The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035 |
Resumo: | The goal of the present paper is to systematically review the use of the Operationalized Portage Inventory (OPI) instrument to measure children’s development from 0-6 years, in Brazilian publications. Using the PRISMA-P methodology, databases were assessed in Portuguese (Capes, BVS-Psychology, BVS-Bireme, Redalyc, Google Scholar) from 2002 to 2016. Forty-two studies were analyzed in terms of goals, procedures, design, results and limitations. Twelve papers were characterized as descriptive, 14 were correlational, and 16 involved intervention assessment. Studies suggested the OPI to be useful in describing and/or evaluating repertoires of 976 children with 19 different syndromes and 7 diverse risk conditions. More methodological rigor is recommended in future studies using the OPI. |
id |
UNB-4_bf6ddccd1dd06f9a926668f341a32881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22035 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic ReviewInventário Portage Operacionalizado: Revisão sistemática de 15 anos de publicaçõesInventário Portage Operacionalizado: Revisão sistemática de 15 anos de publicaçõesInventário Portage Operacionalizado (IPO): Revisão SistemáticaChild development, Inventories, Literature reviewDesenvolvimento infantil, Inventários, Revisão de literaturaThe goal of the present paper is to systematically review the use of the Operationalized Portage Inventory (OPI) instrument to measure children’s development from 0-6 years, in Brazilian publications. Using the PRISMA-P methodology, databases were assessed in Portuguese (Capes, BVS-Psychology, BVS-Bireme, Redalyc, Google Scholar) from 2002 to 2016. Forty-two studies were analyzed in terms of goals, procedures, design, results and limitations. Twelve papers were characterized as descriptive, 14 were correlational, and 16 involved intervention assessment. Studies suggested the OPI to be useful in describing and/or evaluating repertoires of 976 children with 19 different syndromes and 7 diverse risk conditions. More methodological rigor is recommended in future studies using the OPI.O objetivo foi examinar sistematicamente publicações brasileiras que utilizaram o Inventário Portage Operacionalizado (IPO), instrumento de avaliação do desenvolvimento a crianças de 0-6 anos. Com a metodologia PRISMA-P, as bases nacionais (Periódicos Capes, BVS-Psicologia, BVS- Bireme, Redalyc, Google Acadêmico) foram revistas no período de 2002 a 2016. Quarenta e dois estudos foram analisados quanto a objetivo, procedimento, delineamento, resultados e limitações. Doze estudos se caracterizaram como descritivos, 14 correlacionais, e 16 envolveram avaliação com intervenção. A utilidade do IPO foi demonstrada pela descrição e avaliação de repertórios de cerca de 1000 crianças com 19 diferentes síndromes e em 7 condições de risco. É recomendado um maior rigor metodológico em estudos futuros com o IPO.O objetivo foi examinar sistematicamente publicações brasileiras que utilizaram o Inventário Portage Operacionalizado (IPO), instrumento de avaliação do desenvolvimento a crianças de 0-6 anos. Com a metodologia PRISMA-P, as bases nacionais (Periódicos Capes, BVS-Psicologia, BVS- Bireme, Redalyc, Google Acadêmico) foram revistas no período de 2002 a 2016. Quarenta e dois estudos foram analisados quanto a objetivo, procedimento, delineamento, resultados e limitações. Doze estudos se caracterizaram como descritivos, 14 correlacionais, e 16 envolveram avaliação com intervenção. A utilidade do IPO foi demonstrada pela descrição e avaliação de repertórios de cerca de 1000 crianças com 19 diferentes síndromes e em 7 condições de risco. É recomendado um maior rigor metodológico em estudos futuros com o IPO.O objetivo do presente estudo consiste em revisar sistematicamente as publicações brasileiras envolvendo o uso do instrumento Inventário Portage Operacionalizado (IPO) para medir o desenvolvimento de crianças de 0-6 anos. Com a metodologia PRISMA-P, as bases nacionais (Periódicos Capes, BVS-Psicologia, BVS- Bireme, Redalyc, Google Acadêmico) foram revistas no período de 2002 a 2016. Quarenta e dois estudos foram analisados quanto ao objetivo, procedimento, delineamento, resultados e limitações. Doze estudos se caracterizaram como descritivos, 14 correlacionais, e 16 envolveram avaliação com intervenção. A utilidade do IPO foi demonstrada pela descrição e avaliação de repertórios de 976 crianças com 19 diferentes síndromes e em sete condições de risco. É recomendado um maior rigor metodológico em estudos futuros com o IPO.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2203510.1590/0102.3772e37545 Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporenghttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035/31469https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035/31470Copyright (c) 2021 Ana Lúcia Rossito Aiello, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williamshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAiello, Ana Lúcia Rossitode Albuquerque Williams, Lúcia Cavalcanti2021-10-26T12:25:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22035Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2021-10-26T12:25:57Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review Inventário Portage Operacionalizado: Revisão sistemática de 15 anos de publicações Inventário Portage Operacionalizado: Revisão sistemática de 15 anos de publicações Inventário Portage Operacionalizado (IPO): Revisão Sistemática |
title |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review |
spellingShingle |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review Aiello, Ana Lúcia Rossito Child development, Inventories, Literature review Desenvolvimento infantil, Inventários, Revisão de literatura |
title_short |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review |
title_full |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review |
title_fullStr |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review |
title_full_unstemmed |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review |
title_sort |
The Operationalized Portage Inventory (OPI): Systematic Review |
author |
Aiello, Ana Lúcia Rossito |
author_facet |
Aiello, Ana Lúcia Rossito de Albuquerque Williams, Lúcia Cavalcanti |
author_role |
author |
author2 |
de Albuquerque Williams, Lúcia Cavalcanti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aiello, Ana Lúcia Rossito de Albuquerque Williams, Lúcia Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Child development, Inventories, Literature review Desenvolvimento infantil, Inventários, Revisão de literatura |
topic |
Child development, Inventories, Literature review Desenvolvimento infantil, Inventários, Revisão de literatura |
description |
The goal of the present paper is to systematically review the use of the Operationalized Portage Inventory (OPI) instrument to measure children’s development from 0-6 years, in Brazilian publications. Using the PRISMA-P methodology, databases were assessed in Portuguese (Capes, BVS-Psychology, BVS-Bireme, Redalyc, Google Scholar) from 2002 to 2016. Forty-two studies were analyzed in terms of goals, procedures, design, results and limitations. Twelve papers were characterized as descriptive, 14 were correlational, and 16 involved intervention assessment. Studies suggested the OPI to be useful in describing and/or evaluating repertoires of 976 children with 19 different syndromes and 7 diverse risk conditions. More methodological rigor is recommended in future studies using the OPI. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035 10.1590/0102.3772e37545 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035 |
identifier_str_mv |
10.1590/0102.3772e37545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035/31469 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035/31470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Lúcia Rossito Aiello, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Lúcia Rossito Aiello, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021) 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211714410545152 |