A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984 |
Resumo: | The exploratory study aimed to identify the variableswhich could be interacting in the lunch situation of pre-school children.The subjects were ten girls and ten boys, aged three to five years, andthe aduits present during the meai. Behavior data were collectedthrough direct observation techniques (child behavior) and áudiorecording during two meals at lunchtime in the family home. Motherswere interviewed before and after the observations. The resultsrevealed that the children spent most of their mealtime sitting downand eating, although other behaviors were also identified.The aduits produced a large number of orders and verbalizationsfor the purpose of orienting, informing and helping their children to eat. |
id |
UNB-4_f5f9298fbc4239e6241468e04ebe1824 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16984 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIMEUm Estudo Naturalístico Do Comportamento De Pré-Escolares Durante A RefeiçãoThe exploratory study aimed to identify the variableswhich could be interacting in the lunch situation of pre-school children.The subjects were ten girls and ten boys, aged three to five years, andthe aduits present during the meai. Behavior data were collectedthrough direct observation techniques (child behavior) and áudiorecording during two meals at lunchtime in the family home. Motherswere interviewed before and after the observations. The resultsrevealed that the children spent most of their mealtime sitting downand eating, although other behaviors were also identified.The aduits produced a large number of orders and verbalizationsfor the purpose of orienting, informing and helping their children to eat.RESUMO - O objetivo deste trabalho foi identificar de modo exploratório as variáveis da situação de almoço de crianças pré-escolares. Foram estudadas vinte crranças (dez meninos e dez meninas) com idades entre três e cinco anos, e os adultos que as acompanhavam durante o almoço. Foram registrados cursivamente e gravados em áudio dois almoços de cada criança, em situação natural. As mães foram entrevistadas duas vezes, antes e depois das observações. Os resultados revelaram que as crianças passaram a maior parte do tempo sentadas e comendo, embora apresentassem também comportamentos não ligados à tarefa de comer. Os adultos presentes emitiram um grande número de ordens e verbalizações orientando, informando ou auxiliando a criança no comportamento alimentar. O relato das mães obtido pelas entrevistas nem sempre concordou com os dados observados diretamente durante as refeições. Discute-se o papel do adulto como facilitador ou não de melhores hábitos alimentarese maior ingestão de alimentos por parte da criança. São sugeridas algumas orientações a pais e direções para pesquisas posteriores.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 2 No. 1: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa; 1-13Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 2 Núm. 1: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa; 1-13Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 2 No. 1: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa; 1-13Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 2 n. 1: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa; 1-131806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984/15293https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984/15470Fonseca de Brito, Maria ElisaPontual de Lemos Mettel, Therezainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-15T20:03:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16984Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2018-10-15T20:03:36Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME Um Estudo Naturalístico Do Comportamento De Pré-Escolares Durante A Refeição |
title |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME |
spellingShingle |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME Fonseca de Brito, Maria Elisa |
title_short |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME |
title_full |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME |
title_fullStr |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME |
title_full_unstemmed |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME |
title_sort |
A NATURALISTC STUDY OF PRE-SCHOOLERS BEHAVIOR AT MEALTIME |
author |
Fonseca de Brito, Maria Elisa |
author_facet |
Fonseca de Brito, Maria Elisa Pontual de Lemos Mettel, Thereza |
author_role |
author |
author2 |
Pontual de Lemos Mettel, Thereza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca de Brito, Maria Elisa Pontual de Lemos Mettel, Thereza |
description |
The exploratory study aimed to identify the variableswhich could be interacting in the lunch situation of pre-school children.The subjects were ten girls and ten boys, aged three to five years, andthe aduits present during the meai. Behavior data were collectedthrough direct observation techniques (child behavior) and áudiorecording during two meals at lunchtime in the family home. Motherswere interviewed before and after the observations. The resultsrevealed that the children spent most of their mealtime sitting downand eating, although other behaviors were also identified.The aduits produced a large number of orders and verbalizationsfor the purpose of orienting, informing and helping their children to eat. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984/15293 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984/15470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 2 No. 1: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa; 1-13 Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 2 Núm. 1: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa; 1-13 Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 2 No. 1: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa; 1-13 Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 2 n. 1: Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa; 1-13 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211710331584512 |