Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898 |
Resumo: | Este artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação. |
id |
UNB-7_5e02092abb724a0a5a39f6ae4d0b885e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1898 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacionalcompetências digitaisinternetpráticas pedagógicasredes sociais´competencias digitalesinternetprácticas pedagógicasredes socialesdigital competenciesinternetpedagogical practicessocial networksEste artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/189810.26512/rici.v8.n1.2015.1898Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 1 (2015); 54-66Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 1 (2015); 54-66Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 1 (2015); 54-661983-521310.26512/rici.v8.n1.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898/1674Linhares, Maria Conceição da SilvaLinhares, Ronaldo NunesLinhares, Juliana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:55:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1898Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:55:31Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional |
title |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional |
spellingShingle |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional Linhares, Maria Conceição da Silva competências digitais internet práticas pedagógicas redes sociais ´competencias digitales internet prácticas pedagógicas redes sociales digital competencies internet pedagogical practices social networks |
title_short |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional |
title_full |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional |
title_fullStr |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional |
title_full_unstemmed |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional |
title_sort |
Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional |
author |
Linhares, Maria Conceição da Silva |
author_facet |
Linhares, Maria Conceição da Silva Linhares, Ronaldo Nunes Linhares, Juliana Silva |
author_role |
author |
author2 |
Linhares, Ronaldo Nunes Linhares, Juliana Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Maria Conceição da Silva Linhares, Ronaldo Nunes Linhares, Juliana Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competências digitais internet práticas pedagógicas redes sociais ´competencias digitales internet prácticas pedagógicas redes sociales digital competencies internet pedagogical practices social networks |
topic |
competências digitais internet práticas pedagógicas redes sociais ´competencias digitales internet prácticas pedagógicas redes sociales digital competencies internet pedagogical practices social networks |
description |
Este artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898 10.26512/rici.v8.n1.2015.1898 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v8.n1.2015.1898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898/1674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 1 (2015); 54-66 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 1 (2015); 54-66 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 1 (2015); 54-66 1983-5213 10.26512/rici.v8.n1.2015 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210997698363392 |