Mecanismos de homogeneização da atividade científica:: O caso da ciência das mudanças climáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade e Estado |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6173 |
Resumo: | Neste artigo, analiso alguns mecanismos que viabilizam a existência da ciência das mudanças climáticas, um campo de pesquisa extremamente heterogêneo uma vez que é formado por membros de todas, ou quase todas as disciplinas científicas. Examino, especificamente, o papel desempenhado pelos dois principais mecanismos de homogeneização da atividade científica encontrados na literatura dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia: a translação (Callon, 1986; Latour, 1987), e a padronização (Latour, 1987; Jasanoff e Wynne, 1998; Lampland e Star, 2009; Edwards, 2010). A translação consiste no processo através do qual um determinado grupo de atoras faz com que os interesses de outros membros de uma determinada rede sócio-técnica passem a convergir com os delas. Já a padronização, refere-se ao desenvolvimento de conceitos, medidas, instrumentos, práticas, técnicas e métodos de pesquisa padronizados reduzindo, assim, a heterogeneidade dentro de um determinado campo de investigação científica. Argumento que estes dois mecanismos são fundamentais para se compreender os padrões colaborativos e de fluxo de informação que se formaram dentro da ciência das mudanças climáticas. Processos de translação ajudaram a diminuir a heterogeneidade de interesses nessa área de pesquisa fazendo com que os interesses de uma diversidade de atoras passassem a convergir com aqueles das modeladoras computacionais que utilizam Modelos de Circulação Geral (MCGs). Processos de padronização, por sua vez, fizeram com que dados de pesquisa coletados ao redor do mundo utilizando-se as mais diversas técnicas, instrumentos e métodos de pesquisa pudessem ser inseridos, mesmo que à s vezes de modo fragmentário e imperfeito, nos MCGs. |
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