Famílias e síndrome de Down: estresse, coping e recursos familiares
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27744 |
Resumo: | Este estudo objetiva identificar níveis de estresse e estratégias de coping de genitores de crianças com síndrome de Down (SD), bem como a adequação dos recursos familiares. Quatorze famílias com um(a) filho(a) com SD foram visitadas e os genitores responderam ao questionário de caracterização do sistema familiar, inventário de estresse, inventário de estratégias de coping e escala de recursos familiares. Os resultados mostram que mães (n=7) e pais (n=6) apresentam sintomas de estresse, nas fases de resistência e quase exaustão. As estratégias de coping mais utilizadas pelos genitores são Resolução de problemas e Suporte Social. Os dados da escala de recursos indicam certa adequação destes à s necessidades das famílias. Ressalta-se a importância de programas de intervenção dirigidos a essas famílias. |
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Famílias e síndrome de Down: estresse, coping e recursos familiaresEste estudo objetiva identificar níveis de estresse e estratégias de coping de genitores de crianças com síndrome de Down (SD), bem como a adequação dos recursos familiares. Quatorze famílias com um(a) filho(a) com SD foram visitadas e os genitores responderam ao questionário de caracterização do sistema familiar, inventário de estresse, inventário de estratégias de coping e escala de recursos familiares. Os resultados mostram que mães (n=7) e pais (n=6) apresentam sintomas de estresse, nas fases de resistência e quase exaustão. As estratégias de coping mais utilizadas pelos genitores são Resolução de problemas e Suporte Social. Os dados da escala de recursos indicam certa adequação destes à s necessidades das famílias. Ressalta-se a importância de programas de intervenção dirigidos a essas famílias.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27744Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 34 (2018)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27744/23997Copyright (c) 2019 Nara Liana Pereira Silva, Jaqueline Condé Melo Andrade, Bruna Rocha Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Silva, Nara LianaCondé Melo Andrade, JaquelineRocha Almeida, Bruna2019-10-24T23:26:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27744Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2019-10-24T23:26:55Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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