A autorrepresentação do judeu mediada pelo olhar do nacional em “Natal sem Cristo” de Samuel Rawet
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10158 |
Resumo: | Rawet nasceu na Polônia em 1929 e imigrou para o Brasil em 1936. Tendo vivido seus primeiros anos em um shtetl, sua infância foi marcada pela onipresença da ambiência judaica. O afastamento desse meio ambiente, colocando-o em contato com uma população majoritariamente não-judaica, irá desenvolver sua autopercepção de imigrante, um estranhamento que marcará toda sua obra. Por outro lado, Rawet acabou por afastar-se radicalmente da própria comunidade judaica, Ã qual acusou, em 1977, de mineralidade. Colocado, assim, na situação kafkiana de não ter para onde ir e nem para onde voltar, viu-se em posição privilegiada para refletir, em sua ficção, as dificuldades de convívio, que se manifestam, na literatura, como representação: como o judeu representa os nacionais e como se vê representado por eles. Em “Natal sem Cristo” (Diálogo, 1963), Nehemias, judeu, professor de história, 30 anos, é convidado por um amigo cristão para a ceia de Natal com sua família. É a ocasião perfeita para vermos como, na opinião de Rawet, cada membro da família vê aquele ser estranho, e como o protagonista avalia as atitudes de cada um em relação aos judeus. |
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A autorrepresentação do judeu mediada pelo olhar do nacional em “Natal sem Cristo” de Samuel RawetRawet nasceu na Polônia em 1929 e imigrou para o Brasil em 1936. Tendo vivido seus primeiros anos em um shtetl, sua infância foi marcada pela onipresença da ambiência judaica. O afastamento desse meio ambiente, colocando-o em contato com uma população majoritariamente não-judaica, irá desenvolver sua autopercepção de imigrante, um estranhamento que marcará toda sua obra. Por outro lado, Rawet acabou por afastar-se radicalmente da própria comunidade judaica, Ã qual acusou, em 1977, de mineralidade. Colocado, assim, na situação kafkiana de não ter para onde ir e nem para onde voltar, viu-se em posição privilegiada para refletir, em sua ficção, as dificuldades de convívio, que se manifestam, na literatura, como representação: como o judeu representa os nacionais e como se vê representado por eles. Em “Natal sem Cristo” (Diálogo, 1963), Nehemias, judeu, professor de história, 30 anos, é convidado por um amigo cristão para a ceia de Natal com sua família. É a ocasião perfeita para vermos como, na opinião de Rawet, cada membro da família vê aquele ser estranho, e como o protagonista avalia as atitudes de cada um em relação aos judeus.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília2016-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1015810.1590/2316-40184911Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 49 (2016): Literatura e periferia - Érica Peçanha e Lucía Tennina (Org.); 219-232Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 49 (2016): Literatura e periferia - Érica Peçanha e Lucía Tennina (Org.); 219-2322316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10158/8999Kirschbaum, Saulinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-28T18:04:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10158Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-28T18:04:55Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false |
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