Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Brasilmar Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5929
Resumo: O artigo discute o potencial de Brasília se inserir na rede mundial de cidades, considerando sua peculiar dinâmica socioeconômica. Consolida-se aqui, 54 anos após sua inauguração, uma cidade que vive constantes processos de mudança, mas que ainda se acha atrelada ao setor público, esfera que lhe dá sua identidade. A assimetria que se observa entre, de um lado, uma cidade racional que se rebate num desenho modernista e, de outro, uma cidade que cresce nas suas periferias de forma anárquica, reproduzindo modelos das demais cidades brasileiras, evidenciam uma estrutura social com enormes graus de desigualdade e de diferenciação. A dinâmica populacional do Distrito Federal e entorno ultrapassa cada vez mais as determinações e os estímulos oriundos do setor público, concentrados no seu Plano Piloto. Ao contextualizá-la na lógica contemporânea das cidades “globais”, na tentativa de diversificar a fonte de investimentos, Brasília procura oferecer vantagens comparativas frente a outras metrópoles que com ela concorrem. Nesse sentido, o artigo defende que a capital vive hoje uma etapa original na sua evolução, mesmo se a incompatibilidade aparente entre sua função política, que de certa forma restringe suas potencialidades, e as forças de mercado, a levam a modificar sua natureza original.
id UNB-9_b12bb927830620a4ffb2c7f633fdca44
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5929
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendênciaBrasíliaBurocraciaCidades globaisDesigualdades sociaisPlanejamento urbanoO artigo discute o potencial de Brasília se inserir na rede mundial de cidades, considerando sua peculiar dinâmica socioeconômica. Consolida-se aqui, 54 anos após sua inauguração, uma cidade que vive constantes processos de mudança, mas que ainda se acha atrelada ao setor público, esfera que lhe dá sua identidade. A assimetria que se observa entre, de um lado, uma cidade racional que se rebate num desenho modernista e, de outro, uma cidade que cresce nas suas periferias de forma anárquica, reproduzindo modelos das demais cidades brasileiras, evidenciam uma estrutura social com enormes graus de desigualdade e de diferenciação. A dinâmica populacional do Distrito Federal e entorno ultrapassa cada vez mais as determinações e os estímulos oriundos do setor público, concentrados no seu Plano Piloto. Ao contextualizá-la na lógica contemporânea das cidades “globais”, na tentativa de diversificar a fonte de investimentos, Brasília procura oferecer vantagens comparativas frente a outras metrópoles que com ela concorrem. Nesse sentido, o artigo defende que a capital vive hoje uma etapa original na sua evolução, mesmo se a incompatibilidade aparente entre sua função política, que de certa forma restringe suas potencialidades, e as forças de mercado, a levam a modificar sua natureza original.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5929Sociedade e Estado; Vol. 29 No. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 941-961Sociedade e Estado; Vol. 29 Núm. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 941-961Sociedade e Estado; v. 29 n. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 941-9611980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5929/5373Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Brasilmar Ferreira2022-04-26T21:29:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5929Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:29:33Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência
title Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência
spellingShingle Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência
Nunes, Brasilmar Ferreira
Brasília
Burocracia
Cidades globais
Desigualdades sociais
Planejamento urbano
title_short Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência
title_full Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência
title_fullStr Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência
title_full_unstemmed Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência
title_sort Brasília na rede das cidades globais:: apontando uma tendência
author Nunes, Brasilmar Ferreira
author_facet Nunes, Brasilmar Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Brasilmar Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Brasília
Burocracia
Cidades globais
Desigualdades sociais
Planejamento urbano
topic Brasília
Burocracia
Cidades globais
Desigualdades sociais
Planejamento urbano
description O artigo discute o potencial de Brasília se inserir na rede mundial de cidades, considerando sua peculiar dinâmica socioeconômica. Consolida-se aqui, 54 anos após sua inauguração, uma cidade que vive constantes processos de mudança, mas que ainda se acha atrelada ao setor público, esfera que lhe dá sua identidade. A assimetria que se observa entre, de um lado, uma cidade racional que se rebate num desenho modernista e, de outro, uma cidade que cresce nas suas periferias de forma anárquica, reproduzindo modelos das demais cidades brasileiras, evidenciam uma estrutura social com enormes graus de desigualdade e de diferenciação. A dinâmica populacional do Distrito Federal e entorno ultrapassa cada vez mais as determinações e os estímulos oriundos do setor público, concentrados no seu Plano Piloto. Ao contextualizá-la na lógica contemporânea das cidades “globais”, na tentativa de diversificar a fonte de investimentos, Brasília procura oferecer vantagens comparativas frente a outras metrópoles que com ela concorrem. Nesse sentido, o artigo defende que a capital vive hoje uma etapa original na sua evolução, mesmo se a incompatibilidade aparente entre sua função política, que de certa forma restringe suas potencialidades, e as forças de mercado, a levam a modificar sua natureza original.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5929
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5929/5373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 29 No. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 941-961
Sociedade e Estado; Vol. 29 Núm. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 941-961
Sociedade e Estado; v. 29 n. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 941-961
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211063705174016