Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lelo, Thales Vilela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/16068
Resumo: O objetivo deste artigo é escrutinar as críticas tecidas pelo filósofo estadunidense Patchen Markell aos autores situados no campo das teorias do reconhecimento, reconstruindo, por meio de seus questionamentos, as obras dos pesquisadores com os quais ele se propoÌ‚s a dialogar, e indicando, por intermédio desse procedimento, inconsistências em suas problematizações, decorrentes do fato de Markell não ter avaliado adequadamente o percurso argumentativo adotado pelos autores. O estudo toma como eixo central a obra Bound by Recognition, publicada por Markell em 2003, e a análise permitiu, inclusive, apontar que, a despeito da contribuição oferecida pelo autor com a proposição de uma política do acknowledgment, tal projeto teórico não se delineia como a panaceia de incongruências associadas ao reconhecimento, mas se insere na mesma agenda das teorias que aventa questionar.
id UNB-6_e4e271fb185b204611c24b86d1cf451d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16068
network_acronym_str UNB-6
network_name_str Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
repository_id_str
spelling Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?O objetivo deste artigo é escrutinar as críticas tecidas pelo filósofo estadunidense Patchen Markell aos autores situados no campo das teorias do reconhecimento, reconstruindo, por meio de seus questionamentos, as obras dos pesquisadores com os quais ele se propoÌ‚s a dialogar, e indicando, por intermédio desse procedimento, inconsistências em suas problematizações, decorrentes do fato de Markell não ter avaliado adequadamente o percurso argumentativo adotado pelos autores. O estudo toma como eixo central a obra Bound by Recognition, publicada por Markell em 2003, e a análise permitiu, inclusive, apontar que, a despeito da contribuição oferecida pelo autor com a proposição de uma política do acknowledgment, tal projeto teórico não se delineia como a panaceia de incongruências associadas ao reconhecimento, mas se insere na mesma agenda das teorias que aventa questionar. A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.2018-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/16068Revista Brasileira de Ciência Política; n. 22 (2017): RBCP N. 22 Janeiro/Abril de 20172178-48840103-3352reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/16068/14357Lelo, Thales Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-03T03:08:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16068Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcpPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/oai||rbcp@unb.br2178-48840103-3352opendoar:2018-10-03T03:08:02Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?
title Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?
spellingShingle Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?
Lelo, Thales Vilela
title_short Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?
title_full Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?
title_fullStr Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?
title_full_unstemmed Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?
title_sort Seria a luta por reconhecimento uma aspiração à agência soberana?
author Lelo, Thales Vilela
author_facet Lelo, Thales Vilela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lelo, Thales Vilela
description O objetivo deste artigo é escrutinar as críticas tecidas pelo filósofo estadunidense Patchen Markell aos autores situados no campo das teorias do reconhecimento, reconstruindo, por meio de seus questionamentos, as obras dos pesquisadores com os quais ele se propoÌ‚s a dialogar, e indicando, por intermédio desse procedimento, inconsistências em suas problematizações, decorrentes do fato de Markell não ter avaliado adequadamente o percurso argumentativo adotado pelos autores. O estudo toma como eixo central a obra Bound by Recognition, publicada por Markell em 2003, e a análise permitiu, inclusive, apontar que, a despeito da contribuição oferecida pelo autor com a proposição de uma política do acknowledgment, tal projeto teórico não se delineia como a panaceia de incongruências associadas ao reconhecimento, mas se insere na mesma agenda das teorias que aventa questionar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/16068
url https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/16068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/16068/14357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.
publisher.none.fl_str_mv A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência Política; n. 22 (2017): RBCP N. 22 Janeiro/Abril de 2017
2178-4884
0103-3352
reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbcp@unb.br
_version_ 1800213242272808960