Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Cabral da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10079
Resumo: Neste estudo, sublinham-se algumas reflexões no âmbito da relação entre literatura, infância e experiência. De modo específico, almeja-se pensar sobre a dimensão filosófica da linguagem em diálogo com obras literárias contemporâneas que trazem ao primeiro plano a infância. Por um lado, opera-se uma reflexão sobre a relação entre ficção e infância, com especial ênfase na produção protagonizada por personagens crianças e em sua capacidade de ver a realidade por outra perspectiva, de filosofar. Por outro, enfatiza-se o exame de estratégias literárias capazes de causar estranhamento em relação ao caráter descritivo e comunicativo da linguagem cotidiana. Para desenvolver o exame, privilegiam-se as seguintes obras: Exercícios de ser criança (1999) e Memórias inventadas: a infância (2003), de Manoel de Barros. 
id UNB-5_157fd4055440527cc8f1040d498071a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10079
network_acronym_str UNB-5
network_name_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository_id_str
spelling Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”Neste estudo, sublinham-se algumas reflexões no âmbito da relação entre literatura, infância e experiência. De modo específico, almeja-se pensar sobre a dimensão filosófica da linguagem em diálogo com obras literárias contemporâneas que trazem ao primeiro plano a infância. Por um lado, opera-se uma reflexão sobre a relação entre ficção e infância, com especial ênfase na produção protagonizada por personagens crianças e em sua capacidade de ver a realidade por outra perspectiva, de filosofar. Por outro, enfatiza-se o exame de estratégias literárias capazes de causar estranhamento em relação ao caráter descritivo e comunicativo da linguagem cotidiana. Para desenvolver o exame, privilegiam-se as seguintes obras: Exercícios de ser criança (1999) e Memórias inventadas: a infância (2003), de Manoel de Barros. Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia2015-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1007910.1590/2316-40184611Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 46 (2015): Literatura e infância - Anderson da Mata e Mirian Zappone (Org.); 197-210Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 46 (2015): Literatura e infância - Anderson da Mata e Mirian Zappone (Org.); 197-2102316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10079/8905Silva, Márcia Cabral dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-28T18:08:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10079Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-28T18:08:08Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”
title Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”
spellingShingle Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”
Silva, Márcia Cabral da
title_short Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”
title_full Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”
title_fullStr Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”
title_full_unstemmed Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”
title_sort Literatura e infância:: entre filosofia, história e “despropósitos”
author Silva, Márcia Cabral da
author_facet Silva, Márcia Cabral da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Cabral da
description Neste estudo, sublinham-se algumas reflexões no âmbito da relação entre literatura, infância e experiência. De modo específico, almeja-se pensar sobre a dimensão filosófica da linguagem em diálogo com obras literárias contemporâneas que trazem ao primeiro plano a infância. Por um lado, opera-se uma reflexão sobre a relação entre ficção e infância, com especial ênfase na produção protagonizada por personagens crianças e em sua capacidade de ver a realidade por outra perspectiva, de filosofar. Por outro, enfatiza-se o exame de estratégias literárias capazes de causar estranhamento em relação ao caráter descritivo e comunicativo da linguagem cotidiana. Para desenvolver o exame, privilegiam-se as seguintes obras: Exercícios de ser criança (1999) e Memórias inventadas: a infância (2003), de Manoel de Barros. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer Reviewed
Evaluado por los pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10079
10.1590/2316-40184611
url https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10079
identifier_str_mv 10.1590/2316-40184611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10079/8905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 46 (2015): Literatura e infância - Anderson da Mata e Mirian Zappone (Org.); 197-210
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 46 (2015): Literatura e infância - Anderson da Mata e Mirian Zappone (Org.); 197-210
2316-4018
1518-0158
reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
collection Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com
_version_ 1800211020018352128