A formação do ouvidor-educador e seus desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria Ivoneide de Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aguiar, Larissa dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44539
Resumo: O presente artigo se propõe a abordar o desafio de ser Ouvidor, refletindo acerca de alguns saberes necessários a uma atuação de qualidade e a uma prática educativa eficaz a fim de tornar o atendimento nas Ouvidorias o mais humano possível, ao responder a algumas inquietações: Por que eu atendo? O que represento? Como devo atuar? A quem atenderei? Reconhece-se, assim, a importância dessa tarefa, bem como a necessidade de o profissional valorizar a formação continuada e estar atento à implementação de novas habilidades, competências e tecnologias provenientes de ou para a sua atuação no contexto das Ouvidorias das universidades públicas federais.
id UNB_006ba8b70541eed479b763a656d7e986
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44539
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A formação do ouvidor-educador e seus desafiosOuvidoriasOuvidores - formaçãoEducadores - formaçãoO presente artigo se propõe a abordar o desafio de ser Ouvidor, refletindo acerca de alguns saberes necessários a uma atuação de qualidade e a uma prática educativa eficaz a fim de tornar o atendimento nas Ouvidorias o mais humano possível, ao responder a algumas inquietações: Por que eu atendo? O que represento? Como devo atuar? A quem atenderei? Reconhece-se, assim, a importância dessa tarefa, bem como a necessidade de o profissional valorizar a formação continuada e estar atento à implementação de novas habilidades, competências e tecnologias provenientes de ou para a sua atuação no contexto das Ouvidorias das universidades públicas federais.The present article proposes to address the challenge of being a listener, reflecting on some knowledge necessary for a quality performance and an effective educational practice to make attendance in Ombudsman offices as human as possible, when answering some questions: Why do I answer? What do I represent? How should I act? Who will I attend? Thus, the importance of this task is recognized, as well as the need for the professional to value continuing education and be aware of the implementation of new skills, competencies and technologies from or for his work in the context of the Ombudsman’s offices of federal public universities.Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsmanmailto:ouvidoria@unb.brBrito, Maria Ivoneide de LimaAguiar, Larissa dos Santos2022-08-16T18:48:51Z2022-08-16T18:48:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRITO, Maria Ivoneide de Lima; AGUIAR, Larissa dos Santos. A formação do ouvidor-educador e seus desafios. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 119-129, 2019. DOI 10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129. Disponível em: https://revista.abonacional.org.br/files/edicoes/artigos/2_10.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/4453910.37814/2594-5068.2019v2.p119-129Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Os artigos deste periódico são publicados sob uma licença Creative Commons (Atribuição CC-BY). Fonte: https://revista.abonacional.org.br/revista. Acesso em: 16 ago. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:25:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/44539Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:25:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do ouvidor-educador e seus desafios
title A formação do ouvidor-educador e seus desafios
spellingShingle A formação do ouvidor-educador e seus desafios
Brito, Maria Ivoneide de Lima
Ouvidorias
Ouvidores - formação
Educadores - formação
title_short A formação do ouvidor-educador e seus desafios
title_full A formação do ouvidor-educador e seus desafios
title_fullStr A formação do ouvidor-educador e seus desafios
title_full_unstemmed A formação do ouvidor-educador e seus desafios
title_sort A formação do ouvidor-educador e seus desafios
author Brito, Maria Ivoneide de Lima
author_facet Brito, Maria Ivoneide de Lima
Aguiar, Larissa dos Santos
author_role author
author2 Aguiar, Larissa dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv mailto:ouvidoria@unb.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria Ivoneide de Lima
Aguiar, Larissa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ouvidorias
Ouvidores - formação
Educadores - formação
topic Ouvidorias
Ouvidores - formação
Educadores - formação
description O presente artigo se propõe a abordar o desafio de ser Ouvidor, refletindo acerca de alguns saberes necessários a uma atuação de qualidade e a uma prática educativa eficaz a fim de tornar o atendimento nas Ouvidorias o mais humano possível, ao responder a algumas inquietações: Por que eu atendo? O que represento? Como devo atuar? A quem atenderei? Reconhece-se, assim, a importância dessa tarefa, bem como a necessidade de o profissional valorizar a formação continuada e estar atento à implementação de novas habilidades, competências e tecnologias provenientes de ou para a sua atuação no contexto das Ouvidorias das universidades públicas federais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-08-16T18:48:51Z
2022-08-16T18:48:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Maria Ivoneide de Lima; AGUIAR, Larissa dos Santos. A formação do ouvidor-educador e seus desafios. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 119-129, 2019. DOI 10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129. Disponível em: https://revista.abonacional.org.br/files/edicoes/artigos/2_10.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44539
10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129
identifier_str_mv BRITO, Maria Ivoneide de Lima; AGUIAR, Larissa dos Santos. A formação do ouvidor-educador e seus desafios. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 119-129, 2019. DOI 10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129. Disponível em: https://revista.abonacional.org.br/files/edicoes/artigos/2_10.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.
10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508195606953984