Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Mônica Regina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de, Simeão, Elmira Luzia Melo Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231
Resumo: Competência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais.
id UNB-7_bc684fc05dc61cff98e175af895541ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2231
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidadescompetência em informaçãoiniciação científicainclusão digitalmultivocalidadecompetencia en la informacióninclusión digitaliniciación científicamultivocalidadKeywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality.digital inclusioninformation competencescientific initiationmultivocalityCompetência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/223110.26512/rici.v9.n1.2016.2231Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 213-220Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 213-220Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 213-2201983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231/1979Peres, Mônica ReginaMiranda, Antonio Lisboa Carvalho deSimeão, Elmira Luzia Melo Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T02:49:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2231Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-07-17T02:49:27Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
title Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
spellingShingle Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
Peres, Mônica Regina
competência em informação
iniciação científica
inclusão digital
multivocalidade
competencia en la información
inclusión digital
iniciación científica
multivocalidad
Keywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality.
digital inclusion
information competence
scientific initiation
multivocality
title_short Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
title_full Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
title_fullStr Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
title_full_unstemmed Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
title_sort Promoção de competências em informação: formação para iniciação científica no ensino superior e comunidades
author Peres, Mônica Regina
author_facet Peres, Mônica Regina
Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de
Simeão, Elmira Luzia Melo Soares
author_role author
author2 Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de
Simeão, Elmira Luzia Melo Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Mônica Regina
Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de
Simeão, Elmira Luzia Melo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv competência em informação
iniciação científica
inclusão digital
multivocalidade
competencia en la información
inclusión digital
iniciación científica
multivocalidad
Keywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality.
digital inclusion
information competence
scientific initiation
multivocality
topic competência em informação
iniciação científica
inclusão digital
multivocalidade
competencia en la información
inclusión digital
iniciación científica
multivocalidad
Keywords: Digital inclusion; information competence; scientific initiation; multivocality.
digital inclusion
information competence
scientific initiation
multivocality
description Competência em Informação é um conjunto de habilidades e competências, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente, capazes de tornar uma pessoa mais autônoma na busca e uso de informações. Com um ciclo completo de ações, o aluno de graduação deverá perceber suas limitações e necessidades, o contexto onde se insere, para em um segundo momento iniciar a busca de informações que supra suas carências. É na Biblioteconomia que as preocupações com a busca e a recuperação da informação são trabalhadas cientificamente em metodologias avançadas. Este texto descreve o programa que visa criar um modelo de Competência em Informação sob a ética da multivocalidade. O uso de vários tipos e suportes informacionais para ensino, pesquisa e extensão, subsidiará as pesquisas discentes, estimulando a ação cooperativa e em rede. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação das competências em informação que possa servir de estimulo à Iniciação Científica. Criar um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem e para a cidadania em ambientes tecnológicos. O programa atenderá em dois anos 500 alunos de graduação da Universidade de Brasília para uma formação multidisciplinar na realização de pesquisas acadêmicas e cientificas. Durante o processo de pesquisa e elaboração de programação didática, serão disponibilizados materiais e tutoriais com análise permanente da eficácia das ferramentas desenvolvidas. Nas oficinas haverá dinâmicas e as atividades serão adaptadas considerando o perfil do aluno e complementadas com uma permanente avaliação das ações e a disseminação de produtos e serviços. Os alunos deverão estar aptos para uma comunicação colaborativa, integrando as habilidades desenvolvidas em um ambiente de comunicação com recursos múltiplos e informação multidimensional. Todos os materiais produzidos serão expostos durante a feira de ciências que deverá ocorrer juntamente com a Semana Acadêmica/Extensão. Pretende-se contribuir para a melhoria dos processos de inclusão dos cidadãos na sociedade da informação, através da criação e aplicação de um modelo formativo baseado em competências digitais e informacionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231
10.26512/rici.v9.n1.2016.2231
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231
identifier_str_mv 10.26512/rici.v9.n1.2016.2231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2231/1979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 213-220
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 213-220
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 213-220
1983-5213
10.26512/rici.v9.n1.2016
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998175465472