Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Anna Cristina de Araújo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31857
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31857
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.
id UNB_009356b75b6a5ad171fd3ba5aa450900
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31857
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneoImagemFotografiaRedes sociaisCrise migratóriaRefugiadosSíria - guerra civilDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.A fotografia de Aylan Kurdi, menino sírio de 3 anos de idade morto numa praia da Turquia em 2 de setembro de 2015, chocou o mundo e tornou-se símbolo da atual crise migratória que tem gerado milhões de refugiados. Essa fotografia inspirou um movimento artístico nas redes sociais digitais que reproduziu, em forma de ilustrações, a imagem de Aylan morto na praia e transformou o tema “refugiados” em um dos assuntos mais discutidos na internet em 2015. Trouxe também mais uma vez a discussão sobre o poder transformador da imagem, sobretudo da fotografia icônica. Propõe-se discutir o suposto estatuto transformador da imagem e identificar os elementos presentes na fotografia de Aylan Kurdi responsáveis por inquietar o mundo em favor e contra os refugiados, bem como as características de uma sociedade em que as tecnologias digitais criam condições para que os indivíduos atuem ativamente na propagação de conteúdos, alterando irreversivelmente a forma como nos comunicamos.Por meio de leitura de imagem, do estudo do imaginário e da sociedade em rede, e com uso de metodologia qualitativa, procedeu-se à análise das reproduções artísticas da fotografia de Aylan, sustentada em teóricos dos campos estudados. A pesquisa recuperou a trajetória da imagem e do imaginário no Ocidente e localizou no tempo e no espaço o drama dos refugiados, com destaque para a guerra civil na Síria, bem como associou tais aspectos à emergência da sociedade em rede e das tecnologias digitais que põe em xeque as formas tradicionais de exercício do poder, uma vez que esse exercício depende do controle da comunicação. Constatou que a imagem em estudo inquietou indivíduos e grupos, gerou iniciativas empáticas transitórias em defesa dos refugiados, mas divide a opinião de estudiosos do tema sobre seu poder transformador. Concluiu que a sociedade digital nos obriga a rever o conhecimento construído ao longo dos últimos séculos, considerando que vivemos em contexto radicalmente diferente, o que exige mais que a histórica iconoclastia e a desconfiança quanto ao poder da imagem.A fotografia de Aylan Kurdi, menino sírio de 3 anos de idade morto numa praia da Turquia em 2 de setembro de 2015, chocou o mundo e tornou-se símbolo da atual crise migratória que tem gerado milhões de refugiados. Essa fotografia inspirou um movimento artístico nas redes sociais digitais que reproduziu, em forma de ilustrações, a imagem de Aylan morto na praia e transformou o tema “refugiados” em um dos assuntos mais discutidos na internet em 2015. Trouxe também mais uma vez a discussão sobre o poder transformador da imagem, sobretudo da fotografia icônica. Propõe-se discutir o suposto estatuto transformador da imagem e identificar os elementos presentes na fotografia de Aylan Kurdi responsáveis por inquietar o mundo em favor e contra os refugiados, bem como as características de uma sociedade em que as tecnologias digitais criam condições para que os indivíduos atuem ativamente na propagação de conteúdos, alterando irreversivelmente a forma como nos comunicamos.Por meio de leitura de imagem, do estudo do imaginário e da sociedade em rede, e com uso de metodologia qualitativa, procedeu-se à análise das reproduções artísticas da fotografia de Aylan, sustentada em teóricos dos campos estudados. A pesquisa recuperou a trajetória da imagem e do imaginário no Ocidente e localizou no tempo e no espaço o drama dos refugiados, com destaque para a guerra civil na Síria, bem como associou tais aspectos à emergência da sociedade em rede e das tecnologias digitais que põe em xeque as formas tradicionais de exercício do poder, uma vez que esse exercício depende do controle da comunicação. Constatou que a imagem em estudo inquietou indivíduos e grupos, gerou iniciativas empáticas transitórias em defesa dos refugiados, mas divide a opinião de estudiosos do tema sobre seu poder transformador. Concluiu que a sociedade digital nos obriga a rever o conhecimento construído ao longo dos últimos séculos, considerando que vivemos em contexto radicalmente diferente, o que exige mais que a histórica iconoclastia e a desconfiança quanto ao poder da imagem.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoSá, Sérgio Araújo deRodrigues, Anna Cristina de Araújo2018-05-14T18:09:01Z2018-05-14T18:09:01Z2018-05-142018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Anna Cristina de Araújo. Naufrágio e ressurreição da imagem: a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo. 2018. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31857http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31857A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:29:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/31857Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:29:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo
title Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo
spellingShingle Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo
Rodrigues, Anna Cristina de Araújo
Imagem
Fotografia
Redes sociais
Crise migratória
Refugiados
Síria - guerra civil
title_short Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo
title_full Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo
title_fullStr Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo
title_full_unstemmed Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo
title_sort Naufrágio e ressurreição da imagem : a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo
author Rodrigues, Anna Cristina de Araújo
author_facet Rodrigues, Anna Cristina de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Sérgio Araújo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Anna Cristina de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Fotografia
Redes sociais
Crise migratória
Refugiados
Síria - guerra civil
topic Imagem
Fotografia
Redes sociais
Crise migratória
Refugiados
Síria - guerra civil
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-14T18:09:01Z
2018-05-14T18:09:01Z
2018-05-14
2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Anna Cristina de Araújo. Naufrágio e ressurreição da imagem: a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo. 2018. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31857
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31857
identifier_str_mv RODRIGUES, Anna Cristina de Araújo. Naufrágio e ressurreição da imagem: a fotografia de Aylan Kurdi inquieta o imaginário contemporâneo. 2018. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31857
http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.31857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508189595467776