Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39348 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-6404-3841 |
Resumo: | Esta obra traz a debate alguns desafios que se impõem para a escola de ensino médio em termos pedagógicos, apresentando resultados de pesquisas empíricas sobre o ensino médio público no Distrito Federal e de estudos decorrentes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no DF (PNEM). Os estudos partem da convicção de que um dos maiores desafios para uma escola que se pretende constituir “para todos” é, justamente, conseguir estabelecer-se como espaço de aprendizagens de todos. Nesse sentido, a discussão em torno de como a escola organiza seu trabalho pedagógico é essencial, tendo em vista que as ações pedagógicas e escolares precisam ser coletivas, planejadas e com intenção inequívoca de promover aprendizagens com qualidade social. Desse modo, Ensino médio público no Distrito Federal constitui um conjunto de reflexões sobre como a organização do trabalho pedagógico da escola e, particularmente, da sala de aula deve ser capaz de favorecer uma dinâmica que reconfigure a aula como um espaço-tempo de interação, diálogo, reflexão, construção de conhecimento, formação humana, contextualização e, sobretudo, de aprendizagens. |
id |
UNB_004bce8e018b298064e1692f84b5ce88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/39348 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aulaEnsino médio - Distrito FederalProfessores - formaçãoPedagogiaEsta obra traz a debate alguns desafios que se impõem para a escola de ensino médio em termos pedagógicos, apresentando resultados de pesquisas empíricas sobre o ensino médio público no Distrito Federal e de estudos decorrentes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no DF (PNEM). Os estudos partem da convicção de que um dos maiores desafios para uma escola que se pretende constituir “para todos” é, justamente, conseguir estabelecer-se como espaço de aprendizagens de todos. Nesse sentido, a discussão em torno de como a escola organiza seu trabalho pedagógico é essencial, tendo em vista que as ações pedagógicas e escolares precisam ser coletivas, planejadas e com intenção inequívoca de promover aprendizagens com qualidade social. Desse modo, Ensino médio público no Distrito Federal constitui um conjunto de reflexões sobre como a organização do trabalho pedagógico da escola e, particularmente, da sala de aula deve ser capaz de favorecer uma dinâmica que reconfigure a aula como um espaço-tempo de interação, diálogo, reflexão, construção de conhecimento, formação humana, contextualização e, sobretudo, de aprendizagens.Editora Universidade de Brasília2020-08-04T19:38:28Z2020-08-04T19:38:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfWELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio (org.). Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/50. Acesso em: 04 ago. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39348https://orcid.org/0000-0003-1450-2004https://orcid.org/0000-0001-6404-3841Copyright (c) 2018 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/50. Acesso em: 04 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessWeller, Wivian (org.)Bento, André Lúcio (org.)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-10T18:39:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/39348Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-10T18:39:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula |
title |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula |
spellingShingle |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula Weller, Wivian (org.) Ensino médio - Distrito Federal Professores - formação Pedagogia |
title_short |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula |
title_full |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula |
title_fullStr |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula |
title_sort |
Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula |
author |
Weller, Wivian (org.) |
author_facet |
Weller, Wivian (org.) Bento, André Lúcio (org.) |
author_role |
author |
author2 |
Bento, André Lúcio (org.) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weller, Wivian (org.) Bento, André Lúcio (org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio - Distrito Federal Professores - formação Pedagogia |
topic |
Ensino médio - Distrito Federal Professores - formação Pedagogia |
description |
Esta obra traz a debate alguns desafios que se impõem para a escola de ensino médio em termos pedagógicos, apresentando resultados de pesquisas empíricas sobre o ensino médio público no Distrito Federal e de estudos decorrentes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no DF (PNEM). Os estudos partem da convicção de que um dos maiores desafios para uma escola que se pretende constituir “para todos” é, justamente, conseguir estabelecer-se como espaço de aprendizagens de todos. Nesse sentido, a discussão em torno de como a escola organiza seu trabalho pedagógico é essencial, tendo em vista que as ações pedagógicas e escolares precisam ser coletivas, planejadas e com intenção inequívoca de promover aprendizagens com qualidade social. Desse modo, Ensino médio público no Distrito Federal constitui um conjunto de reflexões sobre como a organização do trabalho pedagógico da escola e, particularmente, da sala de aula deve ser capaz de favorecer uma dinâmica que reconfigure a aula como um espaço-tempo de interação, diálogo, reflexão, construção de conhecimento, formação humana, contextualização e, sobretudo, de aprendizagens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-08-04T19:38:28Z 2020-08-04T19:38:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
WELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio (org.). Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/50. Acesso em: 04 ago. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39348 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-6404-3841 |
identifier_str_mv |
WELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio (org.). Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/50. Acesso em: 04 ago. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39348 https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 https://orcid.org/0000-0001-6404-3841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508257016807424 |