Análise e tematização da imagem fotográfica: determinação, delimitação e direcionamento dos discursos da imagem fotográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2093 |
Resumo: | A pesquisa aborda a imagem fotográfica no seu aspecto exclusivamente documental, embora, para isso, comente algumas questões técnicas e conceituais da fotografia. Essa abordagem engloba atividades inseridas na vertente prática da Ciência da Informação e que se incluem no processo DAM ”“ Digital Asset Management (Administração de Objetos Digitais) de organização de imagens digitais. O principal aspecto considerado na pesquisa é a tematização da imagem fotográfica, responsável, em primeiro lugar, pela determinação de discursos temáticos e pela delimitação e direcionamento desses discursos em razão das características dos bancos de imagens onde as fotos serão armazenadas e, segundo, pela reunião de fotos que possuam algum tipo de discurso que lhes possa ser comum. Como se trata de tematizar um tipo de imagem (no caso, a fotográfica) oferece uma visão geral sobre a imagem em si mesma, mostrando sua importância como meio de interação do homem com o mundo e o seu significado como meio de comunicação de ideias, de conhecimentos e de doutrinas, da pré-história aos dias atuais. Mostra, também, de maneira sucinta, o processo de tematização da imagem na história, indicando como o homem delimitava e direcionava os discursos imagéticos conforme sua conveniência e seus interesses políticos e/ou religiosos. Mostra alguns tópicos básicos que nortearam a pesquisa, tais como uma brevíssima história da fotografia e os conceitos de: referente, realidade fotográfica, polissemia, denotação fotográfica, conotação fotográfica, teorias de Dubois (2007), teoria do DE e do SOBRE, de Shatford (1994) etc. Apresenta o conceito de tematização fotográfica e indica o porquê de se tematizar as fotografias. Faz uma comparação entre tematização e indexação, mostrando que a tematização é uma técnica anterior à indexação no processo de organização da imagem fotográfica. Mostra que a tematização sofre influências de uma série de fatores, tais como as qualidades técnicas e visuais das fotografias (baseadas em princípios da Gestalt da Forma), possíveis funções que a fotografia possa desempenhar cognição e imagem mental de analistas e usuários e, principalmente, das características do banco de imagens. Apresenta um exercício prático com 22 fotografias, as quais passam por todo o processo de tematização, incluindo a análise descritiva (baseada nos chamados pontos de informação), a análise interpretativa, e a determinação, delimitação e direcionamento dos discursos temáticos. O último capítulo tece algumas considerações finais demonstrando os resultados alcançados pela pesquisa. |
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Análise e tematização da imagem fotográfica: determinação, delimitação e direcionamento dos discursos da imagem fotográficaAnálise descritiva;Análise interpretativa;Conotação fotográfica;Denotação fotográfica;Discursos imagéticos;Discursos temáticos;Fotografia;Imagem;Imagem fotográfica;Polissemia da imagem fotográfica;Realidade fotográfica;rReferente fotográficoA pesquisa aborda a imagem fotográfica no seu aspecto exclusivamente documental, embora, para isso, comente algumas questões técnicas e conceituais da fotografia. Essa abordagem engloba atividades inseridas na vertente prática da Ciência da Informação e que se incluem no processo DAM ”“ Digital Asset Management (Administração de Objetos Digitais) de organização de imagens digitais. O principal aspecto considerado na pesquisa é a tematização da imagem fotográfica, responsável, em primeiro lugar, pela determinação de discursos temáticos e pela delimitação e direcionamento desses discursos em razão das características dos bancos de imagens onde as fotos serão armazenadas e, segundo, pela reunião de fotos que possuam algum tipo de discurso que lhes possa ser comum. Como se trata de tematizar um tipo de imagem (no caso, a fotográfica) oferece uma visão geral sobre a imagem em si mesma, mostrando sua importância como meio de interação do homem com o mundo e o seu significado como meio de comunicação de ideias, de conhecimentos e de doutrinas, da pré-história aos dias atuais. Mostra, também, de maneira sucinta, o processo de tematização da imagem na história, indicando como o homem delimitava e direcionava os discursos imagéticos conforme sua conveniência e seus interesses políticos e/ou religiosos. Mostra alguns tópicos básicos que nortearam a pesquisa, tais como uma brevíssima história da fotografia e os conceitos de: referente, realidade fotográfica, polissemia, denotação fotográfica, conotação fotográfica, teorias de Dubois (2007), teoria do DE e do SOBRE, de Shatford (1994) etc. Apresenta o conceito de tematização fotográfica e indica o porquê de se tematizar as fotografias. Faz uma comparação entre tematização e indexação, mostrando que a tematização é uma técnica anterior à indexação no processo de organização da imagem fotográfica. Mostra que a tematização sofre influências de uma série de fatores, tais como as qualidades técnicas e visuais das fotografias (baseadas em princípios da Gestalt da Forma), possíveis funções que a fotografia possa desempenhar cognição e imagem mental de analistas e usuários e, principalmente, das características do banco de imagens. Apresenta um exercício prático com 22 fotografias, as quais passam por todo o processo de tematização, incluindo a análise descritiva (baseada nos chamados pontos de informação), a análise interpretativa, e a determinação, delimitação e direcionamento dos discursos temáticos. O último capítulo tece algumas considerações finais demonstrando os resultados alcançados pela pesquisa.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2093Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 268-269Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 268-269Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 268-2691983-521310.26512/rici.v8.n2.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2093/1850https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2093/6066Rodrigues, Ricardo Crisafulliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-23T02:56:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2093Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2017-09-23T02:56:50Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
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