A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga o impacto que a inserção dos discursos narrativos no ciclo informacional proporciona na cultura de aprendizagem de uma organização. São identificados os usos de narrativas na gestão de projetos mediante pesquisa bibliográfica, que também apresenta os principais construtos da pesquisa. Verifica-se que a narrativa é uma prática de gestão do conhecimento utilizada com frequência no ambiente organizacional pelos gerentes, e também um tipo de discurso que pode ser analisado para a identificação de ideologias e estrutura de poder presentes na organização. Entretanto perdem-se valiosas oportunidades de aprendizado devido à ausência de registro das narrativas ou discursos narrativos, deixando de atender à s necessidades de informação de histórias dos gerentes, lacuna que a proposta de pesquisa explorou mediante o experimento de um processo de gestão informacional para discursos, realizado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conclui-se que as variações observadas nos aspectos de cultura de aprendizagem foram suficientes para validar, com o teste de postos com sinais de Wilcoxon, a hipótese da pesquisa, de que a inserção das narrativas no ciclo informacional de uma organização favorece o aprendizado organizacional. |
id |
UNB-7_6f3955c238bde2f5c861c0c1952ceceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2092 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacionalAprendizagem organizacional;Discurso organizacional;Gerenciamento de projetos;Gestão do conhecimento;Narrativas de históriasA presente pesquisa investiga o impacto que a inserção dos discursos narrativos no ciclo informacional proporciona na cultura de aprendizagem de uma organização. São identificados os usos de narrativas na gestão de projetos mediante pesquisa bibliográfica, que também apresenta os principais construtos da pesquisa. Verifica-se que a narrativa é uma prática de gestão do conhecimento utilizada com frequência no ambiente organizacional pelos gerentes, e também um tipo de discurso que pode ser analisado para a identificação de ideologias e estrutura de poder presentes na organização. Entretanto perdem-se valiosas oportunidades de aprendizado devido à ausência de registro das narrativas ou discursos narrativos, deixando de atender à s necessidades de informação de histórias dos gerentes, lacuna que a proposta de pesquisa explorou mediante o experimento de um processo de gestão informacional para discursos, realizado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conclui-se que as variações observadas nos aspectos de cultura de aprendizagem foram suficientes para validar, com o teste de postos com sinais de Wilcoxon, a hipótese da pesquisa, de que a inserção das narrativas no ciclo informacional de uma organização favorece o aprendizado organizacional.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 267Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 267Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 2671983-521310.26512/rici.v8.n2.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092/1849https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092/6065Brusamolin, Valérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-23T02:56:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2092Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2017-09-23T02:56:50Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional |
title |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional |
spellingShingle |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional Brusamolin, Valério Aprendizagem organizacional; Discurso organizacional; Gerenciamento de projetos; Gestão do conhecimento; Narrativas de histórias |
title_short |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional |
title_full |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional |
title_fullStr |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional |
title_full_unstemmed |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional |
title_sort |
A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional |
author |
Brusamolin, Valério |
author_facet |
Brusamolin, Valério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brusamolin, Valério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional; Discurso organizacional; Gerenciamento de projetos; Gestão do conhecimento; Narrativas de histórias |
topic |
Aprendizagem organizacional; Discurso organizacional; Gerenciamento de projetos; Gestão do conhecimento; Narrativas de histórias |
description |
A presente pesquisa investiga o impacto que a inserção dos discursos narrativos no ciclo informacional proporciona na cultura de aprendizagem de uma organização. São identificados os usos de narrativas na gestão de projetos mediante pesquisa bibliográfica, que também apresenta os principais construtos da pesquisa. Verifica-se que a narrativa é uma prática de gestão do conhecimento utilizada com frequência no ambiente organizacional pelos gerentes, e também um tipo de discurso que pode ser analisado para a identificação de ideologias e estrutura de poder presentes na organização. Entretanto perdem-se valiosas oportunidades de aprendizado devido à ausência de registro das narrativas ou discursos narrativos, deixando de atender à s necessidades de informação de histórias dos gerentes, lacuna que a proposta de pesquisa explorou mediante o experimento de um processo de gestão informacional para discursos, realizado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Conclui-se que as variações observadas nos aspectos de cultura de aprendizagem foram suficientes para validar, com o teste de postos com sinais de Wilcoxon, a hipótese da pesquisa, de que a inserção das narrativas no ciclo informacional de uma organização favorece o aprendizado organizacional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092/1849 https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2092/6065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 267 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 267 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 267 1983-5213 10.26512/rici.v8.n2.2015 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210997785395200 |