Darcy Ribeiro e o enigma Brasil:: um exercício de descolonização epistemológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade e Estado |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5589 |
Resumo: | Darcy Ribeiro desafia a ausência de um modo singular de imaginação sociológica a caracterizar o pensamento brasileiro, não se deixando guiar por parâmetros exógenos ditados por uma pretensa modernidade que ignora a positividade das experiências aqui existentes. Tomando, de um lado, "O processo Civilizatório" (2001), e de outro, "O Povo Brasileiro" (1995), busco, neste ensaio, uma hermenêutica do legado de Darcy Ribeiro. Minha hipótese é a de que há questões presentes na obra darcyniana capazes de gestar, ainda hoje, uma "crítica descolonizadora nas ciências sociais latino-americanas", impactando a geopolítica do conhecimento que, historicamente, apartou as culturas que investigam, daquelas que são investigadas. Talvez, o pensamento social mameluco nos inspire a crer que a criatividade humana seja capaz de superar os reais danos impostos historicamente pela lógica da modernidade-colonialidade, somando à s ciências sociais novas formas de cognição. |
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Darcy Ribeiro e o enigma Brasil:: um exercício de descolonização epistemológicaCiências SociaisSociologiaDarcy RibeiroO Processo CivilizatórioO Povo BrasileiroDescolonização epistemológicaDarcy Ribeiro desafia a ausência de um modo singular de imaginação sociológica a caracterizar o pensamento brasileiro, não se deixando guiar por parâmetros exógenos ditados por uma pretensa modernidade que ignora a positividade das experiências aqui existentes. Tomando, de um lado, "O processo Civilizatório" (2001), e de outro, "O Povo Brasileiro" (1995), busco, neste ensaio, uma hermenêutica do legado de Darcy Ribeiro. Minha hipótese é a de que há questões presentes na obra darcyniana capazes de gestar, ainda hoje, uma "crítica descolonizadora nas ciências sociais latino-americanas", impactando a geopolítica do conhecimento que, historicamente, apartou as culturas que investigam, daquelas que são investigadas. Talvez, o pensamento social mameluco nos inspire a crer que a criatividade humana seja capaz de superar os reais danos impostos historicamente pela lógica da modernidade-colonialidade, somando à s ciências sociais novas formas de cognição.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2012-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5589Sociedade e Estado; Vol. 26 No. 2 (2011): Dossiê: Pensamento Social Brasileiro e Latinoamericano; 23-49Sociedade e Estado; Vol. 26 Núm. 2 (2011): Dossiê: Pensamento Social Brasileiro e Latinoamericano; 23-49Sociedade e Estado; v. 26 n. 2 (2011): Dossiê: Pensamento Social Brasileiro e Latinoamericano; 23-491980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5589/5081Copyright (c) 2016 Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Adelia Miglievich2022-04-26T21:38:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5589Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:38:53Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false |
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