Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9019 |
Resumo: | Nelson Rodrigues alcança, na peça Senhora dos Afogados (1947), um nível praticamente insuperável de domínio da expressão poética e dos recursos do gênero trágico. Mesmo afirmando desconhecer a tragédia grega e ter apenas contatos descontínuos com a obra de Eugene O’Neill, a peça brasileira descreve um processo inusitado de recepção temática que remete primeiramente a Mourning Becomes Electra (1931) e desta, inequivocamente, à Oréstia de Ésquilo (458 a.C.). A estratégia concebida pelo dramaturgo para camuflar suas fontes foi representar temas autenticamente trágicos como o destino, vingança, hybris e horror, por meio da reinvenção dos mecanismos da tragédia: Rodrigues explora, pois, as propriedades semiológicas do mar, para conectá-las à s ações de suas personagens e aos desejos que as aniquilam. |
id |
UNB-5_1a8f33a98aa27c23467d9a3faa452aec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9019 |
network_acronym_str |
UNB-5 |
network_name_str |
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
repository_id_str |
|
spelling |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson RodriguesNelson Rodrigues alcança, na peça Senhora dos Afogados (1947), um nível praticamente insuperável de domínio da expressão poética e dos recursos do gênero trágico. Mesmo afirmando desconhecer a tragédia grega e ter apenas contatos descontínuos com a obra de Eugene O’Neill, a peça brasileira descreve um processo inusitado de recepção temática que remete primeiramente a Mourning Becomes Electra (1931) e desta, inequivocamente, à Oréstia de Ésquilo (458 a.C.). A estratégia concebida pelo dramaturgo para camuflar suas fontes foi representar temas autenticamente trágicos como o destino, vingança, hybris e horror, por meio da reinvenção dos mecanismos da tragédia: Rodrigues explora, pois, as propriedades semiológicas do mar, para conectá-las à s ações de suas personagens e aos desejos que as aniquilam.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília2012-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9019Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 25 (2005): Teatro; 67-84Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 25 (2005): Teatro; 67-842316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9019/8038Nuñez, Carlindainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-21T01:51:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9019Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-10-21T01:51:35Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues |
title |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues |
spellingShingle |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues Nuñez, Carlinda |
title_short |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues |
title_full |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues |
title_fullStr |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues |
title_full_unstemmed |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues |
title_sort |
Electra nos trópicos:: um mergulho no mar mítico de Nelson Rodrigues |
author |
Nuñez, Carlinda |
author_facet |
Nuñez, Carlinda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nuñez, Carlinda |
description |
Nelson Rodrigues alcança, na peça Senhora dos Afogados (1947), um nível praticamente insuperável de domínio da expressão poética e dos recursos do gênero trágico. Mesmo afirmando desconhecer a tragédia grega e ter apenas contatos descontínuos com a obra de Eugene O’Neill, a peça brasileira descreve um processo inusitado de recepção temática que remete primeiramente a Mourning Becomes Electra (1931) e desta, inequivocamente, à Oréstia de Ésquilo (458 a.C.). A estratégia concebida pelo dramaturgo para camuflar suas fontes foi representar temas autenticamente trágicos como o destino, vingança, hybris e horror, por meio da reinvenção dos mecanismos da tragédia: Rodrigues explora, pois, as propriedades semiológicas do mar, para conectá-las à s ações de suas personagens e aos desejos que as aniquilam. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer Reviewed Evaluado por los pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9019 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9019/8038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 25 (2005): Teatro; 67-84 Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 25 (2005): Teatro; 67-84 2316-4018 1518-0158 reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
collection |
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com |
_version_ |
1800211018624794624 |