Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Gomes, Camila Graciella
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borges Varella, André Augusto, das Graças de Souza, Deisy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17498
Resumo: The model of stimulus equivalence offers an operational specification of symbolic behavior, thus orienting teaching strategies and allowing for objective measures of new behavioral repertoires. Autistic persons, often characterized by presenting, among other disabilities, severe language deficits, could benefit from strategies based on this model. This paper reviews the few empirical studies conducted with autistic participants, based on the stimulus equivalence paradigm. Some participants were successful, while others failed. The failures seem to be more related to difficulties in learning arbitrary relations rather than to the emergence of novel relations itself, after the baseline has been established. The challenge for the field is to develop procedures that are truly effective in establishing arbitrary relations and, consequently, the formation of equivalence classes.  
id UNB-4_23d13bf4e752285395e8c7036ee87662
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17498
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos EmpíricosComportamento simbólicoEquivalência de estímulosAprendizagem relacionalRelações arbitráriasAutismoSymbolic behaviorStimulus equivalenceRelational learningArbitrary relationsAutismThe model of stimulus equivalence offers an operational specification of symbolic behavior, thus orienting teaching strategies and allowing for objective measures of new behavioral repertoires. Autistic persons, often characterized by presenting, among other disabilities, severe language deficits, could benefit from strategies based on this model. This paper reviews the few empirical studies conducted with autistic participants, based on the stimulus equivalence paradigm. Some participants were successful, while others failed. The failures seem to be more related to difficulties in learning arbitrary relations rather than to the emergence of novel relations itself, after the baseline has been established. The challenge for the field is to develop procedures that are truly effective in establishing arbitrary relations and, consequently, the formation of equivalence classes.  O modelo de equivalência de estímulos oferece uma especificação operacional do comportamento simbólico e tem orientado o ensino e a verificação objetiva de repertórios novos. Pessoas com autismo, caracterizadas por apresentarem, entre outras alterações, graves déficits de linguagem, poderiam se beneficiar de estratégias baseadas neste modelo. Este artigo apresenta uma revisão de publicações de estudos empíricos com autistas, fundamentados no paradigma de equivalência. Os resultados mostraram sucesso de alguns participantes e fracasso de outros. Os fracassos parecem residir mais em dificuldades em aprender relações arbitrárias e menos na emergência de relações novas após aquisição da linha de base. O desafio para a área é desenvolver procedimentos que favoreçam a aprendizagem de relações arbitrárias e, consequentemente, a formação de classes de estímulos equivalentes.  Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2011-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17498Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 26 No. 4 (2010): Vol. 26 n. 4; 729-737Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 26 Núm. 4 (2010): Vol. 26 n. 4; 729-737Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 26 No. 4 (2010): Vol. 26 n. 4; 729-737Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 26 n. 4 (2010): Vol. 26 n. 4; 729-7371806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17498/16010https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17498/16781Santos Gomes, Camila GraciellaBorges Varella, André Augustodas Graças de Souza, Deisyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-23T17:45:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17498Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2018-10-23T17:45:12Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos
title Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos
spellingShingle Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos
Santos Gomes, Camila Graciella
Comportamento simbólico
Equivalência de estímulos
Aprendizagem relacional
Relações arbitrárias
Autismo
Symbolic behavior
Stimulus equivalence
Relational learning
Arbitrary relations
Autism
title_short Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos
title_full Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos
title_fullStr Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos
title_full_unstemmed Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos
title_sort Equivalência de Estímulos e Autismo:: Uma Revisão de Estudos Empíricos
author Santos Gomes, Camila Graciella
author_facet Santos Gomes, Camila Graciella
Borges Varella, André Augusto
das Graças de Souza, Deisy
author_role author
author2 Borges Varella, André Augusto
das Graças de Souza, Deisy
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Gomes, Camila Graciella
Borges Varella, André Augusto
das Graças de Souza, Deisy
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento simbólico
Equivalência de estímulos
Aprendizagem relacional
Relações arbitrárias
Autismo
Symbolic behavior
Stimulus equivalence
Relational learning
Arbitrary relations
Autism
topic Comportamento simbólico
Equivalência de estímulos
Aprendizagem relacional
Relações arbitrárias
Autismo
Symbolic behavior
Stimulus equivalence
Relational learning
Arbitrary relations
Autism
description The model of stimulus equivalence offers an operational specification of symbolic behavior, thus orienting teaching strategies and allowing for objective measures of new behavioral repertoires. Autistic persons, often characterized by presenting, among other disabilities, severe language deficits, could benefit from strategies based on this model. This paper reviews the few empirical studies conducted with autistic participants, based on the stimulus equivalence paradigm. Some participants were successful, while others failed. The failures seem to be more related to difficulties in learning arbitrary relations rather than to the emergence of novel relations itself, after the baseline has been established. The challenge for the field is to develop procedures that are truly effective in establishing arbitrary relations and, consequently, the formation of equivalence classes.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17498
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17498/16010
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17498/16781
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 26 No. 4 (2010): Vol. 26 n. 4; 729-737
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 26 Núm. 4 (2010): Vol. 26 n. 4; 729-737
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 26 No. 4 (2010): Vol. 26 n. 4; 729-737
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 26 n. 4 (2010): Vol. 26 n. 4; 729-737
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211711857262592