Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231 |
Resumo: | Competência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais. |
id |
UNB-7_bc684fc05dc61cff98e175af895541ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2231 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidadescompetência em informaçãoiniciação científicainclusão digitalmultivocalidadecompetencia en la informacióninclusión digitaliniciación científicamultivocalidadKeywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality.digital inclusioninformation competencescientific initiationmultivocalityCompetência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/223110.26512/rici.v9.n1.2016.2231Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 213-220Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 213-220Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 213-2201983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231/1979Peres, Mônica ReginaMiranda, Antonio Lisboa Carvalho deSimeão, Elmira Luzia Melo Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:49:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2231Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:49:27Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades |
title |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades |
spellingShingle |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades Peres, Mônica Regina competência em informação iniciação científica inclusão digital multivocalidade competencia en la información inclusión digital iniciación científica multivocalidad Keywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality. digital inclusion information competence scientific initiation multivocality |
title_short |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades |
title_full |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades |
title_fullStr |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades |
title_full_unstemmed |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades |
title_sort |
Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades |
author |
Peres, Mônica Regina |
author_facet |
Peres, Mônica Regina Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de Simeão, Elmira Luzia Melo Soares |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de Simeão, Elmira Luzia Melo Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Mônica Regina Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de Simeão, Elmira Luzia Melo Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência em informação iniciação científica inclusão digital multivocalidade competencia en la información inclusión digital iniciación científica multivocalidad Keywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality. digital inclusion information competence scientific initiation multivocality |
topic |
competência em informação iniciação científica inclusão digital multivocalidade competencia en la información inclusión digital iniciación científica multivocalidad Keywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality. digital inclusion information competence scientific initiation multivocality |
description |
Competência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231 10.26512/rici.v9.n1.2016.2231 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v9.n1.2016.2231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231/1979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 213-220 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 213-220 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 213-220 1983-5213 10.26512/rici.v9.n1.2016 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210998175465472 |