Novos atores políticos de esquerda nas redes sociais: o uso do Facebook pelas lideranças do Podemos e do Bloco de Esquerda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Camargo Penteado, Claudio Luis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elias de Souza, Paulo Roberto, Fiacadori, Giuliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/31490
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de comunicação digitalutilizadas pelas lideranças do partido-movimento espanhol Podemos e dopartido português Bloco de Esquerda a partir da análise das publicaçõesde páginas das lideranças no Facebook. Com lideranças jovens inseridasna dinâmica das redes, Podemos e Bloco de Esquerda utilizam as redessociais para transmitir conteúdo político sem a mediação dos canaisde imprensa. A partir da análise de 200 mensagens mais engajadas naspáginas, entre julho de 2016 e abril de 2018, identificou-se os principaistemas e recursos utilizados. Os resultados indicam que as lideranças doPodemos obtêm maior engajamento e alcance em suas publicações queas representantes portuguesas. O estudo também permitiu identificarestratégias discursivas e formas de apropriação do Facebook na açãopolítica dessas lideranças políticas emergentes.
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