“O que quer uma mulher”:: figuras femininas em Eles eram muitos cavalos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10116 |
Resumo: | Eles eram muitos cavalos tornou-se um marco na prosa contemporânea, graças à representação da metrópole elaborada com intensa criatividade. A riqueza estilística dessa narrativa expressa-se por meio de recursos como o fragmentarismo, a colagem, as enumerações, o non sense, atualizados a partir da herança modernista. Neste estudo destaca-se o fragmentarismo textual, que cria uma realidade urbana estilhaçada, feita de espaços degradados pelos quais perambulam personagens variadas, algumas integradas à vida urbana, porém desajustadas em seus papeis sociais, outras associadas aos estratos médios e populares, bem como à exclusão social, imersas na pobreza, na violência e na alienação. Observa-se particularmente o desfile de personagens femininas, na dupla perspectiva da diversidade estilística em que são construídas e em relação ao poder de representação socioeconômica e cultural da metrópole contemporânea. |
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“O que quer uma mulher”:: figuras femininas em Eles eram muitos cavalosEles eram muitos cavalos tornou-se um marco na prosa contemporânea, graças à representação da metrópole elaborada com intensa criatividade. A riqueza estilística dessa narrativa expressa-se por meio de recursos como o fragmentarismo, a colagem, as enumerações, o non sense, atualizados a partir da herança modernista. Neste estudo destaca-se o fragmentarismo textual, que cria uma realidade urbana estilhaçada, feita de espaços degradados pelos quais perambulam personagens variadas, algumas integradas à vida urbana, porém desajustadas em seus papeis sociais, outras associadas aos estratos médios e populares, bem como à exclusão social, imersas na pobreza, na violência e na alienação. Observa-se particularmente o desfile de personagens femininas, na dupla perspectiva da diversidade estilística em que são construídas e em relação ao poder de representação socioeconômica e cultural da metrópole contemporânea.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília2016-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1011610.1590/2316-40184810Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 48 (2016): Escrita e subjetividade; 191-208Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 48 (2016): Escrita e subjetividade; 191-2082316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10116/8961Pereira, Helena Bonito Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-28T18:06:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10116Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-28T18:06:13Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false |
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