Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
DOI: | 10.26512/rici.v8.n2.2015.2077 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077 |
Resumo: | Este artigo trata do Modelo de Ação Comunicativa e de Informação para Redes Sociais em Ambientes Digitais, uma articulação transdisciplinar de conhecimentos e saberes que orienta a construção coletiva e colaborativa de estratégias inclusivas de comunicação e de formação permanente de competências para promover o entendimento entre atores integrantes de uma rede social. A Ciência da Informação, a Comunicação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) organizam, em relação de transdisciplinaridade, esta articulação. Este modelo é base para o diagnóstico e o planejamento de ações: para a construção coletiva de relações de comunicação negociadas entre os participantes da rede; para a criação de ambientes digitais que propiciem espaços de aprendizagem para o enfrentamento da informação e da comunicação; para que especialistas em comunicação pública promovam a transparência da informação, como previsto na Constituição e na Lei de Acesso à Informação do Brasil. O modelo articula metodologias para análise do indivíduo e da rede (Estudo de Usuários, Análise de Redes Sociais, Multivocalidade) para obter diagnóstico e elaborar planejamento de ações de comunicação e de informação. |
id |
UNB-7_486cd70142e9e5e9e1df8e00ea2c1324 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2077 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
spelling |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprenderAnálise de redes sociais;Ator-rede;Competências em informação e comunicação;Multivocalidade;Redes sociais;TransdisciplinaridadeEste artigo trata do Modelo de Ação Comunicativa e de Informação para Redes Sociais em Ambientes Digitais, uma articulação transdisciplinar de conhecimentos e saberes que orienta a construção coletiva e colaborativa de estratégias inclusivas de comunicação e de formação permanente de competências para promover o entendimento entre atores integrantes de uma rede social. A Ciência da Informação, a Comunicação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) organizam, em relação de transdisciplinaridade, esta articulação. Este modelo é base para o diagnóstico e o planejamento de ações: para a construção coletiva de relações de comunicação negociadas entre os participantes da rede; para a criação de ambientes digitais que propiciem espaços de aprendizagem para o enfrentamento da informação e da comunicação; para que especialistas em comunicação pública promovam a transparência da informação, como previsto na Constituição e na Lei de Acesso à Informação do Brasil. O modelo articula metodologias para análise do indivíduo e da rede (Estudo de Usuários, Análise de Redes Sociais, Multivocalidade) para obter diagnóstico e elaborar planejamento de ações de comunicação e de informação.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodos mistosapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/207710.26512/rici.v8.n2.2015.2077Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 194-211Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 194-211Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 194-2111983-521310.26512/rici.v8.n2.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077/1836Marques, Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T12:02:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2077Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-08-27T12:02:07Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender |
title |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender |
spellingShingle |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender Marques, Márcia Análise de redes sociais; Ator-rede; Competências em informação e comunicação; Multivocalidade; Redes sociais; Transdisciplinaridade Marques, Márcia Análise de redes sociais; Ator-rede; Competências em informação e comunicação; Multivocalidade; Redes sociais; Transdisciplinaridade |
title_short |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender |
title_full |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender |
title_fullStr |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender |
title_full_unstemmed |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender |
title_sort |
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender |
author |
Marques, Márcia |
author_facet |
Marques, Márcia Marques, Márcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de redes sociais; Ator-rede; Competências em informação e comunicação; Multivocalidade; Redes sociais; Transdisciplinaridade |
topic |
Análise de redes sociais; Ator-rede; Competências em informação e comunicação; Multivocalidade; Redes sociais; Transdisciplinaridade |
description |
Este artigo trata do Modelo de Ação Comunicativa e de Informação para Redes Sociais em Ambientes Digitais, uma articulação transdisciplinar de conhecimentos e saberes que orienta a construção coletiva e colaborativa de estratégias inclusivas de comunicação e de formação permanente de competências para promover o entendimento entre atores integrantes de uma rede social. A Ciência da Informação, a Comunicação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) organizam, em relação de transdisciplinaridade, esta articulação. Este modelo é base para o diagnóstico e o planejamento de ações: para a construção coletiva de relações de comunicação negociadas entre os participantes da rede; para a criação de ambientes digitais que propiciem espaços de aprendizagem para o enfrentamento da informação e da comunicação; para que especialistas em comunicação pública promovam a transparência da informação, como previsto na Constituição e na Lei de Acesso à Informação do Brasil. O modelo articula metodologias para análise do indivíduo e da rede (Estudo de Usuários, Análise de Redes Sociais, Multivocalidade) para obter diagnóstico e elaborar planejamento de ações de comunicação e de informação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Métodos mistos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077 10.26512/rici.v8.n2.2015.2077 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v8.n2.2015.2077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077/1836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 194-211 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 194-211 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 194-211 1983-5213 10.26512/rici.v8.n2.2015 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1822181627783020544 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26512/rici.v8.n2.2015.2077 |