Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jacob Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moura, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5140
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o trabalho dos agentes comunitários de saúde vinculados a dois programas governamentais: o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde da Família. Os agentes integram equipes de trabalhadores voltados à atenção básica em saúde cuja função é transmitir informações sobre higiene e saúde nas comunidades onde atuam, levantar dados sobre incidência de doenças na população e encaminhar os doentes para atendimento na Unidade de Saúde da Família. Para isso devem ser moradores da comunidade, para fazer o elo entre esta e a equipe. Constituem-se num trabalhador atípico, seja pelas características dos contratos de trabalho (temporários, terceirizados, não formalizados), seja pela posse de um capital social como competência exigida, ou seja, uma característica relacional como condição para exercer a ocupação. O trabalho dos agentes reflete as novas formas de implementação de políticas sociais descentralizadas pelo Estado e as novas formas de utilização de trabalhadores, fora do quadro do funcionalismo tradicional. A pesquisa constou de questionário aplicado a 53 Agentes Comunitários de Saúde de doze equipes do Programa de Saúde da Família nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Casserengue e Cacimba de Dentro; entrevistas com lideranças sindicais, enfermeiras e médicos vinculados às equipes, e gestores estaduais e municipais. 
id UNB-9_51c9661ea191343858cb91d27438fdbb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5140
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na ParaíbaControle socialTrabalho atípicoCapital socialAgentes comunitários de saúdeEste artigo tem por objetivo analisar o trabalho dos agentes comunitários de saúde vinculados a dois programas governamentais: o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde da Família. Os agentes integram equipes de trabalhadores voltados à atenção básica em saúde cuja função é transmitir informações sobre higiene e saúde nas comunidades onde atuam, levantar dados sobre incidência de doenças na população e encaminhar os doentes para atendimento na Unidade de Saúde da Família. Para isso devem ser moradores da comunidade, para fazer o elo entre esta e a equipe. Constituem-se num trabalhador atípico, seja pelas características dos contratos de trabalho (temporários, terceirizados, não formalizados), seja pela posse de um capital social como competência exigida, ou seja, uma característica relacional como condição para exercer a ocupação. O trabalho dos agentes reflete as novas formas de implementação de políticas sociais descentralizadas pelo Estado e as novas formas de utilização de trabalhadores, fora do quadro do funcionalismo tradicional. A pesquisa constou de questionário aplicado a 53 Agentes Comunitários de Saúde de doze equipes do Programa de Saúde da Família nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Casserengue e Cacimba de Dentro; entrevistas com lideranças sindicais, enfermeiras e médicos vinculados às equipes, e gestores estaduais e municipais. Departamento de Sociologia - UnB/SOL2011-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5140Sociedade e Estado; Vol. 20 No. 1 (2005); 103-133Sociedade e Estado; Vol. 20 Núm. 1 (2005); 103-133Sociedade e Estado; v. 20 n. 1 (2005); 103-1331980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5140/4666Copyright (c) 2016 Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Jacob CarlosMoura, Maria do Carmo2018-08-28T16:07:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5140Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2018-08-28T16:07:57Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba
title Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba
spellingShingle Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba
Lima, Jacob Carlos
Controle social
Trabalho atípico
Capital social
Agentes comunitários de saúde
title_short Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba
title_full Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba
title_fullStr Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba
title_full_unstemmed Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba
title_sort Trabalho atípico e capital social:: os Agentes Comunitários de Saúde na Paraíba
author Lima, Jacob Carlos
author_facet Lima, Jacob Carlos
Moura, Maria do Carmo
author_role author
author2 Moura, Maria do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jacob Carlos
Moura, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Controle social
Trabalho atípico
Capital social
Agentes comunitários de saúde
topic Controle social
Trabalho atípico
Capital social
Agentes comunitários de saúde
description Este artigo tem por objetivo analisar o trabalho dos agentes comunitários de saúde vinculados a dois programas governamentais: o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde da Família. Os agentes integram equipes de trabalhadores voltados à atenção básica em saúde cuja função é transmitir informações sobre higiene e saúde nas comunidades onde atuam, levantar dados sobre incidência de doenças na população e encaminhar os doentes para atendimento na Unidade de Saúde da Família. Para isso devem ser moradores da comunidade, para fazer o elo entre esta e a equipe. Constituem-se num trabalhador atípico, seja pelas características dos contratos de trabalho (temporários, terceirizados, não formalizados), seja pela posse de um capital social como competência exigida, ou seja, uma característica relacional como condição para exercer a ocupação. O trabalho dos agentes reflete as novas formas de implementação de políticas sociais descentralizadas pelo Estado e as novas formas de utilização de trabalhadores, fora do quadro do funcionalismo tradicional. A pesquisa constou de questionário aplicado a 53 Agentes Comunitários de Saúde de doze equipes do Programa de Saúde da Família nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Casserengue e Cacimba de Dentro; entrevistas com lideranças sindicais, enfermeiras e médicos vinculados às equipes, e gestores estaduais e municipais. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5140
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5140/4666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 20 No. 1 (2005); 103-133
Sociedade e Estado; Vol. 20 Núm. 1 (2005); 103-133
Sociedade e Estado; v. 20 n. 1 (2005); 103-133
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211060897087488