partir da qual quinze categorias temáticas foram construídas. Os resultados mostraram que algumas categorias de resposta são comuns a professores e alunos, enquanto que outras são exclusivas de um dos dois grupos. As professo-ras atribuem o mau desempenho dos alunos sobretudo a causas familiares e a problemas de saúde física. Os alunos se referem basicamente à falta de motivação e esforço e à dificuldade de compreender os conteúdos propostos em sala de aula. |
id |
UNB-4_10dccbe4c237eb7d6342d16686a547f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17114 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grauRESUMO - Este é um estudo de tipo exploratório fundamentado em con-ceitos atribucionais. Professoras e alunos de uma escola pública da pe-riferia da Zona Leste de São Paulo foram solicitados, através de entrevis-tas individuais, a explicar as razões do mau desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise do conteúdo das respostas, a partir da qual quinze categorias temáticas foram construídas. Os resultados mostraram que algumas categorias de resposta são comuns a professores e alunos, enquanto que outras são exclusivas de um dos dois grupos. As professo-ras atribuem o mau desempenho dos alunos sobretudo a causas familiares e a problemas de saúde física. Os alunos se referem basicamente à falta de motivação e esforço e à dificuldade de compreender os conteúdos propostos em sala de aula.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 No. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 Núm. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 No. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 7 n. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-2711806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114/15423https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114/15600Maluf, Maria ReginaBardelli, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T17:28:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17114Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2018-10-16T17:28:36Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau |
title |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau |
spellingShingle |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau Maluf, Maria Regina |
title_short |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau |
title_full |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau |
title_fullStr |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau |
title_full_unstemmed |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau |
title_sort |
As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau |
author |
Maluf, Maria Regina |
author_facet |
Maluf, Maria Regina Bardelli, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Bardelli, Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina Bardelli, Cristina |
description |
RESUMO - Este é um estudo de tipo exploratório fundamentado em con-ceitos atribucionais. Professoras e alunos de uma escola pública da pe-riferia da Zona Leste de São Paulo foram solicitados, através de entrevis-tas individuais, a explicar as razões do mau desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise do conteúdo das respostas, a partir da qual quinze categorias temáticas foram construídas. Os resultados mostraram que algumas categorias de resposta são comuns a professores e alunos, enquanto que outras são exclusivas de um dos dois grupos. As professo-ras atribuem o mau desempenho dos alunos sobretudo a causas familiares e a problemas de saúde física. Os alunos se referem basicamente à falta de motivação e esforço e à dificuldade de compreender os conteúdos propostos em sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114/15423 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114/15600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 No. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271 Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 Núm. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271 Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 7 No. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271 Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 7 n. 03: Revista Psicologia: teoria e pesquisa; 263-271 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211710853775360 |