Análise multivariada de componentes principais dos fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2197 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivos contribuir para o objeto empírico “fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação”, e, sobretudo, explorar e compreender as potencialidades do uso da análise multivariada de componentes principais para a análise de dados no campo da ciência da Informação, em especial, nas áreas de bibliometria e da cientometria. A pesquisa foi feita com 578 docentes doutores das instituições públicas de ensino superior do estado de Goiás, com o retorno de 122 respostas válidas. Utilizou-se como metodologia de análise dos resultados alguns elementos de estatística descritiva e, também, análise multivariada de componentes principais por meio do Software SPSS. A análise mostra que das 22 variáveis utilizadas para realização desta pesquisa 4 fatores nos ajudam a explicar a variabilidade dos dados e apontam para condições fundamentais de entendimento das causas e questões que levam a esses resultados: fator infraestrutura, fator pessoal, fator motivacional e fator político. Estes aspectos estão próximos da realidade de gestores, o que facilita no processo de planejamento e incentivo aos sistemas de pós-graduação. Entende-se que análise multivariada pode ser utilizada em diversos tipos de problemas, tais como a caracterização de perfis de grupos, instituições, pesquisadores, artigos, citações, entre outros objetos de análise em relação a diferentes conjuntos de variáveis utilizados para descrever esses objetos. Tanto para a realização de estudos comparativos de indivíduos quando de variáveis utilizadas para descrevê-los. |
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