Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Sayonara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Yung, Tauvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034
Resumo: Este trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.
id UNB-9_a9c4926e8206507ae2ddbd87c25e1b08
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6034
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito FederalMediações pedagógicasExperiência e representação socialEnsino de sociologiaEscolas do Distrito FederalEste trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034Sociedade e Estado; Vol. 30 No. 3 (2015); 773-796Sociedade e Estado; Vol. 30 Núm. 3 (2015); 773-796Sociedade e Estado; v. 30 n. 3 (2015); 773-7961980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034/5439Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, SayonaraYung, Tauvana2018-11-01T17:27:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6034Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2018-11-01T17:27:44Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
title Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
spellingShingle Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
Leal, Sayonara
Mediações pedagógicas
Experiência e representação social
Ensino de sociologia
Escolas do Distrito Federal
title_short Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
title_full Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
title_fullStr Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
title_full_unstemmed Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
title_sort Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
author Leal, Sayonara
author_facet Leal, Sayonara
Yung, Tauvana
author_role author
author2 Yung, Tauvana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Sayonara
Yung, Tauvana
dc.subject.por.fl_str_mv Mediações pedagógicas
Experiência e representação social
Ensino de sociologia
Escolas do Distrito Federal
topic Mediações pedagógicas
Experiência e representação social
Ensino de sociologia
Escolas do Distrito Federal
description Este trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034/5439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 30 No. 3 (2015); 773-796
Sociedade e Estado; Vol. 30 Núm. 3 (2015); 773-796
Sociedade e Estado; v. 30 n. 3 (2015); 773-796
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211063792205824