Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alentejo, Eduardo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2431
Resumo: Esta pesquisa qualitativa e quantitativa investiga o tema da qualidade da informação em saúde mediada por bibliotecas universitárias. Sob o paradigma social da Ciência da Informação, considera o ciclo de informações de produção, organização, mediação, acesso e uso de informações em saúde em três dimensões sociais: geral, particular e interna no contexto de uso da informação em saúde. A partir da revisão da literatura, explica que a qualidade da informação em saúde mediada por bibliotecas universitárias é um produto orientado pela gestão da qualidade em bibliotecas. Através de pesquisa de campo em ambientes acadêmicos no Brasil e na Alemanha, bibliotecas do sistema da Universidade de Medicina de São Paulo, e na Biblioteca da Universidade de Justus Liebig-Universität, respectivamente, visa avaliar a qualidade da informação em saúde mediada pela biblioteca universitária. Após a aplicação do método "sistema de informações sobre a qualidade", adaptado a partir de metodologia de Gestão de Serviço, considera-se: a percepção dos usuários em relação à aplicação das informações obtidas na biblioteca, professores universitários e estudantes de pós-graduação da área de saúde. Como principais resultados, a pesquisa identificou ligações entre a gestão da biblioteca orientada para a qualidade com a qualidade da informação oferecida pela biblioteca. Neste sentido, a biblioteca é entendida a partir da perspectiva de sistema de informação cuja gestão da informação é capaz de criar seus próprios indicadores para avaliar a qualidade da informação, levando em consideração os seguintes critérios: a) a qualidade de seus serviços e produtos, b) avaliação da qualidade da informação em saúde de acordo com o uso por parte do usuário da biblioteca. Com base na análise de dados coletados dos usuários e profissionais dessas bibliotecas, a pesquisa conclui que a avaliação da qualidade da informação de saúde é composta por vários elementos da gestão da informação e da qualidade, incluindo estudos de usuários e criação de critérios à qualidade percebida pelos gestores e bibliotecas universitárias na área de Saúde. O contexto de aplicação da informação pelo usuário deve ser considerado como parte integrante das ações de gestão da informação orientada à qualidade de bibliotecas universitárias.
id UNB-7_674132a73b329c8d28c6501d78c7f4a1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2431
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na AlemanhaAlemanhaavaliação de serviçosbibliotecas universitáriasBrasilestudo de usuáriosgestão da informaçãomedicinaserviços de informaçãoEsta pesquisa qualitativa e quantitativa investiga o tema da qualidade da informação em saúde mediada por bibliotecas universitárias. Sob o paradigma social da Ciência da Informação, considera o ciclo de informações de produção, organização, mediação, acesso e uso de informações em saúde em três dimensões sociais: geral, particular e interna no contexto de uso da informação em saúde. A partir da revisão da literatura, explica que a qualidade da informação em saúde mediada por bibliotecas universitárias é um produto orientado pela gestão da qualidade em bibliotecas. Através de pesquisa de campo em ambientes acadêmicos no Brasil e na Alemanha, bibliotecas do sistema da Universidade de Medicina de São Paulo, e na Biblioteca da Universidade de Justus Liebig-Universität, respectivamente, visa avaliar a qualidade da informação em saúde mediada pela biblioteca universitária. Após a aplicação do método "sistema de informações sobre a qualidade", adaptado a partir de metodologia de Gestão de Serviço, considera-se: a percepção dos usuários em relação à aplicação das informações obtidas na biblioteca, professores universitários e estudantes de pós-graduação da área de saúde. Como principais resultados, a pesquisa identificou ligações entre a gestão da biblioteca orientada para a qualidade com a qualidade da informação oferecida pela biblioteca. Neste sentido, a biblioteca é entendida a partir da perspectiva de sistema de informação cuja gestão da informação é capaz de criar seus próprios indicadores para avaliar a qualidade da informação, levando em consideração os seguintes critérios: a) a qualidade de seus serviços e produtos, b) avaliação da qualidade da informação em saúde de acordo com o uso por parte do usuário da biblioteca. Com base na análise de dados coletados dos usuários e profissionais dessas bibliotecas, a pesquisa conclui que a avaliação da qualidade da informação de saúde é composta por vários elementos da gestão da informação e da qualidade, incluindo estudos de usuários e criação de critérios à qualidade percebida pelos gestores e bibliotecas universitárias na área de Saúde. O contexto de aplicação da informação pelo usuário deve ser considerado como parte integrante das ações de gestão da informação orientada à qualidade de bibliotecas universitárias.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2431Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 2 (2016); 565Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 2 (2016); 565Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 2 (2016); 5651983-521310.26512/rici.v9.n2.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2431/2167https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2431/6119Alentejo, Eduardo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-31T21:04:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2431Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2018-05-31T21:04:01Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
title Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
spellingShingle Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
Alentejo, Eduardo da Silva
Alemanha
avaliação de serviços
bibliotecas universitárias
Brasil
estudo de usuários
gestão da informação
medicina
serviços de informação
title_short Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
title_full Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
title_fullStr Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
title_full_unstemmed Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
title_sort Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
author Alentejo, Eduardo da Silva
author_facet Alentejo, Eduardo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alentejo, Eduardo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alemanha
avaliação de serviços
bibliotecas universitárias
Brasil
estudo de usuários
gestão da informação
medicina
serviços de informação
topic Alemanha
avaliação de serviços
bibliotecas universitárias
Brasil
estudo de usuários
gestão da informação
medicina
serviços de informação
description Esta pesquisa qualitativa e quantitativa investiga o tema da qualidade da informação em saúde mediada por bibliotecas universitárias. Sob o paradigma social da Ciência da Informação, considera o ciclo de informações de produção, organização, mediação, acesso e uso de informações em saúde em três dimensões sociais: geral, particular e interna no contexto de uso da informação em saúde. A partir da revisão da literatura, explica que a qualidade da informação em saúde mediada por bibliotecas universitárias é um produto orientado pela gestão da qualidade em bibliotecas. Através de pesquisa de campo em ambientes acadêmicos no Brasil e na Alemanha, bibliotecas do sistema da Universidade de Medicina de São Paulo, e na Biblioteca da Universidade de Justus Liebig-Universität, respectivamente, visa avaliar a qualidade da informação em saúde mediada pela biblioteca universitária. Após a aplicação do método "sistema de informações sobre a qualidade", adaptado a partir de metodologia de Gestão de Serviço, considera-se: a percepção dos usuários em relação à aplicação das informações obtidas na biblioteca, professores universitários e estudantes de pós-graduação da área de saúde. Como principais resultados, a pesquisa identificou ligações entre a gestão da biblioteca orientada para a qualidade com a qualidade da informação oferecida pela biblioteca. Neste sentido, a biblioteca é entendida a partir da perspectiva de sistema de informação cuja gestão da informação é capaz de criar seus próprios indicadores para avaliar a qualidade da informação, levando em consideração os seguintes critérios: a) a qualidade de seus serviços e produtos, b) avaliação da qualidade da informação em saúde de acordo com o uso por parte do usuário da biblioteca. Com base na análise de dados coletados dos usuários e profissionais dessas bibliotecas, a pesquisa conclui que a avaliação da qualidade da informação de saúde é composta por vários elementos da gestão da informação e da qualidade, incluindo estudos de usuários e criação de critérios à qualidade percebida pelos gestores e bibliotecas universitárias na área de Saúde. O contexto de aplicação da informação pelo usuário deve ser considerado como parte integrante das ações de gestão da informação orientada à qualidade de bibliotecas universitárias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2431
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2431/2167
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2431/6119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 2 (2016); 565
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 2 (2016); 565
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 2 (2016); 565
1983-5213
10.26512/rici.v9.n2.2016
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998290808832