Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Wivian (org.)
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bento, André Lúcio (org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39348
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-6404-3841
Resumo: Esta obra traz a debate alguns desafios que se impõem para a escola de ensino médio em termos pedagógicos, apresentando resultados de pesquisas empíricas sobre o ensino médio público no Distrito Federal e de estudos decorrentes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no DF (PNEM). Os estudos partem da convicção de que um dos maiores desafios para uma escola que se pretende constituir “para todos” é, justamente, conseguir estabelecer-se como espaço de aprendizagens de todos. Nesse sentido, a discussão em torno de como a escola organiza seu trabalho pedagógico é essencial, tendo em vista que as ações pedagógicas e escolares precisam ser coletivas, planejadas e com intenção inequívoca de promover aprendizagens com qualidade social. Desse modo, Ensino médio público no Distrito Federal constitui um conjunto de reflexões sobre como a organização do trabalho pedagógico da escola e, particularmente, da sala de aula deve ser capaz de favorecer uma dinâmica que reconfigure a aula como um espaço-tempo de interação, diálogo, reflexão, construção de conhecimento, formação humana, contextualização e, sobretudo, de aprendizagens.
id UNB_004bce8e018b298064e1692f84b5ce88
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39348
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aulaEnsino médio - Distrito FederalProfessores - formaçãoPedagogiaEsta obra traz a debate alguns desafios que se impõem para a escola de ensino médio em termos pedagógicos, apresentando resultados de pesquisas empíricas sobre o ensino médio público no Distrito Federal e de estudos decorrentes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no DF (PNEM). Os estudos partem da convicção de que um dos maiores desafios para uma escola que se pretende constituir “para todos” é, justamente, conseguir estabelecer-se como espaço de aprendizagens de todos. Nesse sentido, a discussão em torno de como a escola organiza seu trabalho pedagógico é essencial, tendo em vista que as ações pedagógicas e escolares precisam ser coletivas, planejadas e com intenção inequívoca de promover aprendizagens com qualidade social. Desse modo, Ensino médio público no Distrito Federal constitui um conjunto de reflexões sobre como a organização do trabalho pedagógico da escola e, particularmente, da sala de aula deve ser capaz de favorecer uma dinâmica que reconfigure a aula como um espaço-tempo de interação, diálogo, reflexão, construção de conhecimento, formação humana, contextualização e, sobretudo, de aprendizagens.Editora Universidade de Brasília2020-08-04T19:38:28Z2020-08-04T19:38:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfWELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio (org.). Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/50. Acesso em: 04 ago. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39348https://orcid.org/0000-0003-1450-2004https://orcid.org/0000-0001-6404-3841Copyright (c) 2018 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/50. Acesso em: 04 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessWeller, Wivian (org.)Bento, André Lúcio (org.)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-10T18:39:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/39348Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-10T18:39:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
title Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
spellingShingle Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
Weller, Wivian (org.)
Ensino médio - Distrito Federal
Professores - formação
Pedagogia
title_short Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
title_full Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
title_fullStr Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
title_full_unstemmed Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
title_sort Ensino médio público no Distrito Federal : trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula
author Weller, Wivian (org.)
author_facet Weller, Wivian (org.)
Bento, André Lúcio (org.)
author_role author
author2 Bento, André Lúcio (org.)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weller, Wivian (org.)
Bento, André Lúcio (org.)
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - Distrito Federal
Professores - formação
Pedagogia
topic Ensino médio - Distrito Federal
Professores - formação
Pedagogia
description Esta obra traz a debate alguns desafios que se impõem para a escola de ensino médio em termos pedagógicos, apresentando resultados de pesquisas empíricas sobre o ensino médio público no Distrito Federal e de estudos decorrentes do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no DF (PNEM). Os estudos partem da convicção de que um dos maiores desafios para uma escola que se pretende constituir “para todos” é, justamente, conseguir estabelecer-se como espaço de aprendizagens de todos. Nesse sentido, a discussão em torno de como a escola organiza seu trabalho pedagógico é essencial, tendo em vista que as ações pedagógicas e escolares precisam ser coletivas, planejadas e com intenção inequívoca de promover aprendizagens com qualidade social. Desse modo, Ensino médio público no Distrito Federal constitui um conjunto de reflexões sobre como a organização do trabalho pedagógico da escola e, particularmente, da sala de aula deve ser capaz de favorecer uma dinâmica que reconfigure a aula como um espaço-tempo de interação, diálogo, reflexão, construção de conhecimento, formação humana, contextualização e, sobretudo, de aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-08-04T19:38:28Z
2020-08-04T19:38:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio (org.). Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/50. Acesso em: 04 ago. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39348
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-6404-3841
identifier_str_mv WELLER, Wivian; BENTO, André Lúcio (org.). Ensino médio público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/50. Acesso em: 04 ago. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39348
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-6404-3841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508257016807424