Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alzira Karla Araújo da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2486
Resumo: Analisa o nível de desenvolvimento de competências pelos formandos do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, apresenta um embasamento teórico sobre competências na educação e formação do profissional arquivista e se desdobra por meio de um estudo de caso, sendo utilizado um questionário baseado nas competências definidas pelo Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquivologia (2008) contendo 23 competências em uma escala Likert onde se coletaram dados de duas turmas concluintes no período 2015. No tratamento dos dados, utilizou-se uma Análise de Agrupamentos, em que as competências são alocadas em grupos de três níveis e se faz uma relação entre as competências e as disciplinas ministradas no curso de Arquivologia da UFPB. Os resultados demonstram que, na opinião dos alunos, estes desenvolveram grande parte das competências em sua maioria e algumas competências obtiveram níveis baixos de obtenção.
id UNB-7_c476bbc77b40ac61f85213e46a9511bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2486
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da ParaíbaUniversidade Federal da ParaíbaArquivologiacompetências profissionaisformação de arquivistasprojeto político pedagógicoUniversidade Federal da ParaibaArchivero; Archivología; Habilidades profesionales; Proyecto Político Pedagógico; Universidade Federal da Paraíba (Brasil).archiverosarchivologíahabilidades profesionalesproyecto político pedagógicoUniversidade Federal da ParaibaArchival Course; Professional competencies; Education of the Archivist; Political and pedagogical Project; Federal University of Paraíba (Brazil).archival courseprofessional competencieseducation of the archivistpolitical and pedagogical projectFederal University of Paraiba (Brasil)Analisa o nível de desenvolvimento de competências pelos formandos do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, apresenta um embasamento teórico sobre competências na educação e formação do profissional arquivista e se desdobra por meio de um estudo de caso, sendo utilizado um questionário baseado nas competências definidas pelo Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquivologia (2008) contendo 23 competências em uma escala Likert onde se coletaram dados de duas turmas concluintes no período 2015. No tratamento dos dados, utilizou-se uma Análise de Agrupamentos, em que as competências são alocadas em grupos de três níveis e se faz uma relação entre as competências e as disciplinas ministradas no curso de Arquivologia da UFPB. Os resultados demonstram que, na opinião dos alunos, estes desenvolveram grande parte das competências em sua maioria e algumas competências obtiveram níveis baixos de obtenção.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/248610.26512/rici.v10.n1.2017.2486Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 1 (2017); 86-109Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 1 (2017); 86-109Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 1 (2017); 86-1091983-521310.26512/rici.v10.n1.2017reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2486/2215Copyright (c) 2021 Alzira Karla Araújo da Silva, Michele Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alzira Karla Araújo daSilva, Michele2021-03-29T22:49:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2486Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2021-03-29T22:49:49Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
title Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
spellingShingle Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
Silva, Alzira Karla Araújo da
Universidade Federal da Paraíba
Arquivologia
competências profissionais
formação de arquivistas
projeto político pedagógico
Universidade Federal da Paraiba
Archivero; Archivología; Habilidades profesionales; Proyecto Político Pedagógico; Universidade Federal da Paraíba (Brasil).
archiveros
archivología
habilidades profesionales
proyecto político pedagógico
Universidade Federal da Paraiba
Archival Course; Professional competencies; Education of the Archivist; Political and pedagogical Project; Federal University of Paraíba (Brazil).
archival course
professional competencies
education of the archivist
political and pedagogical project
Federal University of Paraiba (Brasil)
title_short Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
title_full Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
title_fullStr Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
title_sort Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba
author Silva, Alzira Karla Araújo da
author_facet Silva, Alzira Karla Araújo da
Silva, Michele
author_role author
author2 Silva, Michele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alzira Karla Araújo da
Silva, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Arquivologia
competências profissionais
formação de arquivistas
projeto político pedagógico
Universidade Federal da Paraiba
Archivero; Archivología; Habilidades profesionales; Proyecto Político Pedagógico; Universidade Federal da Paraíba (Brasil).
archiveros
archivología
habilidades profesionales
proyecto político pedagógico
Universidade Federal da Paraiba
Archival Course; Professional competencies; Education of the Archivist; Political and pedagogical Project; Federal University of Paraíba (Brazil).
archival course
professional competencies
education of the archivist
political and pedagogical project
Federal University of Paraiba (Brasil)
topic Universidade Federal da Paraíba
Arquivologia
competências profissionais
formação de arquivistas
projeto político pedagógico
Universidade Federal da Paraiba
Archivero; Archivología; Habilidades profesionales; Proyecto Político Pedagógico; Universidade Federal da Paraíba (Brasil).
archiveros
archivología
habilidades profesionales
proyecto político pedagógico
Universidade Federal da Paraiba
Archival Course; Professional competencies; Education of the Archivist; Political and pedagogical Project; Federal University of Paraíba (Brazil).
archival course
professional competencies
education of the archivist
political and pedagogical project
Federal University of Paraiba (Brasil)
description Analisa o nível de desenvolvimento de competências pelos formandos do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, apresenta um embasamento teórico sobre competências na educação e formação do profissional arquivista e se desdobra por meio de um estudo de caso, sendo utilizado um questionário baseado nas competências definidas pelo Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquivologia (2008) contendo 23 competências em uma escala Likert onde se coletaram dados de duas turmas concluintes no período 2015. No tratamento dos dados, utilizou-se uma Análise de Agrupamentos, em que as competências são alocadas em grupos de três níveis e se faz uma relação entre as competências e as disciplinas ministradas no curso de Arquivologia da UFPB. Os resultados demonstram que, na opinião dos alunos, estes desenvolveram grande parte das competências em sua maioria e algumas competências obtiveram níveis baixos de obtenção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2486
10.26512/rici.v10.n1.2017.2486
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2486
identifier_str_mv 10.26512/rici.v10.n1.2017.2486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2486/2215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Alzira Karla Araújo da Silva, Michele Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Alzira Karla Araújo da Silva, Michele Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 1 (2017); 86-109
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 1 (2017); 86-109
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 1 (2017); 86-109
1983-5213
10.26512/rici.v10.n1.2017
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998345334784