A formação do ouvidor-educador e seus desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44539 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a abordar o desafio de ser Ouvidor, refletindo acerca de alguns saberes necessários a uma atuação de qualidade e a uma prática educativa eficaz a fim de tornar o atendimento nas Ouvidorias o mais humano possível, ao responder a algumas inquietações: Por que eu atendo? O que represento? Como devo atuar? A quem atenderei? Reconhece-se, assim, a importância dessa tarefa, bem como a necessidade de o profissional valorizar a formação continuada e estar atento à implementação de novas habilidades, competências e tecnologias provenientes de ou para a sua atuação no contexto das Ouvidorias das universidades públicas federais. |
id |
UNB_006ba8b70541eed479b763a656d7e986 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/44539 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do ouvidor-educador e seus desafiosOuvidoriasOuvidores - formaçãoEducadores - formaçãoO presente artigo se propõe a abordar o desafio de ser Ouvidor, refletindo acerca de alguns saberes necessários a uma atuação de qualidade e a uma prática educativa eficaz a fim de tornar o atendimento nas Ouvidorias o mais humano possível, ao responder a algumas inquietações: Por que eu atendo? O que represento? Como devo atuar? A quem atenderei? Reconhece-se, assim, a importância dessa tarefa, bem como a necessidade de o profissional valorizar a formação continuada e estar atento à implementação de novas habilidades, competências e tecnologias provenientes de ou para a sua atuação no contexto das Ouvidorias das universidades públicas federais.The present article proposes to address the challenge of being a listener, reflecting on some knowledge necessary for a quality performance and an effective educational practice to make attendance in Ombudsman offices as human as possible, when answering some questions: Why do I answer? What do I represent? How should I act? Who will I attend? Thus, the importance of this task is recognized, as well as the need for the professional to value continuing education and be aware of the implementation of new skills, competencies and technologies from or for his work in the context of the Ombudsman’s offices of federal public universities.Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsmanmailto:ouvidoria@unb.brBrito, Maria Ivoneide de LimaAguiar, Larissa dos Santos2022-08-16T18:48:51Z2022-08-16T18:48:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRITO, Maria Ivoneide de Lima; AGUIAR, Larissa dos Santos. A formação do ouvidor-educador e seus desafios. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 119-129, 2019. DOI 10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129. Disponível em: https://revista.abonacional.org.br/files/edicoes/artigos/2_10.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/4453910.37814/2594-5068.2019v2.p119-129Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Os artigos deste periódico são publicados sob uma licença Creative Commons (Atribuição CC-BY). Fonte: https://revista.abonacional.org.br/revista. Acesso em: 16 ago. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:25:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/44539Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:25:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do ouvidor-educador e seus desafios |
title |
A formação do ouvidor-educador e seus desafios |
spellingShingle |
A formação do ouvidor-educador e seus desafios Brito, Maria Ivoneide de Lima Ouvidorias Ouvidores - formação Educadores - formação |
title_short |
A formação do ouvidor-educador e seus desafios |
title_full |
A formação do ouvidor-educador e seus desafios |
title_fullStr |
A formação do ouvidor-educador e seus desafios |
title_full_unstemmed |
A formação do ouvidor-educador e seus desafios |
title_sort |
A formação do ouvidor-educador e seus desafios |
author |
Brito, Maria Ivoneide de Lima |
author_facet |
Brito, Maria Ivoneide de Lima Aguiar, Larissa dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Larissa dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
mailto:ouvidoria@unb.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria Ivoneide de Lima Aguiar, Larissa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ouvidorias Ouvidores - formação Educadores - formação |
topic |
Ouvidorias Ouvidores - formação Educadores - formação |
description |
O presente artigo se propõe a abordar o desafio de ser Ouvidor, refletindo acerca de alguns saberes necessários a uma atuação de qualidade e a uma prática educativa eficaz a fim de tornar o atendimento nas Ouvidorias o mais humano possível, ao responder a algumas inquietações: Por que eu atendo? O que represento? Como devo atuar? A quem atenderei? Reconhece-se, assim, a importância dessa tarefa, bem como a necessidade de o profissional valorizar a formação continuada e estar atento à implementação de novas habilidades, competências e tecnologias provenientes de ou para a sua atuação no contexto das Ouvidorias das universidades públicas federais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-08-16T18:48:51Z 2022-08-16T18:48:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Maria Ivoneide de Lima; AGUIAR, Larissa dos Santos. A formação do ouvidor-educador e seus desafios. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 119-129, 2019. DOI 10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129. Disponível em: https://revista.abonacional.org.br/files/edicoes/artigos/2_10.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/44539 10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129 |
identifier_str_mv |
BRITO, Maria Ivoneide de Lima; AGUIAR, Larissa dos Santos. A formação do ouvidor-educador e seus desafios. Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 119-129, 2019. DOI 10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129. Disponível em: https://revista.abonacional.org.br/files/edicoes/artigos/2_10.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022. 10.37814/2594-5068.2019v2.p119-129 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508195606953984 |