Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Cristian
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
DOI: 10.1590/2316-40185011
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10174
Resumo: Neste artigo, trabalho a relação entre a assinatura e autoria nos romances Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias. Explorarei o gesto da autoria como elemento à margem e inexpressivo, que se torna presente pelo uso das assinaturas de autor que as duas ficções fazem. Na de Lísias, como jogo de espelhos entre um ghostwriter que se torna reconhecido em um país estrangeiro, e em Chico Buarque, na medida em que a imagem de escritor cresce a partir da publicação do livro. Além disso, analisarei a versão cinematográfica de Walter Carvalho, Budapeste (2009), que redefine o mesmo jogo do romance, mas agora no cinema, abrindo uma área de autoria coletiva sobre a ficção. Em Divórcio, Ricardo Lísias escreve um jogo de correspondência entre a assinatura, o narrador e a personagem, mas a partir de uma desvalorização da imagem do autor que escreve. Essas duas formas permitem-me repensar o que significa ser um autor e ler algumas das condições da ficção brasileira do presente.
id UNB-5_7fc957cff5c6ae3ddb0b1d9f5ee1ed90
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10174
network_acronym_str UNB-5
network_name_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
spelling Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo LísiasNeste artigo, trabalho a relação entre a assinatura e autoria nos romances Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias. Explorarei o gesto da autoria como elemento à margem e inexpressivo, que se torna presente pelo uso das assinaturas de autor que as duas ficções fazem. Na de Lísias, como jogo de espelhos entre um ghostwriter que se torna reconhecido em um país estrangeiro, e em Chico Buarque, na medida em que a imagem de escritor cresce a partir da publicação do livro. Além disso, analisarei a versão cinematográfica de Walter Carvalho, Budapeste (2009), que redefine o mesmo jogo do romance, mas agora no cinema, abrindo uma área de autoria coletiva sobre a ficção. Em Divórcio, Ricardo Lísias escreve um jogo de correspondência entre a assinatura, o narrador e a personagem, mas a partir de uma desvalorização da imagem do autor que escreve. Essas duas formas permitem-me repensar o que significa ser um autor e ler algumas das condições da ficção brasileira do presente.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia2017-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1017410.1590/2316-40185011Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 50 (2017): Lugares do literário; 172-186Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 50 (2017): Lugares do literário; 172-1862316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBspahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10174/9016Molina, Cristianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:27:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10174Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:27:56Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
title Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
spellingShingle Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
Molina, Cristian
Molina, Cristian
title_short Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
title_full Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
title_fullStr Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
title_full_unstemmed Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
title_sort Assinatura e autoria em Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias
author Molina, Cristian
author_facet Molina, Cristian
Molina, Cristian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Cristian
description Neste artigo, trabalho a relação entre a assinatura e autoria nos romances Budapeste, de Chico Buarque, e Divórcio, de Ricardo Lísias. Explorarei o gesto da autoria como elemento à margem e inexpressivo, que se torna presente pelo uso das assinaturas de autor que as duas ficções fazem. Na de Lísias, como jogo de espelhos entre um ghostwriter que se torna reconhecido em um país estrangeiro, e em Chico Buarque, na medida em que a imagem de escritor cresce a partir da publicação do livro. Além disso, analisarei a versão cinematográfica de Walter Carvalho, Budapeste (2009), que redefine o mesmo jogo do romance, mas agora no cinema, abrindo uma área de autoria coletiva sobre a ficção. Em Divórcio, Ricardo Lísias escreve um jogo de correspondência entre a assinatura, o narrador e a personagem, mas a partir de uma desvalorização da imagem do autor que escreve. Essas duas formas permitem-me repensar o que significa ser um autor e ler algumas das condições da ficção brasileira do presente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer Reviewed
Evaluado por los pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10174
10.1590/2316-40185011
url https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10174
identifier_str_mv 10.1590/2316-40185011
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10174/9016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 50 (2017): Lugares do literário; 172-186
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 50 (2017): Lugares do literário; 172-186
2316-4018
1518-0158
reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
collection Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com
_version_ 1822181628200353792
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/2316-40185011