Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Julio Cesar Guimarães de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/18915
Resumo: A Ciência Política contemporânea teve um ponto de inflexão naconstrução do conhecimento sobre as realidades políticas e sociais com a publicação da obra Designing social inquiry: scientifc inference in qualitative research, de King, Keohane e Verba (1994). Os autores empreendem maior sistematicidade aos desenhos de pesquisa nas diversas áreas das Ciências Sociais. E apontam a construção de inferências válidas como o objetivo principal da pesquisa científca. As discussões em torno de Designing Social Inquiry e o foco na construção de inferências válidas orientou a criação de um amplo portfólio metodológico à disposição dos cientistas políticos. Esse leque multifacetado de possibilidades inferenciais levou Rezende (2016) a cunhar o termo Pluralismo Inferencial “em que coexistem múltiplas lógicas de causação para a produção de inferências válidas” (REZENDE, 2016). Com o objetivo investigar as técnicas e os testes de hipótese mobilizados pelos pesquisadores de nossas instituições legislativas, o presente trabalho utilizou o Modelo de Engrenagens Analíticas (MEA) (REZENDE, 2015) para consubstanciar o diagnóstico. Os achadosapontam que há espaço para incremento metodológico da área dosestudos legislativos no Brasil, especialmente no que se refere: à integração entre as metodologias quantitativas e qualitativas, as estratégias de identifcação e discussões mais aprofundadas sobre o viés de seleção.
id UNB-6_361d02292105709b2408dddf3dd1a92d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18915
network_acronym_str UNB-6
network_name_str Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
repository_id_str
spelling Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileirosA Ciência Política contemporânea teve um ponto de inflexão naconstrução do conhecimento sobre as realidades políticas e sociais com a publicação da obra Designing social inquiry: scientifc inference in qualitative research, de King, Keohane e Verba (1994). Os autores empreendem maior sistematicidade aos desenhos de pesquisa nas diversas áreas das Ciências Sociais. E apontam a construção de inferências válidas como o objetivo principal da pesquisa científca. As discussões em torno de Designing Social Inquiry e o foco na construção de inferências válidas orientou a criação de um amplo portfólio metodológico à disposição dos cientistas políticos. Esse leque multifacetado de possibilidades inferenciais levou Rezende (2016) a cunhar o termo Pluralismo Inferencial “em que coexistem múltiplas lógicas de causação para a produção de inferências válidas” (REZENDE, 2016). Com o objetivo investigar as técnicas e os testes de hipótese mobilizados pelos pesquisadores de nossas instituições legislativas, o presente trabalho utilizou o Modelo de Engrenagens Analíticas (MEA) (REZENDE, 2015) para consubstanciar o diagnóstico. Os achadosapontam que há espaço para incremento metodológico da área dosestudos legislativos no Brasil, especialmente no que se refere: à integração entre as metodologias quantitativas e qualitativas, as estratégias de identifcação e discussões mais aprofundadas sobre o viés de seleção.A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.2018-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/18915Revista Brasileira de Ciência Política; n. 26 (2018): RBCP N.26 Maio/Agosto de 20182178-48840103-3352reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/18915/17544Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Julio Cesar Guimarães de2018-11-08T20:16:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18915Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcpPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/oai||rbcp@unb.br2178-48840103-3352opendoar:2018-11-08T20:16:32Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros
title Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros
spellingShingle Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros
Paula, Julio Cesar Guimarães de
title_short Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros
title_full Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros
title_fullStr Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros
title_full_unstemmed Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros
title_sort Em busca da inferência válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros
author Paula, Julio Cesar Guimarães de
author_facet Paula, Julio Cesar Guimarães de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Julio Cesar Guimarães de
description A Ciência Política contemporânea teve um ponto de inflexão naconstrução do conhecimento sobre as realidades políticas e sociais com a publicação da obra Designing social inquiry: scientifc inference in qualitative research, de King, Keohane e Verba (1994). Os autores empreendem maior sistematicidade aos desenhos de pesquisa nas diversas áreas das Ciências Sociais. E apontam a construção de inferências válidas como o objetivo principal da pesquisa científca. As discussões em torno de Designing Social Inquiry e o foco na construção de inferências válidas orientou a criação de um amplo portfólio metodológico à disposição dos cientistas políticos. Esse leque multifacetado de possibilidades inferenciais levou Rezende (2016) a cunhar o termo Pluralismo Inferencial “em que coexistem múltiplas lógicas de causação para a produção de inferências válidas” (REZENDE, 2016). Com o objetivo investigar as técnicas e os testes de hipótese mobilizados pelos pesquisadores de nossas instituições legislativas, o presente trabalho utilizou o Modelo de Engrenagens Analíticas (MEA) (REZENDE, 2015) para consubstanciar o diagnóstico. Os achadosapontam que há espaço para incremento metodológico da área dosestudos legislativos no Brasil, especialmente no que se refere: à integração entre as metodologias quantitativas e qualitativas, as estratégias de identifcação e discussões mais aprofundadas sobre o viés de seleção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/18915
url https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/18915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/18915/17544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciência Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.
publisher.none.fl_str_mv A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência Política; n. 26 (2018): RBCP N.26 Maio/Agosto de 2018
2178-4884
0103-3352
reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbcp@unb.br
_version_ 1800213242442678272