Entre vítima e perpetrador:: a identidade problemática da segunda geração pós- Shoá na Alemanha e a proposta do romance O leitor, de Bernhard Schlink
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9124 |
Resumo: | O romance O leitor, de Bernhard Schlink, foi um best seller excepcional da literatura alemã contemporânea. Depois recebeu muitas críticas por representar a história do holocausto de forma distorcida. O artigo defende que o tema central do livro não é o holocausto, mas a relação entre a geração dos pais nazistas e seus filhos. Até a publicação de O leitor, a atitude dominante frente à geração da guerra não era de compreensão, mas de censura. O romance constrói um enredo no qual o amor do protagonista proíbe esse comportamento e estabelece um processo que permite uma compreensão do perpetrador que não implica o perdão dos seus atos. Essa revisão se fez necessária para incluir a geração dos culpados na identidade coletiva alemã e, dessa forma, realmente assumir a responsabilidade histórica. |
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Entre vítima e perpetrador:: a identidade problemática da segunda geração pós- Shoá na Alemanha e a proposta do romance O leitor, de Bernhard SchlinkO romance O leitor, de Bernhard Schlink, foi um best seller excepcional da literatura alemã contemporânea. Depois recebeu muitas críticas por representar a história do holocausto de forma distorcida. O artigo defende que o tema central do livro não é o holocausto, mas a relação entre a geração dos pais nazistas e seus filhos. Até a publicação de O leitor, a atitude dominante frente à geração da guerra não era de compreensão, mas de censura. O romance constrói um enredo no qual o amor do protagonista proíbe esse comportamento e estabelece um processo que permite uma compreensão do perpetrador que não implica o perdão dos seus atos. Essa revisão se fez necessária para incluir a geração dos culpados na identidade coletiva alemã e, dessa forma, realmente assumir a responsabilidade histórica.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília2011-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9124Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 29 (2007): Escritas da violência; 153-164Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 29 (2007): Escritas da violência; 153-1642316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9124/8131Galle, Helmutinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:39:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9124Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:39:48Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false |
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