Novos atores políticos de esquerda nas redes sociais: o uso do Facebook pelas lideranças do Podemos e do Bloco de Esquerda
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência Política (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/31490 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de comunicação digitalutilizadas pelas lideranças do partido-movimento espanhol Podemos e dopartido português Bloco de Esquerda a partir da análise das publicaçõesde páginas das lideranças no Facebook. Com lideranças jovens inseridasna dinâmica das redes, Podemos e Bloco de Esquerda utilizam as redessociais para transmitir conteúdo político sem a mediação dos canaisde imprensa. A partir da análise de 200 mensagens mais engajadas naspáginas, entre julho de 2016 e abril de 2018, identificou-se os principaistemas e recursos utilizados. Os resultados indicam que as lideranças doPodemos obtêm maior engajamento e alcance em suas publicações queas representantes portuguesas. O estudo também permitiu identificarestratégias discursivas e formas de apropriação do Facebook na açãopolítica dessas lideranças políticas emergentes. |
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Novos atores políticos de esquerda nas redes sociais: o uso do Facebook pelas lideranças do Podemos e do Bloco de EsquerdaEste artigo tem por objetivo analisar as estratégias de comunicação digitalutilizadas pelas lideranças do partido-movimento espanhol Podemos e dopartido português Bloco de Esquerda a partir da análise das publicaçõesde páginas das lideranças no Facebook. Com lideranças jovens inseridasna dinâmica das redes, Podemos e Bloco de Esquerda utilizam as redessociais para transmitir conteúdo político sem a mediação dos canaisde imprensa. A partir da análise de 200 mensagens mais engajadas naspáginas, entre julho de 2016 e abril de 2018, identificou-se os principaistemas e recursos utilizados. Os resultados indicam que as lideranças doPodemos obtêm maior engajamento e alcance em suas publicações queas representantes portuguesas. O estudo também permitiu identificarestratégias discursivas e formas de apropriação do Facebook na açãopolítica dessas lideranças políticas emergentes.A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/31490Revista Brasileira de Ciência Política; n. 31 (2020): Revista Brasileira de Ciência Política - Janeiro a Abril - 2020; 7-402178-48840103-3352reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/31490/26113Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Camargo Penteado, Claudio LuisElias de Souza, Paulo RobertoFiacadori, Giuliana2020-05-12T21:20:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31490Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcpPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/oai||rbcp@unb.br2178-48840103-3352opendoar:2020-05-12T21:20:06Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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