Literatura infantil na sociedade multimidiática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Glaucia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10097
Resumo: Este artigo objetiva a articulação de linguagens na literatura infantil no contexto da sociedade multimidiática. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais textos em diferentes suportes se relacionam, apropriando-se da articulação dos diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa). Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, este artigo está organizado em quatro seções. A primeira discute a maneira como a literatura pode ser compreendida no contexto da convergência midiática. A segunda seção aborda o potencial analítico do conceito de intertextualidade para observar as relações entre diversos textos e como elas fazem parte das mudanças discursivas e sociais transnacionais. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos na sociedade multimidiática, na análise de um livro infantil intitulado Aperte aqui, de Hervé Tullet (2011). A análise focaliza a imbricada relação entre o contexto digital, os textos contemporâneos e a produção literária, neste caso, a literatura infantil. Com base nessa análise discutimos o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias.
id UNB-5_95c39431e5a6ab1eff7d907e49648021
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10097
network_acronym_str UNB-5
network_name_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository_id_str
spelling Literatura infantil na sociedade multimidiáticaEste artigo objetiva a articulação de linguagens na literatura infantil no contexto da sociedade multimidiática. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais textos em diferentes suportes se relacionam, apropriando-se da articulação dos diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa). Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, este artigo está organizado em quatro seções. A primeira discute a maneira como a literatura pode ser compreendida no contexto da convergência midiática. A segunda seção aborda o potencial analítico do conceito de intertextualidade para observar as relações entre diversos textos e como elas fazem parte das mudanças discursivas e sociais transnacionais. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos na sociedade multimidiática, na análise de um livro infantil intitulado Aperte aqui, de Hervé Tullet (2011). A análise focaliza a imbricada relação entre o contexto digital, os textos contemporâneos e a produção literária, neste caso, a literatura infantil. Com base nessa análise discutimos o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1009710.1590/2316-4018479Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 47 (2016): Literatura e novas mídias - Rejane C. Rocha (Org.); 185-202Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 47 (2016): Literatura e novas mídias - Rejane C. Rocha (Org.); 185-2022316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10097/8923Guimarães, GlauciaRibas, Maria Cristina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:28:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10097Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:28:12Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil na sociedade multimidiática
title Literatura infantil na sociedade multimidiática
spellingShingle Literatura infantil na sociedade multimidiática
Guimarães, Glaucia
title_short Literatura infantil na sociedade multimidiática
title_full Literatura infantil na sociedade multimidiática
title_fullStr Literatura infantil na sociedade multimidiática
title_full_unstemmed Literatura infantil na sociedade multimidiática
title_sort Literatura infantil na sociedade multimidiática
author Guimarães, Glaucia
author_facet Guimarães, Glaucia
Ribas, Maria Cristina Cardoso
author_role author
author2 Ribas, Maria Cristina Cardoso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Glaucia
Ribas, Maria Cristina Cardoso
description Este artigo objetiva a articulação de linguagens na literatura infantil no contexto da sociedade multimidiática. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais textos em diferentes suportes se relacionam, apropriando-se da articulação dos diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa). Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, este artigo está organizado em quatro seções. A primeira discute a maneira como a literatura pode ser compreendida no contexto da convergência midiática. A segunda seção aborda o potencial analítico do conceito de intertextualidade para observar as relações entre diversos textos e como elas fazem parte das mudanças discursivas e sociais transnacionais. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos na sociedade multimidiática, na análise de um livro infantil intitulado Aperte aqui, de Hervé Tullet (2011). A análise focaliza a imbricada relação entre o contexto digital, os textos contemporâneos e a produção literária, neste caso, a literatura infantil. Com base nessa análise discutimos o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer Reviewed
Evaluado por los pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10097
10.1590/2316-4018479
url https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10097
identifier_str_mv 10.1590/2316-4018479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10097/8923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 47 (2016): Literatura e novas mídias - Rejane C. Rocha (Org.); 185-202
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 47 (2016): Literatura e novas mídias - Rejane C. Rocha (Org.); 185-202
2316-4018
1518-0158
reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
collection Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com
_version_ 1800211020039323648