A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Márlio Kleber Venâncio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16787
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Mestrado em Educação, 2013.
id UNB_019d64096b4c62a0dc656e15fbe3eaea
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16787
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)Ensino profissionalCurrículosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Mestrado em Educação, 2013.Esta pesquisa tem como objetivo analisar a aplicação dos currículos dos cursos técnicos subsequentes, no Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Tocantins – IFTO (Campus Palmas), pelo viés das competências. O conceito de competência por sua vez, apresenta-se de forma polissêmica para os agentes que compõem o processo de ensinoaprendizagem. O campo de investigação do estudo estende-se aos três primeiros cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional a entrarem em exercício no Estado. Nessa direção, destacam-se os cursos de Eletrotécnica, Informática e Edificações. A elaboração do referencial teórico objetiva a realização de debate e a reflexão dos currículos e práticas pedagógicas, no âmbito do IFTO, a fim de proporcionar à instituição uma redefinição de sua própria identidade enquanto agente formadora. Não obstante, busca-se visualizar o seu papel cultural, político e social enquanto espaço para produção do conhecimento. Adota-se neste trabalho a associação dos métodos qualitativo e quantitativo como estratégia complementar da pesquisa. Para tanto, foi utilizado como procedimento metodológico à aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Este é um estudo empírico verificou como o modelo da competência influencia na elaboração e implantação dos currículos dos cursos técnicos da instituição, as perspectivas e a realidade da comunidade escolar. Assim, concluise que após dez anos da implantação dos cursos, as diversas concepções, por parte da comunidade escolar acerca das competências, impossibilitaram a concretização do modelo proposto pelos documentos oficiais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study analyzes the implementation of the competency-base curriculum of technical courses, Federal Institute of Education, Science Technology of Tocantins – IFTO (Campus Palmas). The concept of competency in turn, presents itself in a nebula to the agents that make up the process of teaching and learning. The field research study extends the first three courses of the Federal Network Technical Vocational Education into taking exercise in the state, especially courses in Electrical, Computing and Construction. The elaboration of the theorical reference objective the achievement of debate and reflection on curriculum and pedagogical practices within the IFTO in order to give the institution a redefinition of its identity while forming agent. Nonetheless, we seek to display its cultural role, while political and social space for knowledge production. We adopt in this paper the combination of qualitative and quantitative methods as a complementary strategy research. Therefore, it was used as the methodological procedure questionnaires with open and closed questions. This is an empirical study verified how the competency model influences the development and implementation of curricula of technical courses of the institution, the outlook and the reality of the school community. Thus, we conclude that after ten years of implementation of the courses, the different conceptions on the part of the school community about the skills, prevented the realization of the model proposed by the official documents.Carvalho, Olgamir Francisco deGomes, Márlio Kleber Venâncio2014-11-07T14:30:13Z2014-11-07T14:30:13Z2014-11-072013-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Márlio Kleber Venâncio. A noção de competência no contexto dos currículos da EPT: uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus palmas). 2013. 232 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16787A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/16787Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)
title A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)
spellingShingle A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)
Gomes, Márlio Kleber Venâncio
Ensino profissional
Currículos
title_short A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)
title_full A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)
title_fullStr A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)
title_full_unstemmed A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)
title_sort A noção de competência no contexto dos currículos da EPT : uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas)
author Gomes, Márlio Kleber Venâncio
author_facet Gomes, Márlio Kleber Venâncio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Márlio Kleber Venâncio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Currículos
topic Ensino profissional
Currículos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Mestrado em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-10
2014-11-07T14:30:13Z
2014-11-07T14:30:13Z
2014-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Márlio Kleber Venâncio. A noção de competência no contexto dos currículos da EPT: uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus palmas). 2013. 232 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16787
identifier_str_mv GOMES, Márlio Kleber Venâncio. A noção de competência no contexto dos currículos da EPT: uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus palmas). 2013. 232 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508399413428224