Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade e Estado |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034 |
Resumo: | Este trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola. |
id |
UNB-9_a9c4926e8206507ae2ddbd87c25e1b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6034 |
network_acronym_str |
UNB-9 |
network_name_str |
Sociedade e Estado |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito FederalMediações pedagógicasExperiência e representação socialEnsino de sociologiaEscolas do Distrito FederalEste trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034Sociedade e Estado; Vol. 30 No. 3 (2015); 773-796Sociedade e Estado; Vol. 30 Núm. 3 (2015); 773-796Sociedade e Estado; v. 30 n. 3 (2015); 773-7961980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034/5439Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, SayonaraYung, Tauvana2018-11-01T17:27:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6034Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2018-11-01T17:27:44Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal |
title |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal |
spellingShingle |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal Leal, Sayonara Mediações pedagógicas Experiência e representação social Ensino de sociologia Escolas do Distrito Federal |
title_short |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal |
title_full |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal |
title_fullStr |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal |
title_sort |
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal |
author |
Leal, Sayonara |
author_facet |
Leal, Sayonara Yung, Tauvana |
author_role |
author |
author2 |
Yung, Tauvana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Sayonara Yung, Tauvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediações pedagógicas Experiência e representação social Ensino de sociologia Escolas do Distrito Federal |
topic |
Mediações pedagógicas Experiência e representação social Ensino de sociologia Escolas do Distrito Federal |
description |
Este trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034/5439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia - UnB/SOL |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia - UnB/SOL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociedade e Estado; Vol. 30 No. 3 (2015); 773-796 Sociedade e Estado; Vol. 30 Núm. 3 (2015); 773-796 Sociedade e Estado; v. 30 n. 3 (2015); 773-796 1980-5462 0102-6992 reponame:Sociedade e Estado instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Sociedade e Estado |
collection |
Sociedade e Estado |
repository.name.fl_str_mv |
Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br |
_version_ |
1800211063792205824 |