Literatura infantil na sociedade multimidiática
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10097 |
Resumo: | Este artigo objetiva a articulação de linguagens na literatura infantil no contexto da sociedade multimidiática. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais textos em diferentes suportes se relacionam, apropriando-se da articulação dos diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa). Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, este artigo está organizado em quatro seções. A primeira discute a maneira como a literatura pode ser compreendida no contexto da convergência midiática. A segunda seção aborda o potencial analítico do conceito de intertextualidade para observar as relações entre diversos textos e como elas fazem parte das mudanças discursivas e sociais transnacionais. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos na sociedade multimidiática, na análise de um livro infantil intitulado Aperte aqui, de Hervé Tullet (2011). A análise focaliza a imbricada relação entre o contexto digital, os textos contemporâneos e a produção literária, neste caso, a literatura infantil. Com base nessa análise discutimos o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias. |
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Literatura infantil na sociedade multimidiáticaEste artigo objetiva a articulação de linguagens na literatura infantil no contexto da sociedade multimidiática. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais textos em diferentes suportes se relacionam, apropriando-se da articulação dos diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa). Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, este artigo está organizado em quatro seções. A primeira discute a maneira como a literatura pode ser compreendida no contexto da convergência midiática. A segunda seção aborda o potencial analítico do conceito de intertextualidade para observar as relações entre diversos textos e como elas fazem parte das mudanças discursivas e sociais transnacionais. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos na sociedade multimidiática, na análise de um livro infantil intitulado Aperte aqui, de Hervé Tullet (2011). A análise focaliza a imbricada relação entre o contexto digital, os textos contemporâneos e a produção literária, neste caso, a literatura infantil. Com base nessa análise discutimos o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1009710.1590/2316-4018479Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 47 (2016): Literatura e novas mídias - Rejane C. Rocha (Org.); 185-202Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 47 (2016): Literatura e novas mídias - Rejane C. Rocha (Org.); 185-2022316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10097/8923Guimarães, GlauciaRibas, Maria Cristina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:28:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10097Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:28:12Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false |
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