Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro Araújo, Angela Maria
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Menicucci de Oliveira, Eleonora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5195
Resumo: Este artigo discute a nova divisão sexual do trabalho que resulta do processo de reestruturação produtiva na indústria metalmecânica, enfatizando seus impactos sobre as condições de trabalho e de saúde das mulheres trabalhadoras. A pesquisa de natureza qualitativa, que foi realizada em plantas de diferentes tamanhos nos setores de autopeças e eletroeletrônico, no ABC paulista e emCampinas, examinou as novas formas do trabalho feminino como resultado da introdução de novas práticas gerenciais e de inovações tecnológicas. Foram também investigadas as percepções dastrabalhadoras sobre as mudanças no seu trabalho e nas suas condições de saúde, com o propósito de compreender a relação entre novas formas de organização do processo de trabalho e oaprofundamento do sofrimento psicofísico no trabalho. Concluiu-se que o processo de reestruturação das empresas estudadas tem um claro bias de gênero na medida em que os lugares ocupados pelas mulheres na nova divisão do trabalho contribuem para aumentar a deterioração das suas condições de trabalho. Nas fábricas pesquisadas as trabalhadoras estão mais concentradas nos postos com salários menores, sob condições de trabalho ruins e sem proteção contra os riscos derivados das atividades desempenhadas. O artigo mostra que há uma nítida relação entre as mudanças nas condições de trabalho das mulheres e o crescimento de problemas de saúde e de doenças ocupacionais (como as LER e o estresse, entre outras).
id UNB-9_f25f8db1cbb9b450e9f05325e2301e91
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5195
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadorasMulherDivisão Sexual do TrabalhoSetor MetalúrgicoReestruturação ProdutivaSaúdeEste artigo discute a nova divisão sexual do trabalho que resulta do processo de reestruturação produtiva na indústria metalmecânica, enfatizando seus impactos sobre as condições de trabalho e de saúde das mulheres trabalhadoras. A pesquisa de natureza qualitativa, que foi realizada em plantas de diferentes tamanhos nos setores de autopeças e eletroeletrônico, no ABC paulista e emCampinas, examinou as novas formas do trabalho feminino como resultado da introdução de novas práticas gerenciais e de inovações tecnológicas. Foram também investigadas as percepções dastrabalhadoras sobre as mudanças no seu trabalho e nas suas condições de saúde, com o propósito de compreender a relação entre novas formas de organização do processo de trabalho e oaprofundamento do sofrimento psicofísico no trabalho. Concluiu-se que o processo de reestruturação das empresas estudadas tem um claro bias de gênero na medida em que os lugares ocupados pelas mulheres na nova divisão do trabalho contribuem para aumentar a deterioração das suas condições de trabalho. Nas fábricas pesquisadas as trabalhadoras estão mais concentradas nos postos com salários menores, sob condições de trabalho ruins e sem proteção contra os riscos derivados das atividades desempenhadas. O artigo mostra que há uma nítida relação entre as mudanças nas condições de trabalho das mulheres e o crescimento de problemas de saúde e de doenças ocupacionais (como as LER e o estresse, entre outras).Departamento de Sociologia - UnB/SOL2011-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5195Sociedade e Estado; Vol. 21 No. 1 (2006): Dossiê: Movimentos Sociais; 169-198Sociedade e Estado; Vol. 21 Núm. 1 (2006): Dossiê: Movimentos Sociais; 169-198Sociedade e Estado; v. 21 n. 1 (2006): Dossiê: Movimentos Sociais; 169-1981980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5195/4720Copyright (c) 2016 Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro Araújo, Angela MariaMenicucci de Oliveira, Eleonora2022-04-26T21:46:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5195Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:46:22Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras
title Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras
spellingShingle Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras
Carneiro Araújo, Angela Maria
Mulher
Divisão Sexual do Trabalho
Setor Metalúrgico
Reestruturação Produtiva
Saúde
title_short Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras
title_full Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras
title_fullStr Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras
title_full_unstemmed Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras
title_sort Reestruturação produtiva e saúde no setor metalúrgico:: a percepção das trabalhadoras
author Carneiro Araújo, Angela Maria
author_facet Carneiro Araújo, Angela Maria
Menicucci de Oliveira, Eleonora
author_role author
author2 Menicucci de Oliveira, Eleonora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro Araújo, Angela Maria
Menicucci de Oliveira, Eleonora
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Divisão Sexual do Trabalho
Setor Metalúrgico
Reestruturação Produtiva
Saúde
topic Mulher
Divisão Sexual do Trabalho
Setor Metalúrgico
Reestruturação Produtiva
Saúde
description Este artigo discute a nova divisão sexual do trabalho que resulta do processo de reestruturação produtiva na indústria metalmecânica, enfatizando seus impactos sobre as condições de trabalho e de saúde das mulheres trabalhadoras. A pesquisa de natureza qualitativa, que foi realizada em plantas de diferentes tamanhos nos setores de autopeças e eletroeletrônico, no ABC paulista e emCampinas, examinou as novas formas do trabalho feminino como resultado da introdução de novas práticas gerenciais e de inovações tecnológicas. Foram também investigadas as percepções dastrabalhadoras sobre as mudanças no seu trabalho e nas suas condições de saúde, com o propósito de compreender a relação entre novas formas de organização do processo de trabalho e oaprofundamento do sofrimento psicofísico no trabalho. Concluiu-se que o processo de reestruturação das empresas estudadas tem um claro bias de gênero na medida em que os lugares ocupados pelas mulheres na nova divisão do trabalho contribuem para aumentar a deterioração das suas condições de trabalho. Nas fábricas pesquisadas as trabalhadoras estão mais concentradas nos postos com salários menores, sob condições de trabalho ruins e sem proteção contra os riscos derivados das atividades desempenhadas. O artigo mostra que há uma nítida relação entre as mudanças nas condições de trabalho das mulheres e o crescimento de problemas de saúde e de doenças ocupacionais (como as LER e o estresse, entre outras).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5195
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5195/4720
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 21 No. 1 (2006): Dossiê: Movimentos Sociais; 169-198
Sociedade e Estado; Vol. 21 Núm. 1 (2006): Dossiê: Movimentos Sociais; 169-198
Sociedade e Estado; v. 21 n. 1 (2006): Dossiê: Movimentos Sociais; 169-198
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211060951613440