Ficções da memória ou a memória da ficção:: Cecília Meireles e Dulce María Loynaz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9841 |
Resumo: | Dulce María Loynaz e Cecília Meireles são lidas como poetas que compartilham, com suas poéticas singulares, uma estética memorialista e reflexiva, simbolistas extemporâneas, inclassificáveis. Sobre temporalidade, saberes e genealogia, funções principais da memória, reflete este artigo que se aprofunda em Últimos dias de una casa (1958) e Solombra (1963), poemas-livros da problemática do ser na temporalidade e dos processos de constituição/destruição da identidade que acontecem, precisamente, no tempo humano da memória. Estudam-se esses poemas de ficção do memorável nas suas diferenciadas formas de compor e significar ao coletar e preservar vestígios da memória injuriada, mutilada, ferida de morte, configurando uma volta ao passado imaginado, mas também uma abertura à s “memórias do porvir” em uma poética paradoxal da memória incólume e devastada. |
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Ficções da memória ou a memória da ficção:: Cecília Meireles e Dulce María LoynazDulce María Loynaz e Cecília Meireles são lidas como poetas que compartilham, com suas poéticas singulares, uma estética memorialista e reflexiva, simbolistas extemporâneas, inclassificáveis. Sobre temporalidade, saberes e genealogia, funções principais da memória, reflete este artigo que se aprofunda em Últimos dias de una casa (1958) e Solombra (1963), poemas-livros da problemática do ser na temporalidade e dos processos de constituição/destruição da identidade que acontecem, precisamente, no tempo humano da memória. Estudam-se esses poemas de ficção do memorável nas suas diferenciadas formas de compor e significar ao coletar e preservar vestígios da memória injuriada, mutilada, ferida de morte, configurando uma volta ao passado imaginado, mas também uma abertura à s “memórias do porvir” em uma poética paradoxal da memória incólume e devastada.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/984110.1590/S2316-40182012000200006Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 40 (2012): Estética dos Vestígios - Zilá Bernd Bernd (Org.); 81-98Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 40 (2012): Estética dos Vestígios - Zilá Bernd Bernd (Org.); 81-982316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9841/8695Bolaños, Aimeé G.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:30:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9841Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:30Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false |
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