A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brusamolin, Valério
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092
Resumo: A presente pesquisa investiga o impacto que a inserção dos discursos narrativos no ciclo informacional proporciona na cultura de aprendizagem de uma organização. São identificados os usos de narrativas na gestão de projetos mediante pesquisa bibliográfica, que também apresenta os principais construtos da pesquisa. Verifica-se que a narrativa é uma prática de gestão do conhecimento utilizada com frequência no ambiente organizacional pelos gerentes, e também um tipo de discurso que pode ser analisado para a identificação de ideologias e estrutura de poder presentes na organização. Entretanto perdem-se valiosas oportunidades de aprendizado devido à ausência de registro das narrativas ou discursos narrativos, deixando de atender às necessidades de informação de histórias dos gerentes, lacuna que a proposta de pesquisa explorou mediante o experimento de um processo de gestão informacional para discursos, realizado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conclui-se que as variações observadas nos aspectos de cultura de aprendizagem foram suficientes para validar, com o teste de postos com sinais de Wilcoxon, a hipótese da pesquisa, de que a inserção das narrativas no ciclo informacional de uma organização favorece o aprendizado organizacional.
id UNB-7_6f3955c238bde2f5c861c0c1952ceceb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2092
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacionalAprendizagem organizacional;Discurso organizacional;Gerenciamento de projetos;Gestão do conhecimento;Narrativas de históriasA presente pesquisa investiga o impacto que a inserção dos discursos narrativos no ciclo informacional proporciona na cultura de aprendizagem de uma organização. São identificados os usos de narrativas na gestão de projetos mediante pesquisa bibliográfica, que também apresenta os principais construtos da pesquisa. Verifica-se que a narrativa é uma prática de gestão do conhecimento utilizada com frequência no ambiente organizacional pelos gerentes, e também um tipo de discurso que pode ser analisado para a identificação de ideologias e estrutura de poder presentes na organização. Entretanto perdem-se valiosas oportunidades de aprendizado devido à ausência de registro das narrativas ou discursos narrativos, deixando de atender às necessidades de informação de histórias dos gerentes, lacuna que a proposta de pesquisa explorou mediante o experimento de um processo de gestão informacional para discursos, realizado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conclui-se que as variações observadas nos aspectos de cultura de aprendizagem foram suficientes para validar, com o teste de postos com sinais de Wilcoxon, a hipótese da pesquisa, de que a inserção das narrativas no ciclo informacional de uma organização favorece o aprendizado organizacional.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 267Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 267Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 2671983-521310.26512/rici.v8.n2.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092/1849https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092/6065Brusamolin, Valérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-23T02:56:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2092Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2017-09-23T02:56:50Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
title A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
spellingShingle A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
Brusamolin, Valério
Aprendizagem organizacional;
Discurso organizacional;
Gerenciamento de projetos;
Gestão do conhecimento;
Narrativas de histórias
title_short A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
title_full A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
title_fullStr A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
title_full_unstemmed A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
title_sort A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
author Brusamolin, Valério
author_facet Brusamolin, Valério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brusamolin, Valério
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional;
Discurso organizacional;
Gerenciamento de projetos;
Gestão do conhecimento;
Narrativas de histórias
topic Aprendizagem organizacional;
Discurso organizacional;
Gerenciamento de projetos;
Gestão do conhecimento;
Narrativas de histórias
description A presente pesquisa investiga o impacto que a inserção dos discursos narrativos no ciclo informacional proporciona na cultura de aprendizagem de uma organização. São identificados os usos de narrativas na gestão de projetos mediante pesquisa bibliográfica, que também apresenta os principais construtos da pesquisa. Verifica-se que a narrativa é uma prática de gestão do conhecimento utilizada com frequência no ambiente organizacional pelos gerentes, e também um tipo de discurso que pode ser analisado para a identificação de ideologias e estrutura de poder presentes na organização. Entretanto perdem-se valiosas oportunidades de aprendizado devido à ausência de registro das narrativas ou discursos narrativos, deixando de atender às necessidades de informação de histórias dos gerentes, lacuna que a proposta de pesquisa explorou mediante o experimento de um processo de gestão informacional para discursos, realizado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conclui-se que as variações observadas nos aspectos de cultura de aprendizagem foram suficientes para validar, com o teste de postos com sinais de Wilcoxon, a hipótese da pesquisa, de que a inserção das narrativas no ciclo informacional de uma organização favorece o aprendizado organizacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092/1849
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092/6065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 267
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 267
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 267
1983-5213
10.26512/rici.v8.n2.2015
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210997785395200