Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ivo, Elda Alves Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2205
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
id UNB_012482721c22302e2be2225135504b34
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2205
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textualLetramentoAnálise do discurso - críticaIdentidade socialAspectos ideológicosAlfabetização de jovens e adultosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.Nos usos da linguagem no contexto social e escolar, as relações sociais e as práticas discursivas se fazem presentes e têm o seu significado ampliado pelas transformações e pelas mudanças sociais. Assim surgem novas exigências e habilidades para lidar com as múltiplas linguagens, nos diferentes grupos sociais. Nesse contexto, o letramento apresenta-se como o tema da pesquisa proposta, ao considerar que a construção da identidade social é vista como um processo constante e dependente da realização discursiva. A presente abordagem procura identificar, com base na produção textual dos alunos dos cursos de alfabetização de jovens e adultos e dos seus significados, as promessas do letramento, a identidade construída por esses alunos nos diferentes contextos de letramento e os aspectos ideológicos presentes no texto. Os pressupostos teóricos utilizados foram, para o Letramento, Street (1984, 1995, 2001), Barton (1994), Barton, Hamilton & Ivanic (1994), Heath (1983), Vieira (2002, 2003), Kleiman (1991, 2003), entre outros; para a Análise de Discurso Crítica, Fairclough (1989, 1992a, 1992b, 1995, 2001, 2003) e Chouliaraki & Fairclough (1999), Pedro (1998) e van Dijk (1997, 1999); para Identidade, Woodward (1997), Hall (2005), Giddens (2002), Coracini (2004) e Lopes (2002, 2003) e para Ideologia, Althusser (1974), Thompson (2002), Fairclough (1992a, 2003) e van Dijk (1997, 1999). Os procedimentos metodológicos adotados baseiam-se na abordagem da pesquisa qualitativa em Flick (2004), Bauer & Gaskell (2003), Gill (1996) e Chiazzotti (2000); e as categorias de Thompson (2002), Lakoff & Johnson (2002) e Fairclough (1992a, 2003). Por meio da análise de três textos, procurei verificar aspectos relacionados à ideologia, com os seguintes modos de operação da ideologia, segundo Thompson: legitimação e fragmentação; para o estudo das identidades analisei o vocabulário Fairclough (1992a) e as metáforas (Lakoff & Johnson, 2002). Concluo que a análise das diferentes práticas de letramento em seus contextos, com base nas marcas na produção textual, desvela a associação entre o discurso e sua realização como prática social, revela as marcas dos discursos articulados nas suas diferentes realizações e a eficácia das ideologias que permeiam o contexto e as práticas discursivas. Tem-se então, que o estudo contribuirá com uma nova e mais ampla perspectiva de repensar o letramento de jovens e adultos, nos seus diferentes contextos. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTOn the uses of language in the social and educational context, the social relations and the discursive practices are present and has their meaning extended by the transformations and the social changes. In this way new demands and skills appear to deal with the multiple languages in different social groups. In this context, literacy shows up as the subject of the proposed research when considering that the construction of the social identity is taken as a constant and dependent process of the discursive accomplishment. This approach tries to identify, based in a textual production of the students in the courses of read and write for young persons and adults, its meanings and the promises of literacy, built the identity of these students in different contexts of literacy and ideological aspects that is in the text. The theoretical basis adopted were, for Literacy, Street (1984, 1995, 2001), Barton (1994), Barton, Hamilton & Ivanic (1994), Heath (1983), Vieira (2002, 2003), Kleiman (1991, 2003), among others; for the Critical Discourse Analysis, Fairclough (1989, 1992a, 1992b, 1995, 2001, 2003), Chouliaraki e Fairclough (1999), Pedro (1998) and van Dijk (1997, 1999); for Identity, Woodward (1997), Hall (2005), Giddens (2002), Coracini (2004) and Lopes (2002, 2003); and for Ideology, Althusser (1974), Thompson (2002), Fairclough (1992a) and van Dijk (1997, 1999). The methodological procedures adopted are based on the approach of the qualitative research by Flick (2004), Bauer e Gaskell (2003), Gill (1996) and Chiazzotti (2000) and for the categories, Thompson (2002), Lakoff e Johnson (2002) and Fairclough (1992a, 2003). By analyzing three texts, I looked for aspects related to the ideology with the following ways of its operation, according to Thompson: legitimation and fragmentation; for the study of the identities, I analyzed the vocabulary (Fairclough, 1992a) and the metaphors (Lakoff & Johnson, 2002). As far, I conclude that the analysis of different practices of literacy in their contexts, with basis on the marks of the textual production, reveals the association between speech and its accomplishment as social practice and show the marks of the articulated speeches in its different accomplishments and the effectiveness of the ideologies that underlies the context and the discursive practices. Therefore, this study will contribute with a new and wider perspective to rethinking adult and young persons’ literacies in their different contexts.Vieira, Josênia AntunesIvo, Elda Alves Oliveira2009-11-17T19:22:50Z2009-11-17T19:22:50Z2006-10-192006-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfIVO, Elda Alves Oliveira. Letramento de adultos: um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual. 2006. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2205info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/2205Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
title Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
spellingShingle Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
Ivo, Elda Alves Oliveira
Letramento
Análise do discurso - crítica
Identidade social
Aspectos ideológicos
Alfabetização de jovens e adultos
title_short Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
title_full Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
title_fullStr Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
title_full_unstemmed Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
title_sort Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
author Ivo, Elda Alves Oliveira
author_facet Ivo, Elda Alves Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Josênia Antunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ivo, Elda Alves Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Análise do discurso - crítica
Identidade social
Aspectos ideológicos
Alfabetização de jovens e adultos
topic Letramento
Análise do discurso - crítica
Identidade social
Aspectos ideológicos
Alfabetização de jovens e adultos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-19
2006-10-19
2009-11-17T19:22:50Z
2009-11-17T19:22:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IVO, Elda Alves Oliveira. Letramento de adultos: um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual. 2006. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2205
identifier_str_mv IVO, Elda Alves Oliveira. Letramento de adultos: um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual. 2006. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508195659382784