Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566 |
Resumo: | Os mecanismos de busca utilizam de estratégias para lidar com a sobrecarga de informações e disponibilizar resultados mais eficientes, tal como a busca personalizada, que ao coletar diversos dados dos participantes podem resultar em ameaças à privacidade. Este trabalho tem o objetivo de explicitar questões de privacidade, considerando aspectos de consciência e controle do usuário no processo de coleta de dados por parte dos mecanismos de busca. Realizou-se uma análise exploratória nas políticas de privacidade do Google e Bing para identificar possíveis dados coletados por esses mecanismos. Os dados foram agrupados em categorias e analisados tanto em relação à menção nas políticas quanto à possibilidade de controle do usuário. A menção à coleta de dados especificamente pelos mecanismos é pouca evidenciada, e embora haja possibilidade de controle, é necessário interpretar exaustivas políticas e configurações de privacidade para que o usuário tenha consciência sobre esse processo. Conclui-se que a díade privacidade-benefício pode implicar no controle sobre a coleta de dados, e a busca pela relevância nos resultados se sobrepõe à garantia de privacidade, pois quando usuários controlam suas configurações e limitam a coleta de dados, tornam menos relevantes os resultados, e ao personalizar, abrem portas de acesso a seus dados. |
id |
UNB-7_697ad0a5d11eed015668c9652702686b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2566 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidadeBingbusca personalizadaGooglemecanismos de buscaprivacidadeBingGooglemotores de búsquedabúsqueda personalizadaBingGooglesearch enginespersonal searchprivacyOs mecanismos de busca utilizam de estratégias para lidar com a sobrecarga de informações e disponibilizar resultados mais eficientes, tal como a busca personalizada, que ao coletar diversos dados dos participantes podem resultar em ameaças à privacidade. Este trabalho tem o objetivo de explicitar questões de privacidade, considerando aspectos de consciência e controle do usuário no processo de coleta de dados por parte dos mecanismos de busca. Realizou-se uma análise exploratória nas políticas de privacidade do Google e Bing para identificar possíveis dados coletados por esses mecanismos. Os dados foram agrupados em categorias e analisados tanto em relação à menção nas políticas quanto à possibilidade de controle do usuário. A menção à coleta de dados especificamente pelos mecanismos é pouca evidenciada, e embora haja possibilidade de controle, é necessário interpretar exaustivas políticas e configurações de privacidade para que o usuário tenha consciência sobre esse processo. Conclui-se que a díade privacidade-benefício pode implicar no controle sobre a coleta de dados, e a busca pela relevância nos resultados se sobrepõe à garantia de privacidade, pois quando usuários controlam suas configurações e limitam a coleta de dados, tornam menos relevantes os resultados, e ao personalizar, abrem portas de acesso a seus dados.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/256610.26512/rici.v10.n2.2017.2566Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 2 (2017); 422-442Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 2 (2017); 422-442Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 2 (2017); 422-4421983-521310.26512/rici.v10.n2.2017reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566/2289Affonso, Elaine ParraMonteiro, Silvana DrumondVidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregórioSant'Ana, Ricardo César Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T03:56:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2566Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-26T03:56:33Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade |
title |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade |
spellingShingle |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade Affonso, Elaine Parra Bing busca personalizada mecanismos de busca privacidade Bing motores de búsqueda búsqueda personalizada Bing search engines personal search privacy |
title_short |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade |
title_full |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade |
title_fullStr |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade |
title_full_unstemmed |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade |
title_sort |
Mecanismos de busca e as implicações nos aspectos de privacidade |
author |
Affonso, Elaine Parra |
author_facet |
Affonso, Elaine Parra Monteiro, Silvana Drumond Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Silvana Drumond Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Affonso, Elaine Parra Monteiro, Silvana Drumond Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bing busca personalizada mecanismos de busca privacidade Bing motores de búsqueda búsqueda personalizada Bing search engines personal search privacy |
topic |
Bing busca personalizada mecanismos de busca privacidade Bing motores de búsqueda búsqueda personalizada Bing search engines personal search privacy |
description |
Os mecanismos de busca utilizam de estratégias para lidar com a sobrecarga de informações e disponibilizar resultados mais eficientes, tal como a busca personalizada, que ao coletar diversos dados dos participantes podem resultar em ameaças à privacidade. Este trabalho tem o objetivo de explicitar questões de privacidade, considerando aspectos de consciência e controle do usuário no processo de coleta de dados por parte dos mecanismos de busca. Realizou-se uma análise exploratória nas políticas de privacidade do Google e Bing para identificar possíveis dados coletados por esses mecanismos. Os dados foram agrupados em categorias e analisados tanto em relação à menção nas políticas quanto à possibilidade de controle do usuário. A menção à coleta de dados especificamente pelos mecanismos é pouca evidenciada, e embora haja possibilidade de controle, é necessário interpretar exaustivas políticas e configurações de privacidade para que o usuário tenha consciência sobre esse processo. Conclui-se que a díade privacidade-benefício pode implicar no controle sobre a coleta de dados, e a busca pela relevância nos resultados se sobrepõe à garantia de privacidade, pois quando usuários controlam suas configurações e limitam a coleta de dados, tornam menos relevantes os resultados, e ao personalizar, abrem portas de acesso a seus dados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566 10.26512/rici.v10.n2.2017.2566 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v10.n2.2017.2566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2566/2289 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 2 (2017); 422-442 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 2 (2017); 422-442 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 2 (2017); 422-442 1983-5213 10.26512/rici.v10.n2.2017 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210998385180672 |