A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Miguel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9643
Resumo: A narração impassível, que emula em sua indiferença a brutalidade dos episódios descritos, caracteriza as ficções de mais visibilidade crítica e midiática na produção literária brasileira dos anos 1990. A atenção recebida por esse realismo mimético, que aposta no choque como estratégia de apreensão imediata do real, contribui para a criação de um contexto em que a narração comovida é percebida como ingênua, ou suspeita. A recepção dos contos de João Anzanello Carrascoza, descritos como fronteiriços entre o sublime e o kitsch, é um exemplo disso. Mas, nessas histórias, a comoção não resulta de uma negação do real, e sim do reconhecimento daquilo que ele tem de inelutável e “idiota”, como disse Clément Rosset.
id UNB-5_e51a19b861848f93238d51f46aa2ace2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9643
network_acronym_str UNB-5
network_name_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository_id_str
spelling A escrita comovida de João Anzanello CarrascozaA narração impassível, que emula em sua indiferença a brutalidade dos episódios descritos, caracteriza as ficções de mais visibilidade crítica e midiática na produção literária brasileira dos anos 1990. A atenção recebida por esse realismo mimético, que aposta no choque como estratégia de apreensão imediata do real, contribui para a criação de um contexto em que a narração comovida é percebida como ingênua, ou suspeita. A recepção dos contos de João Anzanello Carrascoza, descritos como fronteiriços entre o sublime e o kitsch, é um exemplo disso. Mas, nessas histórias, a comoção não resulta de uma negação do real, e sim do reconhecimento daquilo que ele tem de inelutável e “idiota”, como disse Clément Rosset.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia2011-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9643Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 34 (2009): Campo literário; 223-232Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 34 (2009): Campo literário; 223-2322316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9643/8515Conde, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9643Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:36:27Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza
title A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza
spellingShingle A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza
Conde, Miguel
title_short A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza
title_full A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza
title_fullStr A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza
title_full_unstemmed A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza
title_sort A escrita comovida de João Anzanello Carrascoza
author Conde, Miguel
author_facet Conde, Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Miguel
description A narração impassível, que emula em sua indiferença a brutalidade dos episódios descritos, caracteriza as ficções de mais visibilidade crítica e midiática na produção literária brasileira dos anos 1990. A atenção recebida por esse realismo mimético, que aposta no choque como estratégia de apreensão imediata do real, contribui para a criação de um contexto em que a narração comovida é percebida como ingênua, ou suspeita. A recepção dos contos de João Anzanello Carrascoza, descritos como fronteiriços entre o sublime e o kitsch, é um exemplo disso. Mas, nessas histórias, a comoção não resulta de uma negação do real, e sim do reconhecimento daquilo que ele tem de inelutável e “idiota”, como disse Clément Rosset.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Evaluado por los pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9643
url https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9643/8515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 34 (2009): Campo literário; 223-232
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 34 (2009): Campo literário; 223-232
2316-4018
1518-0158
reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
collection Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com
_version_ 1788355294786486272