A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaiger, Luiz Inácio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5244
Resumo: O fenômeno atual da economia solidária reintroduziu o debate sobre as vantagens comparativas dos formatos coletivos de gestão e de organização do trabalho. Para contribuir com o tema, através da articulação entre a pesquisa empírica e a reflexão teórica, este trabalho analisa dados de uma investigação qualitativa sobre experiências de economia solidária, focalizando seus fatores dinâmicos também diacronicamente, por meio da comparação com resultados de pesquisas anteriores similares, realizadas anos atrás. Ao fazê-lo, considera parte da extensa bibliografia sobre os trunfos e desvantagens da autogestão e da cooperação em empreendimentos econômicos. A linha principal de argumentação desenvolvida reconhece o papel indispensável das motivações, da participação e da cooperação. Ao mesmo tempo, revê o conceito de eficiência, vindo a ressaltar a presença de uma racionalidade assente na comunidade de trabalho, fundada em circuitos de reciprocidade de conteúdo simbólico e projetivo, que passam a determinar os comportamentos e a diluir as fronteiras entre interesses individuais e coletivos.  
id UNB-9_2564fb66f19c0caf70530f0f6eaf306b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5244
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOSEconomia SolidáriaTrabalho cooperativoRacionalidade produtivaO fenômeno atual da economia solidária reintroduziu o debate sobre as vantagens comparativas dos formatos coletivos de gestão e de organização do trabalho. Para contribuir com o tema, através da articulação entre a pesquisa empírica e a reflexão teórica, este trabalho analisa dados de uma investigação qualitativa sobre experiências de economia solidária, focalizando seus fatores dinâmicos também diacronicamente, por meio da comparação com resultados de pesquisas anteriores similares, realizadas anos atrás. Ao fazê-lo, considera parte da extensa bibliografia sobre os trunfos e desvantagens da autogestão e da cooperação em empreendimentos econômicos. A linha principal de argumentação desenvolvida reconhece o papel indispensável das motivações, da participação e da cooperação. Ao mesmo tempo, revê o conceito de eficiência, vindo a ressaltar a presença de uma racionalidade assente na comunidade de trabalho, fundada em circuitos de reciprocidade de conteúdo simbólico e projetivo, que passam a determinar os comportamentos e a diluir as fronteiras entre interesses individuais e coletivos.  Departamento de Sociologia - UnB/SOL2011-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5244Sociedade e Estado; Vol. 21 No. 2 (2006); 513-545Sociedade e Estado; Vol. 21 Núm. 2 (2006); 513-545Sociedade e Estado; v. 21 n. 2 (2006); 513-5451980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5244/4765Copyright (c) 2016 Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaiger, Luiz Inácio2018-08-28T16:08:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5244Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2018-08-28T16:08:30Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS
title A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS
spellingShingle A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS
Gaiger, Luiz Inácio
Economia Solidária
Trabalho cooperativo
Racionalidade produtiva
title_short A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS
title_full A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS
title_fullStr A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS
title_full_unstemmed A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS
title_sort A RACIONALIDADE DOS FORMATOS PRODUTIVOS AUTOGESTIONÁRIOS
author Gaiger, Luiz Inácio
author_facet Gaiger, Luiz Inácio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaiger, Luiz Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Economia Solidária
Trabalho cooperativo
Racionalidade produtiva
topic Economia Solidária
Trabalho cooperativo
Racionalidade produtiva
description O fenômeno atual da economia solidária reintroduziu o debate sobre as vantagens comparativas dos formatos coletivos de gestão e de organização do trabalho. Para contribuir com o tema, através da articulação entre a pesquisa empírica e a reflexão teórica, este trabalho analisa dados de uma investigação qualitativa sobre experiências de economia solidária, focalizando seus fatores dinâmicos também diacronicamente, por meio da comparação com resultados de pesquisas anteriores similares, realizadas anos atrás. Ao fazê-lo, considera parte da extensa bibliografia sobre os trunfos e desvantagens da autogestão e da cooperação em empreendimentos econômicos. A linha principal de argumentação desenvolvida reconhece o papel indispensável das motivações, da participação e da cooperação. Ao mesmo tempo, revê o conceito de eficiência, vindo a ressaltar a presença de uma racionalidade assente na comunidade de trabalho, fundada em circuitos de reciprocidade de conteúdo simbólico e projetivo, que passam a determinar os comportamentos e a diluir as fronteiras entre interesses individuais e coletivos.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5244
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5244/4765
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 21 No. 2 (2006); 513-545
Sociedade e Estado; Vol. 21 Núm. 2 (2006); 513-545
Sociedade e Estado; v. 21 n. 2 (2006); 513-545
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211061450735616