Behavior Problems in Four-Year-Old Children from a Brazilian Birth Cohort

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Suélen Henriques
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Piccinini, Cesar Augusto, Matijasevich, Alicia, Santos, Iná Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23146
Resumo: This study aimed to investigate the occurrence of behavior problems in 3750 four years old children from a birth cohort. Children were followed from birth to four years old through home visits, and questionnaires on child health and development and the Child Behavior Checklist 4-18/CBCL were applied. Prevalence rates were high (total problems 35.6%), particularly externalizing problems, which occurred in 44.4 % of children (48.3% girls; 40.6% boys; p < 0.001). Internalizing problems were less prevalent, occurring in 15.5 % of children (19.1% boys; 11.6% girls; p < 0.001). Regardless of sex, there was a higher prevalence of behavioral problems in children with younger siblings, whose mothers had less education and had no partner.
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spelling Behavior Problems in Four-Year-Old Children from a Brazilian Birth CohortProblemas de comportamento e sua associação a fatores psicossociais em pré-escolares brasileirosProblemas de comportamento e sua associação a fatores psicossociais em pré-escolares brasileirosProblemas de Comportamento em Crianças Brasileiras de Quatro Anos de Idadebehavior problems; internalizing; externalizing; preschoolers; birth cohortproblemas de comportamento; internalização; externalização; pré-escolares; estudo de coorteThis study aimed to investigate the occurrence of behavior problems in 3750 four years old children from a birth cohort. Children were followed from birth to four years old through home visits, and questionnaires on child health and development and the Child Behavior Checklist 4-18/CBCL were applied. Prevalence rates were high (total problems 35.6%), particularly externalizing problems, which occurred in 44.4 % of children (48.3% girls; 40.6% boys; p < 0.001). Internalizing problems were less prevalent, occurring in 15.5 % of children (19.1% boys; 11.6% girls; p < 0.001). Regardless of sex, there was a higher prevalence of behavioral problems in children with younger siblings, whose mothers had less education and had no partner. Este estudo objetivou investigar a ocorrência de problemas de comportamento em 3750 pré-escolares pertencentes a uma coorte de nascimentos. As crianças foram acompanhadas do nascimento aos quatro anos de idade, por meio de visitas domiciliares, tendo sido aplicados instrumentos sobre saúde e desenvolvimento infantil e o Child Behavior Checklist 4-18/CBCL. As prevalências encontradas foram altas (total de problemas 35,6%), com destaque para problemas de externalização, que ocorreram em 44,4% das crianças (48,3% meninas; 40,6% meninos; p<0,001). Problemas de internalização foram menos prevalentes, ocorrendo em 15,5% das crianças (19,1% meninos; 11,6% meninas; p<0,001). Independente do sexo, houve maior prevalência de problemas de comportamento em crianças com maior número de irmãos mais novos, cujas mães tinham menor escolaridade e não tinham companheiro.   Este estudo objetivou investigar a ocorrência de problemas de comportamento em 3750 pré-escolares pertencentes a uma coorte de nascimentos. As crianças foram acompanhadas do nascimento aos quatro anos de idade, por meio de visitas domiciliares, tendo sido aplicados instrumentos sobre saúde e desenvolvimento infantil e o Child Behavior Checklist 4-18/CBCL. As prevalências encontradas foram altas (total de problemas 35,6%), com destaque para problemas de externalização, que ocorreram em 44,4% das crianças (48,3% meninas; 40,6% meninos; p<0,001). Problemas de internalização foram menos prevalentes, ocorrendo em 15,5% das crianças (19,1% meninos; 11,6% meninas; p<0,001). Independente do sexo, houve maior prevalência de problemas de comportamento em crianças com maior número de irmãos mais novos, cujas mães tinham menor escolaridade e não tinham companheiro.  Este estudo objetivou investigar a ocorrência de problemas de comportamento em 3750 crianças pertencentes a uma coorte de nascimentos. As crianças foram acompanhadas do nascimento aos quatro anos de idade, por meio de visitas domiciliares, tendo sido aplicados instrumentos sobre saúde e desenvolvimento infantil e o Child Behavior Checklist 4-18/CBCL. As prevalências encontradas foram altas (total de problemas de comportamento: 35,6%), com destaque para problemas de externalização, que ocorreram em 44,4% das crianças (48,3% meninas; 40,6% meninos; p < 0,001). Problemas de internalização foram menos prevalentes, ocorrendo em 15,5% das crianças (19,1% meninos; 11,6% meninas; p < 0,001). Independente do sexo, houve maior prevalência de problemas de comportamento em crianças com maior número de irmãos mais novos, cujas mães tinham menor escolaridade e não tinham companheiro.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2314610.1590/0102.3772e37301Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. 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