Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affonso, Elaine Parra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro, Silvana Drumond, Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório, Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566
Resumo: Os mecanismos de busca utilizam de estratégias para lidar com a sobrecarga de informações e disponibilizar resultados mais eficientes, tal como a busca personalizada, que ao coletar diversos dados dos participantes podem resultar em ameaças à privacidade. Este trabalho tem o objetivo de explicitar questões de privacidade, considerando aspectos de consciência e controle do usuário no processo de coleta de dados por parte dos mecanismos de busca. Realizou-se uma análise exploratória nas políticas de privacidade do Google e Bing para identificar possíveis dados coletados por esses mecanismos. Os dados foram agrupados em categorias e analisados tanto em relação à menção nas políticas quanto à possibilidade de controle do usuário. A menção à coleta de dados especificamente pelos mecanismos é pouca evidenciada, e embora haja possibilidade de controle, é necessário interpretar exaustivas políticas e configurações de privacidade para que o usuário tenha consciência sobre esse processo. Conclui-se que a díade privacidade-benefício pode implicar no controle sobre a coleta de dados, e a busca pela relevância nos resultados se sobrepõe à garantia de privacidade, pois quando usuários controlam suas configurações e limitam a coleta de dados, tornam menos relevantes os resultados, e ao personalizar, abrem portas de acesso a seus dados.
id UNB-7_697ad0a5d11eed015668c9652702686b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2566
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidadeBingbusca personalizadaGooglemecanismos de buscaprivacidadeBingGooglemotores de búsquedabúsqueda personalizadaBingGooglesearch enginespersonal searchprivacyOs mecanismos de busca utilizam de estratégias para lidar com a sobrecarga de informações e disponibilizar resultados mais eficientes, tal como a busca personalizada, que ao coletar diversos dados dos participantes podem resultar em ameaças à privacidade. Este trabalho tem o objetivo de explicitar questões de privacidade, considerando aspectos de consciência e controle do usuário no processo de coleta de dados por parte dos mecanismos de busca. Realizou-se uma análise exploratória nas políticas de privacidade do Google e Bing para identificar possíveis dados coletados por esses mecanismos. Os dados foram agrupados em categorias e analisados tanto em relação à menção nas políticas quanto à possibilidade de controle do usuário. A menção à coleta de dados especificamente pelos mecanismos é pouca evidenciada, e embora haja possibilidade de controle, é necessário interpretar exaustivas políticas e configurações de privacidade para que o usuário tenha consciência sobre esse processo. Conclui-se que a díade privacidade-benefício pode implicar no controle sobre a coleta de dados, e a busca pela relevância nos resultados se sobrepõe à garantia de privacidade, pois quando usuários controlam suas configurações e limitam a coleta de dados, tornam menos relevantes os resultados, e ao personalizar, abrem portas de acesso a seus dados.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/256610.26512/rici.v10.n2.2017.2566Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 2 (2017); 422-442Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 2 (2017); 422-442Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 2 (2017); 422-4421983-521310.26512/rici.v10.n2.2017reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566/2289Affonso, Elaine ParraMonteiro, Silvana DrumondVidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregórioSant'Ana, Ricardo César Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T03:56:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2566Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-26T03:56:33Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
title Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
spellingShingle Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
Affonso, Elaine Parra
Bing
busca personalizada
Google
mecanismos de busca
privacidade
Bing
Google
motores de búsqueda
búsqueda personalizada
Bing
Google
search engines
personal search
privacy
title_short Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
title_full Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
title_fullStr Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
title_full_unstemmed Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
title_sort Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
author Affonso, Elaine Parra
author_facet Affonso, Elaine Parra
Monteiro, Silvana Drumond
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório
Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves
author_role author
author2 Monteiro, Silvana Drumond
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório
Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Affonso, Elaine Parra
Monteiro, Silvana Drumond
Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório
Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Bing
busca personalizada
Google
mecanismos de busca
privacidade
Bing
Google
motores de búsqueda
búsqueda personalizada
Bing
Google
search engines
personal search
privacy
topic Bing
busca personalizada
Google
mecanismos de busca
privacidade
Bing
Google
motores de búsqueda
búsqueda personalizada
Bing
Google
search engines
personal search
privacy
description Os mecanismos de busca utilizam de estratégias para lidar com a sobrecarga de informações e disponibilizar resultados mais eficientes, tal como a busca personalizada, que ao coletar diversos dados dos participantes podem resultar em ameaças à privacidade. Este trabalho tem o objetivo de explicitar questões de privacidade, considerando aspectos de consciência e controle do usuário no processo de coleta de dados por parte dos mecanismos de busca. Realizou-se uma análise exploratória nas políticas de privacidade do Google e Bing para identificar possíveis dados coletados por esses mecanismos. Os dados foram agrupados em categorias e analisados tanto em relação à menção nas políticas quanto à possibilidade de controle do usuário. A menção à coleta de dados especificamente pelos mecanismos é pouca evidenciada, e embora haja possibilidade de controle, é necessário interpretar exaustivas políticas e configurações de privacidade para que o usuário tenha consciência sobre esse processo. Conclui-se que a díade privacidade-benefício pode implicar no controle sobre a coleta de dados, e a busca pela relevância nos resultados se sobrepõe à garantia de privacidade, pois quando usuários controlam suas configurações e limitam a coleta de dados, tornam menos relevantes os resultados, e ao personalizar, abrem portas de acesso a seus dados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566
10.26512/rici.v10.n2.2017.2566
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566
identifier_str_mv 10.26512/rici.v10.n2.2017.2566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566/2289
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 2 (2017); 422-442
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 2 (2017); 422-442
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 2 (2017); 422-442
1983-5213
10.26512/rici.v10.n2.2017
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998385180672