The Liquidity of Modernity in the Narrative of Sérgio Sant’Anna: Representations of Desire and Violence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collinge, Márcia Denise da Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Figueiredo, Elielson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/37481
Resumo: The present work embarks on an ambivalent flight that transports representations of liquid modernity, a metaphor of fluidity of contemporary “existence,” developed by the sociologist Zygmunt Bauman (1925). In such a liquid scenario, human relationships are at the center of attention in the production of contemporary Brazilian art. The purpose of this paper is to highlight themes raised in the complexities of narratives of liquid modernity, such as desire, fear and violence. To this end, we present an interpretation based on the aesthetic-receptional vision of Hans Robert Jauß in the short story “O embrulho da carne”, from the work O voo da madrugada (2003), by the Brazilian writer Sérgio Sant’Anna.
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spelling The Liquidity of Modernity in the Narrative of Sérgio Sant’Anna: Representations of Desire and Violence La liquidez de la modernidad en la narrativa de Sérgio Sant’Anna: representaciones del deseo y la violencia A liquidez da modernidade na narrativa de Sérgio Sant’Anna: representações do desejo e da violência modernidade líquidadesejo e violência“O embrulho da carne”Sérgio Sant’Annamodernidad líquidadeseo y la violencia“O embrulho da carne”Sérgio Sant’Annaliquid modernitydesire and violence“O embrulho da carne”Sérgio Sant’AnnaThe present work embarks on an ambivalent flight that transports representations of liquid modernity, a metaphor of fluidity of contemporary “existence,” developed by the sociologist Zygmunt Bauman (1925). In such a liquid scenario, human relationships are at the center of attention in the production of contemporary Brazilian art. The purpose of this paper is to highlight themes raised in the complexities of narratives of liquid modernity, such as desire, fear and violence. To this end, we present an interpretation based on the aesthetic-receptional vision of Hans Robert Jauß in the short story “O embrulho da carne”, from the work O voo da madrugada (2003), by the Brazilian writer Sérgio Sant’Anna.El presente trabajo se embarca en un vuelo ambivalente que conlleva representaciones de la modernidad líquida – metáfora de la fluidez de la “existencia”, desarrollada por el sociólogo Zygmunt Bauman (1925). En tal escenario, las relaciones humanas ocupan el centro de atención en la producción artística contemporánea brasileña. El propósito de este artículo es destacar los temas planteados en las complejidades de tales narrativas modernas, como el deseo, el miedo y la violencia. Por lo tanto, presenta una interpretación basada en la visión estética-recepcional de Hans Robert Jauß  del cuento O embrulho da carne, de la obra O voo da madrugada (2003), del escritor brasileño Sérgio Sant’Anna.O presente trabalho embarca em um voo ambivalente que transporta representações da modernidade líquida – metáfora da fluidez da “existência” contemporânea, desenvolvida pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Inseridos em tal cenário líquido, os relacionamentos humanos ocupam o cerne das atenções na produção artística brasileira contemporânea. O propósito deste artigo é destacar os temas suscitados nos meandros das narrativas de tal modernidade, tais como o desejo, o medo e a violência. Para tanto, apresentar-se-á uma interpretação pautada na visão estético-recepcional de Hans Robert Jauß do conto “O embrulho da carne”, da obra O voo da madrugada (2003), do escritor brasileiro Sérgio Sant’Anna.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia2021-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/3748110.1590/2316-40186215Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 62 (2021): Independent Publishing - Flávia Denise de Magalhães e Paula Renata Moreira (eds.); 1-12Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 62 (2021): Edição independente - Flávia Denise de Magalhães e Paula Renata Moreira (org.); 1-122316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/37481/29317Copyright (c) 2021 Márcia Denise da Rocha Collinge, Elielson Figueiredohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCollinge, Márcia Denise da Rocha Figueiredo, Elielson 2021-04-13T16:32:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37481Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2021-04-13T16:32:26Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false
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