Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Márcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
DOI: 10.26512/rici.v8.n2.2015.2077
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077
Resumo: Este artigo trata do Modelo de Ação Comunicativa e de Informação para Redes Sociais em Ambientes Digitais, uma articulação transdisciplinar de conhecimentos e saberes que orienta a construção coletiva e colaborativa de estratégias inclusivas de comunicação e de formação permanente de competências para promover o entendimento entre atores integrantes de uma rede social. A Ciência da Informação, a Comunicação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) organizam, em relação de transdisciplinaridade, esta articulação. Este modelo é base para o diagnóstico e o planejamento de ações: para a construção coletiva de relações de comunicação negociadas entre os participantes da rede; para a criação de ambientes digitais que propiciem espaços de aprendizagem para o enfrentamento da informação e da comunicação; para que especialistas em comunicação pública promovam a transparência da informação, como previsto na Constituição e na Lei de Acesso à Informação do Brasil. O modelo articula metodologias para análise do indivíduo e da rede (Estudo de Usuários, Análise de Redes Sociais, Multivocalidade) para obter diagnóstico e elaborar planejamento de ações de comunicação e de informação.
id UNB-7_486cd70142e9e5e9e1df8e00ea2c1324
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2077
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
spelling Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprenderAnálise de redes sociais;Ator-rede;Competências em informação e comunicação;Multivocalidade;Redes sociais;TransdisciplinaridadeEste artigo trata do Modelo de Ação Comunicativa e de Informação para Redes Sociais em Ambientes Digitais, uma articulação transdisciplinar de conhecimentos e saberes que orienta a construção coletiva e colaborativa de estratégias inclusivas de comunicação e de formação permanente de competências para promover o entendimento entre atores integrantes de uma rede social. A Ciência da Informação, a Comunicação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) organizam, em relação de transdisciplinaridade, esta articulação. Este modelo é base para o diagnóstico e o planejamento de ações: para a construção coletiva de relações de comunicação negociadas entre os participantes da rede; para a criação de ambientes digitais que propiciem espaços de aprendizagem para o enfrentamento da informação e da comunicação; para que especialistas em comunicação pública promovam a transparência da informação, como previsto na Constituição e na Lei de Acesso à Informação do Brasil. O modelo articula metodologias para análise do indivíduo e da rede (Estudo de Usuários, Análise de Redes Sociais, Multivocalidade) para obter diagnóstico e elaborar planejamento de ações de comunicação e de informação.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodos mistosapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/207710.26512/rici.v8.n2.2015.2077Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 194-211Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 194-211Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 194-2111983-521310.26512/rici.v8.n2.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077/1836Marques, Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T12:02:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2077Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-08-27T12:02:07Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
title Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
spellingShingle Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
Marques, Márcia
Análise de redes sociais;
Ator-rede;
Competências em informação e comunicação;
Multivocalidade;
Redes sociais;
Transdisciplinaridade
Marques, Márcia
Análise de redes sociais;
Ator-rede;
Competências em informação e comunicação;
Multivocalidade;
Redes sociais;
Transdisciplinaridade
title_short Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
title_full Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
title_fullStr Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
title_full_unstemmed Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
title_sort Ação comunicativa e de informação: modelo transdisciplinar para o aprender a aprender
author Marques, Márcia
author_facet Marques, Márcia
Marques, Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de redes sociais;
Ator-rede;
Competências em informação e comunicação;
Multivocalidade;
Redes sociais;
Transdisciplinaridade
topic Análise de redes sociais;
Ator-rede;
Competências em informação e comunicação;
Multivocalidade;
Redes sociais;
Transdisciplinaridade
description Este artigo trata do Modelo de Ação Comunicativa e de Informação para Redes Sociais em Ambientes Digitais, uma articulação transdisciplinar de conhecimentos e saberes que orienta a construção coletiva e colaborativa de estratégias inclusivas de comunicação e de formação permanente de competências para promover o entendimento entre atores integrantes de uma rede social. A Ciência da Informação, a Comunicação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) organizam, em relação de transdisciplinaridade, esta articulação. Este modelo é base para o diagnóstico e o planejamento de ações: para a construção coletiva de relações de comunicação negociadas entre os participantes da rede; para a criação de ambientes digitais que propiciem espaços de aprendizagem para o enfrentamento da informação e da comunicação; para que especialistas em comunicação pública promovam a transparência da informação, como previsto na Constituição e na Lei de Acesso à Informação do Brasil. O modelo articula metodologias para análise do indivíduo e da rede (Estudo de Usuários, Análise de Redes Sociais, Multivocalidade) para obter diagnóstico e elaborar planejamento de ações de comunicação e de informação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Métodos mistos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077
10.26512/rici.v8.n2.2015.2077
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077
identifier_str_mv 10.26512/rici.v8.n2.2015.2077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2077/1836
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 194-211
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 194-211
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 194-211
1983-5213
10.26512/rici.v8.n2.2015
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1822181627783020544
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26512/rici.v8.n2.2015.2077