Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonomo, Mariana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Souza, Lídio, Melotti, Giannino, Palmonari, Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5708
Resumo: O estudo foi desenvolvido com o propósito de conhecer os princípios que orga­nizam as tomadas de posição de integrantes de um grupo rural em frente às representa­ções de rural e cidade, a partir da análise dos processos de ancoragem psicológica, social e psicossocial. Foram realizadas entrevistas individuais com 200 integrantes de uma co­munidade rural, distribuídos em quatro gerações. O roteiro foi composto por questões que focalizavam: (1) dados sociodemográficos referentes ao sexo, idade, geração e se o participante já havia vivido em áreas urbanas; (2) experiência de preconceito, expec­tativa de vida na cidade para não migrados e recomendação para viver na cidade pelos participantes que já tinham vivido em território urbano; (3) valores sociais do rural; e (4) evocações livres associadas aos objetos de representação. Os resultados, sistematizados por meio da Análise de Conteúdo e processados por meio do software SPAD-T, indicaram a presença de três princípios organizadores dos significados vinculados aos objetos rural vs. cidade: mundo natural vs. mundo artificial, vida feliz vs. vida ruim e quase autossufi­ciente vs. centro dos recursos. As discussões focalizaram as funções das representações nos processos de elaboração da identidade social, destacando-se entre elas a de produzir equilíbrio e sustentar a defesa do espaço de pertencimento.
id UNB-9_640dca983b7ae3daccb26e98b9492684
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5708
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling Princípios Organizadores das Representações de Rural e CidadeCidadePrincípios OrganizadoresRepresentação SocialRuralidadeO estudo foi desenvolvido com o propósito de conhecer os princípios que orga­nizam as tomadas de posição de integrantes de um grupo rural em frente às representa­ções de rural e cidade, a partir da análise dos processos de ancoragem psicológica, social e psicossocial. Foram realizadas entrevistas individuais com 200 integrantes de uma co­munidade rural, distribuídos em quatro gerações. O roteiro foi composto por questões que focalizavam: (1) dados sociodemográficos referentes ao sexo, idade, geração e se o participante já havia vivido em áreas urbanas; (2) experiência de preconceito, expec­tativa de vida na cidade para não migrados e recomendação para viver na cidade pelos participantes que já tinham vivido em território urbano; (3) valores sociais do rural; e (4) evocações livres associadas aos objetos de representação. Os resultados, sistematizados por meio da Análise de Conteúdo e processados por meio do software SPAD-T, indicaram a presença de três princípios organizadores dos significados vinculados aos objetos rural vs. cidade: mundo natural vs. mundo artificial, vida feliz vs. vida ruim e quase autossufi­ciente vs. centro dos recursos. As discussões focalizaram as funções das representações nos processos de elaboração da identidade social, destacando-se entre elas a de produzir equilíbrio e sustentar a defesa do espaço de pertencimento.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5708Sociedade e Estado; Vol. 28 No. 1 (2013); 91-118Sociedade e Estado; Vol. 28 Núm. 1 (2013); 91-118Sociedade e Estado; v. 28 n. 1 (2013); 91-1181980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5708/5195Copyright (c) 2016 Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonomo, Marianade Souza, LídioMelotti, GianninoPalmonari, Augusto2018-08-28T16:15:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5708Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2018-08-28T16:15:47Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade
title Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade
spellingShingle Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade
Bonomo, Mariana
Cidade
Princípios Organizadores
Representação Social
Ruralidade
title_short Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade
title_full Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade
title_fullStr Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade
title_full_unstemmed Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade
title_sort Princípios Organizadores das Representações de Rural e Cidade
author Bonomo, Mariana
author_facet Bonomo, Mariana
de Souza, Lídio
Melotti, Giannino
Palmonari, Augusto
author_role author
author2 de Souza, Lídio
Melotti, Giannino
Palmonari, Augusto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonomo, Mariana
de Souza, Lídio
Melotti, Giannino
Palmonari, Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade
Princípios Organizadores
Representação Social
Ruralidade
topic Cidade
Princípios Organizadores
Representação Social
Ruralidade
description O estudo foi desenvolvido com o propósito de conhecer os princípios que orga­nizam as tomadas de posição de integrantes de um grupo rural em frente às representa­ções de rural e cidade, a partir da análise dos processos de ancoragem psicológica, social e psicossocial. Foram realizadas entrevistas individuais com 200 integrantes de uma co­munidade rural, distribuídos em quatro gerações. O roteiro foi composto por questões que focalizavam: (1) dados sociodemográficos referentes ao sexo, idade, geração e se o participante já havia vivido em áreas urbanas; (2) experiência de preconceito, expec­tativa de vida na cidade para não migrados e recomendação para viver na cidade pelos participantes que já tinham vivido em território urbano; (3) valores sociais do rural; e (4) evocações livres associadas aos objetos de representação. Os resultados, sistematizados por meio da Análise de Conteúdo e processados por meio do software SPAD-T, indicaram a presença de três princípios organizadores dos significados vinculados aos objetos rural vs. cidade: mundo natural vs. mundo artificial, vida feliz vs. vida ruim e quase autossufi­ciente vs. centro dos recursos. As discussões focalizaram as funções das representações nos processos de elaboração da identidade social, destacando-se entre elas a de produzir equilíbrio e sustentar a defesa do espaço de pertencimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5708
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5708/5195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 28 No. 1 (2013); 91-118
Sociedade e Estado; Vol. 28 Núm. 1 (2013); 91-118
Sociedade e Estado; v. 28 n. 1 (2013); 91-118
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211062857924608