O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Fabíola
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9848
Resumo: Busca-se empreender uma leitura do livro Retrato desnatural (diários - 2004 a 2007), de Evando Nascimento, publicado em 2008, observando-se no modus operandi dessa escrita que se alberga sob a rubrica fi cção a maneira como o autor, em consonância com a noção de “texto escrevível”, de Roland Barthes, entretém um diálogo com diversas linguagens artísticas (artes plásticas, música, teatro, cinema, literatura), bem como com a fi losofi a ocidental. Será verifi cado também que esse diálogo, por sua vez, desemboca na ideia de expropriação do sujeito, uma vez que o autor reconhece, sob a marca do “próprio”, os inúmeros rastros deixados pelo outro em sua escrita. Os copiosos eus que integram a confecção de seu autorretrato, vestígios deixados pelo outro em si, compõem a imagem exata de sua inata “movência” ”“ pantomimas do a(u)tor a exibir suas múltiplas interversões, redefinindo a tarefa mesma de autoengendramento pela escrita, ao postular que “tudo então são fi cções diárias, ou seja, infi xões, deslizes, rolagens de um eu e seus outros. até onde” (Nascimento, 2008, p. 160). Singulares snapshots a ostentarem para nós, leitores/espectadores, sua única face possível: um retrato desnatural.
id UNB-5_b4d938d58875cba099636db0f93db1df
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9848
network_acronym_str UNB-5
network_name_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository_id_str
spelling O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando NascimentoBusca-se empreender uma leitura do livro Retrato desnatural (diários - 2004 a 2007), de Evando Nascimento, publicado em 2008, observando-se no modus operandi dessa escrita que se alberga sob a rubrica fi cção a maneira como o autor, em consonância com a noção de “texto escrevível”, de Roland Barthes, entretém um diálogo com diversas linguagens artísticas (artes plásticas, música, teatro, cinema, literatura), bem como com a fi losofi a ocidental. Será verifi cado também que esse diálogo, por sua vez, desemboca na ideia de expropriação do sujeito, uma vez que o autor reconhece, sob a marca do “próprio”, os inúmeros rastros deixados pelo outro em sua escrita. Os copiosos eus que integram a confecção de seu autorretrato, vestígios deixados pelo outro em si, compõem a imagem exata de sua inata “movência” ”“ pantomimas do a(u)tor a exibir suas múltiplas interversões, redefinindo a tarefa mesma de autoengendramento pela escrita, ao postular que “tudo então são fi cções diárias, ou seja, infi xões, deslizes, rolagens de um eu e seus outros. até onde” (Nascimento, 2008, p. 160). Singulares snapshots a ostentarem para nós, leitores/espectadores, sua única face possível: um retrato desnatural.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/984810.1590/S2316-40182012000200013Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 40 (2012): Estética dos Vestígios - Zilá Bernd Bernd (Org.); 205-212Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 40 (2012): Estética dos Vestígios - Zilá Bernd Bernd (Org.); 205-2122316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9848/8702Padilha, Fabíolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:30:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9848Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:30Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
title O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
spellingShingle O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
Padilha, Fabíola
title_short O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
title_full O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
title_fullStr O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
title_full_unstemmed O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
title_sort O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
author Padilha, Fabíola
author_facet Padilha, Fabíola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Fabíola
description Busca-se empreender uma leitura do livro Retrato desnatural (diários - 2004 a 2007), de Evando Nascimento, publicado em 2008, observando-se no modus operandi dessa escrita que se alberga sob a rubrica fi cção a maneira como o autor, em consonância com a noção de “texto escrevível”, de Roland Barthes, entretém um diálogo com diversas linguagens artísticas (artes plásticas, música, teatro, cinema, literatura), bem como com a fi losofi a ocidental. Será verifi cado também que esse diálogo, por sua vez, desemboca na ideia de expropriação do sujeito, uma vez que o autor reconhece, sob a marca do “próprio”, os inúmeros rastros deixados pelo outro em sua escrita. Os copiosos eus que integram a confecção de seu autorretrato, vestígios deixados pelo outro em si, compõem a imagem exata de sua inata “movência” ”“ pantomimas do a(u)tor a exibir suas múltiplas interversões, redefinindo a tarefa mesma de autoengendramento pela escrita, ao postular que “tudo então são fi cções diárias, ou seja, infi xões, deslizes, rolagens de um eu e seus outros. até onde” (Nascimento, 2008, p. 160). Singulares snapshots a ostentarem para nós, leitores/espectadores, sua única face possível: um retrato desnatural.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Evaluado por los pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9848
10.1590/S2316-40182012000200013
url https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9848
identifier_str_mv 10.1590/S2316-40182012000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9848/8702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 40 (2012): Estética dos Vestígios - Zilá Bernd Bernd (Org.); 205-212
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 40 (2012): Estética dos Vestígios - Zilá Bernd Bernd (Org.); 205-212
2316-4018
1518-0158
reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
collection Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com
_version_ 1800211019597873152