Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertúlio, André Luiz de Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2260
Resumo: A presente dissertação faz um estudo a respeito da formação do Multiplicador em Competência em Informação; quais os requisitos necessários e desejados para sê-lo, e trata de sua formação propriamente dita, como a questão do treinamento contínuo, do constante interesse pelo novo, e inovador, de modo que contribua para ser um facilitador da aprendizagem. O trabalho traz uma análise da relação entre a Ciência da Informação (CI) e a Competência em Informação, tratando da origem, principais conceitos, documentos fundamentais, e objetivos nos países que a adotarem; ao final, o trabalho trará também um estudo prático realizado com alunos de Pós-Graduação em CI, que atuarão como Multiplicadores em uma turma de graduação em Biblioteconomia, ambas da Faculdade de Ciência da Informação ”“ FCI, da Universidade de Brasília ”“ UnB, sendo que os resultados complementam o entendimento de aspectos teóricos da pesquisa.
id UNB-7_39a926cc2c2ed4f19b19ea40a9efdff7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2260
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Estudo e formação de multiplicadores em competência em informaçãocientistas da informaçãocompetência em informaçãobibliotecárioscientíficos de la informacióncompetencia en informaciónbibliotecariosinformation scientistsinformation competencelibrariansA presente dissertação faz um estudo a respeito da formação do Multiplicador em Competência em Informação; quais os requisitos necessários e desejados para sê-lo, e trata de sua formação propriamente dita, como a questão do treinamento contínuo, do constante interesse pelo novo, e inovador, de modo que contribua para ser um facilitador da aprendizagem. O trabalho traz uma análise da relação entre a Ciência da Informação (CI) e a Competência em Informação, tratando da origem, principais conceitos, documentos fundamentais, e objetivos nos países que a adotarem; ao final, o trabalho trará também um estudo prático realizado com alunos de Pós-Graduação em CI, que atuarão como Multiplicadores em uma turma de graduação em Biblioteconomia, ambas da Faculdade de Ciência da Informação ”“ FCI, da Universidade de Brasília ”“ UnB, sendo que os resultados complementam o entendimento de aspectos teóricos da pesquisa.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2260Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 320Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 320Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 3201983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2260/2007https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2260/6094Copyright (c) 2016 André Luiz de Araújo Bertúliohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBertúlio, André Luiz de Araújo2021-03-30T23:35:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2260Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2021-03-30T23:35:28Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação
title Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação
spellingShingle Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação
Bertúlio, André Luiz de Araújo
cientistas da informação
competência em informação
bibliotecários
científicos de la información
competencia en información
bibliotecarios
information scientists
information competence
librarians
title_short Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação
title_full Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação
title_fullStr Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação
title_full_unstemmed Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação
title_sort Estudo e formação de multiplicadores em competência em informação
author Bertúlio, André Luiz de Araújo
author_facet Bertúlio, André Luiz de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertúlio, André Luiz de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv cientistas da informação
competência em informação
bibliotecários
científicos de la información
competencia en información
bibliotecarios
information scientists
information competence
librarians
topic cientistas da informação
competência em informação
bibliotecários
científicos de la información
competencia en información
bibliotecarios
information scientists
information competence
librarians
description A presente dissertação faz um estudo a respeito da formação do Multiplicador em Competência em Informação; quais os requisitos necessários e desejados para sê-lo, e trata de sua formação propriamente dita, como a questão do treinamento contínuo, do constante interesse pelo novo, e inovador, de modo que contribua para ser um facilitador da aprendizagem. O trabalho traz uma análise da relação entre a Ciência da Informação (CI) e a Competência em Informação, tratando da origem, principais conceitos, documentos fundamentais, e objetivos nos países que a adotarem; ao final, o trabalho trará também um estudo prático realizado com alunos de Pós-Graduação em CI, que atuarão como Multiplicadores em uma turma de graduação em Biblioteconomia, ambas da Faculdade de Ciência da Informação ”“ FCI, da Universidade de Brasília ”“ UnB, sendo que os resultados complementam o entendimento de aspectos teóricos da pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2260
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2260/2007
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2260/6094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 André Luiz de Araújo Bertúlio
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 André Luiz de Araújo Bertúlio
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 320
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 320
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 320
1983-5213
10.26512/rici.v9.n1.2016
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998218457088