Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Maria Conceição da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Linhares, Ronaldo Nunes, Linhares, Juliana Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898
Resumo: Este artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação.
id UNB-7_5e02092abb724a0a5a39f6ae4d0b885e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1898
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacionalcompetências digitaisinternetpráticas pedagógicasredes sociais´competencias digitalesinternetprácticas pedagógicasredes socialesdigital competenciesinternetpedagogical practicessocial networksEste artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/189810.26512/rici.v8.n1.2015.1898Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 1 (2015); 54-66Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 1 (2015); 54-66Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 1 (2015); 54-661983-521310.26512/rici.v8.n1.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898/1674Linhares, Maria Conceição da SilvaLinhares, Ronaldo NunesLinhares, Juliana Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:55:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1898Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:55:31Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
title Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
spellingShingle Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
Linhares, Maria Conceição da Silva
competências digitais
internet
práticas pedagógicas
redes sociais
´competencias digitales
internet
prácticas pedagógicas
redes sociales
digital competencies
internet
pedagogical practices
social networks
title_short Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
title_full Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
title_fullStr Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
title_full_unstemmed Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
title_sort Internet na escola: Possibilidade para a alfabetização informacional
author Linhares, Maria Conceição da Silva
author_facet Linhares, Maria Conceição da Silva
Linhares, Ronaldo Nunes
Linhares, Juliana Silva
author_role author
author2 Linhares, Ronaldo Nunes
Linhares, Juliana Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Maria Conceição da Silva
Linhares, Ronaldo Nunes
Linhares, Juliana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv competências digitais
internet
práticas pedagógicas
redes sociais
´competencias digitales
internet
prácticas pedagógicas
redes sociales
digital competencies
internet
pedagogical practices
social networks
topic competências digitais
internet
práticas pedagógicas
redes sociais
´competencias digitales
internet
prácticas pedagógicas
redes sociales
digital competencies
internet
pedagogical practices
social networks
description Este artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Cerveró (2007), Area (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898
10.26512/rici.v8.n1.2015.1898
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898
identifier_str_mv 10.26512/rici.v8.n1.2015.1898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1898/1674
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 1 (2015); 54-66
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 1 (2015); 54-66
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 1 (2015); 54-66
1983-5213
10.26512/rici.v8.n1.2015
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210997698363392